Logomarca Indústria 4.0

MES é o caminho para o dinamismo no chão de fábrica

Por: SKA      26/07/2021

Tempo é dinheiro, já diria o ditado popular. Um dos principais problemas encontrados no chão de fábrica não está relacionado diretamente ao maquinário, como se poderia imaginar. Não diretamente, ao menos.

A organização e o planejamento – ou a falta deles – implicam em diversas tarefas do nosso dia a dia. Na indústria, não seria diferente. O planejamento do próximo dia de trabalho depende de como foi o anterior, por exemplo. Na indústria, essa forma de organização define o conceito de previsibilidade.

Pensemos no seguinte cenário:

Muitas das atividades realizadas em uma fábrica dependem do uso de ferramentas e matéria-prima. Estas, por sua vez, precisam estar disponíveis para a produção do dia. 

No setup, o operador determina quais ferramentas e que tipos de materiais serão utilizados e insere as informações de procedimentos a serem seguidos para a produção do dia. O problema só aparece na hora de colocar a mão na massa: E SE as ferramentas não estiverem disponíveis, como o software informou que estariam? E SE os materiais que ele precisa para o seu dia de trabalho não forem o suficiente para dar conta da demanda?

Neste caso, a falha no processo de previsibilidade pode afetar todo o planejamento diário da empresa, pois retarda a fabricação. Isto consequentemente atrasa o despacho das peças e afeta diversos outros setores da empresa. Todos os problemas gerados a partir da falta de organização e planejamento – o famoso “trabalho burocrático”, que envolve, na maioria dos casos, planilhas infinitas e muito papel.

Isso parece meio ultrapassado, não? E realmente é. Essa falha de gerenciamento demanda diversas paradas de trabalho do operador para abastecer planilhas com informações atualizadas. Caso contrário, estes gaps podem ocasionar em muitos problemas para a linha de produção.

Além disto, é preciso que outros trabalhadores estejam em constante diálogo para que nada fuja do programado, e, claro, temos que pensar no quesito sustentabilidade, que é deixado totalmente de lado quando falamos destes processos.


Continua depois da publicidade


Pensando neste cenário, em que tempo é dinheiro e sustentabilidade também pode significar economia, a SKA lançou, no SKA Connect 2021, uma nova ferramenta: o SYNECO Planning. Este produto vem como mais uma solução dentro do pacote SYNECO de gestão de produção.

O SYNECO Planning tem como principal objetivo organizar, planejar e sequenciar os produtos produzidos no chão de fábrica. Ele atua como uma conexão entre o PCP e a produção, aumentando a produtividade e diminuindo a necessidade do uso de papel no chão de fábrica, já que ordens de produção impressas não são mais necessárias.

Comunicação entre os setores, planejamento e previsibilidade. Sua empresa já trabalha com estes conceitos? A SKA é especialista no assunto. Saiba como a solução MES da SKA já ajudou outras empresas.

Conheça o SYNECO Planning!


*O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.

Gostou? Então compartilhe:

SKA