Logomarca Indústria 4.0

Desafios da gestão de times e processos rumo à indústria 4.0 são foco dos cursos de educação executiva do Sistema Fiep

Por: Sistema Fiep      29/07/2021 

“A educação é agente transformador e fator de competitividade para a indústria”. A frase é do relatório Competitividade Brasil 2019-2020, publicado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) com o objetivo de identificar os principais gargalos para o desenvolvimento econômico-industrial do país. De acordo com a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Brasil investe 5,6% do Produto Interno Bruto na área educacional.

O Sistema Fiep tem a educação como uma das premissas para o fortalecimento do setor produtivo paranaense. Com cursos voltados a gestores e colaboradores, a Escola de Negócios do IEL ampliou as possibilidades de educação executiva desde o início da pandemia. “Atuamos para fortalecer as bases do crescimento sustentável da indústria, trabalhando em frentes como Gestão Inovadora, Liderança e Gestão e Transformação Digital”, destaca Jacielle Feltrin Vila Verde Ribeiro, Gerente de Educação e Negócio do Sistema Fiep.

Preparação de gestores para a transformação

Aumentar resultados, diminuindo esforço, tempo e recursos. Ao mesmo tempo em que a indústria puxa a criação de vagas de trabalho no Paraná – foram 27.991 novos postos de janeiro a maio de 2021, de acordo com o Novo Caged –, também enfrenta os desafios de produzir mais com menos. “É natural que as competências profissionais fiquem defasadas à medida em que o ambiente de negócios sofre transformações. A Escola de Negócios auxilia os gestores na adaptação dos comportamentos dos seus liderados em função dessas transformações”, explica Jacielle.

Os cursos ofertados pela instituição podem ser de curta ou longa duração, contratados diretamente pelas empresas, com a possibilidade de aulas in company. Na frente de Gestão Inovadora, o foco é em aumento de produtividade, redução de custos, gestão financeira e contábil, otimização de processos e gestão de projetos. Para o tema de Liderança em Gestão, há cursos em gestão de recursos humanos, gestão de equipes, programação neurolinguística e negociação, e técnicas de vendas. A Transformação Digital também faz parte do portfolio de soluções da Escola de Negócios do IEL, com cursos de cultura da inovação, ecossistema de inovação e habilidades para a inovação.


Continua depois da publicidade


A gerente ressalta que os cursos podem ser customizados para atender à necessidade de cada empresa e são desenvolvidos a partir de metodologias inovadoras, como os treinamentos hands on e scanner de novas tecnologias. “O formato base é desenhado como treinamentos rápidos de oito horas, desenhados especialmente para o cenário empresarial”, completa.

Soluções em educação executiva

Não foi só a pandemia que modificou o mercado de trabalho. A indústria paranaense também caminha para a era 4.0 e o Sistema Fiep, por meio da Escola de Negócios do IEL, desenvolveu soluções direcionadas aos executivos. São programas de assessment de competências, cursos de curta duração com experts do mercado nacional, encontros de troca de experiências entre empresas e o Habitat Business School, um hub com programação exclusiva para CEOs, diretores e executivos atentos aos novos recursos da Indústria 4.0. “A importância da Escola de Negócios está diretamente relacionada com a necessidade de atualização de competências dos gestores e colaboradores. O termo competência vem do latim competere, que significa estar em condições de competir com o mercado, e é isso que queremos levar às indústrias por meio da educação executiva”, finaliza Jacielle.

Gostou? Então compartilhe: