Logomarca Indústria 4.0

CribWise: Conheça a solução inteligente de gerenciamento de ferramentas do Grupo Sandvik

Por: Karina Pizzini/ CIMM*      Exclusiva 19/07/2021 

Com o avanço da Indústria 4.0 e de tecnologias emergentes como impressão 3D, IoT, IIoT e robótica a complexidade da gestão de ferramentas tornou-se ainda mais desafiadora. No entanto, cada vez mais populares, soluções de gestão de ferramentas baseadas em nuvem estão cada vez mais presentes em fábricas de todo o mundo, tornando a produção mais eficiente e econômica.

Uma má gestão do estoque de ferramentas pode levar a práticas de trabalho desorganizadas e à perda de recursos. Uma pesquisa da Sandvik Coromant constatou que 30% a 60% do estoque de ferramentas não é controlado e é simplesmente empilhado nas máquinas, atrapalhando o trabalho, forçando os operadores a fazer adaptações que, às vezes, podem até apresentar riscos à segurança. Ainda segundo a pesquisa, 20% do tempo de um operador é gasto procurando ferramentas. Além dos mais, 80% do trabalho é realizado com apenas 20% das ferramentas em um estoque.

Esses dados ressaltam a importância da gestão ágil do estoque de ferramentas para retenção de custos desnecessários. 

A partir da necessidade de desenvolver seu próprio aplicativo de gerenciamento de estoque de ferramentas, o Grupo Sandvik criou o CRIBWISE. Modular, personalizável e fácil de integrar, a solução global CRIBWISE garante às empresas controle total sobre seu estoque de ferramentas com menor esforço, maior eficiência e redução de custos. Com base em parâmetros ISO, esta solução distribui, reabastece e gerencia seus itens críticos, independente de marcas, e conecta o usuário ao catálogo eletrônico de 40 dos principais fornecedores de ferramentas da indústria, ou seja, a mais de um milhão de produtos.

O CRIBWISE também oferece recursos de integração exclusivos para processos de pedidos, sistemas ERP e ferramentas analíticas. Além disso, o uso de inventário pode se tornar mais visível; o ferramental pode ser marcado como “em uso” em vez de “esgotado” - eliminando pedidos em excesso, segundo a empresa. As regras também podem ser definidas para garantir que os operadores escolham ferramentas usadas e recondicionadas antes de novas. Os padrões de consumo de ferramentas e gastos ao longo do tempo podem ser rastreados para que as áreas de melhoria possam ser identificadas.


Continua depois da publicidade


Os clientes da CRIBWISE reduziram seus custos de estoque em até 20% e cortaram os custos de uso de ferramentas em até 10%. Com a solução, os níveis de estoque disponíveis podem ser reduzidos em cerca de 30%, de acordo com levantamento da empresa. Quando utilizados para gerenciar estoques de equipamentos de proteção individual (EPIs), o consumo desses itens pode ser reduzido em quase 40%. 

A CRIBWISE faz parte da área de negócios de ferramentas do Grupo Sandvik, um grupo de engenharia global de alta tecnologia. A Sandvik reúne mais de 150 anos de experiência em fabricação com os mais recentes desenvolvimentos em tecnologias digitais. As soluções de software da empresa cobrem todo o fluxo de trabalho de manufatura - incluindo design e planejamento, preparação, usinagem, verificação e avaliação.

Para conhecer um pouco mais sobre a CRIBWISE conversamos com Joakim Johansson, Head Global da CRIBWISE, na Suécia.

GRUPO CIMM: O que é a CRIBWISE ? 

JOHANSSON: CRIBWISE é uma solução de logística de chão de fábrica que ajuda o cliente a reduzir o custo do estoque de ferramentas, reduzir o tempo administrativo e o tempo desperdiçado na busca de itens.

A origem do CRIBWISE remonta a 2015, quando a Sandvik decidiu desenvolver seu próprio aplicativo de gerenciamento de estoque sob medida para a indústria de manufatura com um foco claro em ferramentas de corte.

GRUPO CIMM: Quais são os principais desafios que podem ser resolvidos com a CRIBWISE?

JOAKIM JOHANSSON: Reduzir o capital vinculado a ferramentas que ninguém conhece; digitalizar as aquisições e relatórios sobre o consumo; a transparência de onde as ferramentas estão localizadas na empresa e fora dela (os prestadores de serviço); reduzir o tempo gasto nos deslocamentos pela fábrica para buscar as ferramentas para a produção enquanto as máquinas ficam paradas.

GRUPO CIMM: Como a CRIBWISE se sincroniza com a Indústria 4.0?

JOHANSSON: CRIBWISE é um aplicativo baseado em nuvem com fortes recursos de integração que oferecerá suporte à conectividade com outros aplicativos para proteger os aplicativos da indústria 4.0.

GRUPO CIMM: Qual foi o feedback dos clientes? Você pode citar os resultados mais expressivos?

JOHANSSON: Um cliente que o CRIBWISE deu suporte tinha ferramentas equivalentes a 10% de seu faturamento anual e gastava mais de 2.000 horas procurando por suas ferramentas por ano. Com o CRIBWISE esses números diminuíram significativamente.

GRUPO CIMM: Qual a importância do gerenciamento inteligente de estoque de ferramentas na indústria?

JOHANSSON: Os preços são pressionados cada vez mais, portanto, manter o controle das ferramentas e recuperar o estoque sem excesso de estoque pode ser diferente de prosperar ou não sobreviver.

GRUPO CIMM: O que os clientes podem esperar do CRIBWISE?

JOHANSSON: Um ótimo software que irá apoiá-los no seu trabalho diário para garantir que o seu berço de ferramentas e a forma de manusear as ferramentas não sejam uma dor de cabeça diária.

GRUPO CIMM: Qual o diferencial encontrado somente no CRIBWISE?

JOHANSSON: Conectividade com dados de itens de mais de 40 fabricantes de ferramentas diferentes e um otimizador de estoque que estão sugerindo alterações em seus pontos de pedido mínimo/máximo, etc. com base em dados históricos.

GRUPO CIMM: Quais são as expectativas para o mercado brasileiro e como a CRIBWISE está preparada para atendê-las?

JOHANSSON: Com a nossa parceria com a Adeptmec, o mercado brasileiro consegue um ótimo software aliado a um serviço de suporte e implementação ainda maior - através da Adeptmec que conhece o mercado com muitos anos de experiência.

 

*Especial para Adeptmec

Gostou? Então compartilhe: