GROB do Brasil expande portfólio de produtos e traz tecnologia de ponta para a América do Sul

Por: Assessoria de Imprensa      22/04/2021 

Com quase 100 anos de presença global e mais de 60 contribuindo para a inovação e modernização da indústria sul-americana, a GROB do Brasil avança no mercado na busca contínua pelo alto desempenho de seus sistemas de produção e automação, preparada para o futuro e para as mudanças do mercado mundial com um vasto repertório tecnológico.

De sistemas flexíveis de usinagem e montagem, bem como tecnologias para a eletromobilidade e iniciativas 4.0 para uma produção mais tecnológica e digital: a GROB imprime décadas de experiência e conhecimento em seu portfólio de produtos. Sempre na vanguarda da inovação e buscando atender às tendências tecnológicas do mercado, a GROB apresenta novidades e continua se posicionando como parceira estratégica da indústria.

Mercados e produtos bem estabelecidos há mais de 60 anos

Tradicionalmente posicionada como uma das maiores fornecedoras de sistemas flexíveis de usinagem para a indústria automobilística, a GROB do Brasil cria soluções completas (desde o planejamento, passando pela engenharia à colocação em funcionamento) na forma de linhas de usinagem. Estes sistemas são constituídos principalmente de centros de usinagem modulares (Módulos G) e máquinas especiais, integradas a soluções em automação e tecnologias de montagem automáticas ou semiautomáticas com estações de montagens manuais, desenvolvidos de forma modular segundo as necessidades do cliente.

Outro segmento no qual a GROB do Brasil possui grande expertise é o de centros de usinagem 5 eixos, que oferecem ao mercado possibilidades quase ilimitadas na usinagem, fresamento e torneamento de peças dos mais diversos materiais. Com suas principais características de design compacto, alta produtividade e estabilidade, os centros da Série G garantem uma produção eficaz e também podem ser integrados a diversas soluções de automação, como magazines adicionais de ferramenta, sistemas de armazenamento de paletes, entre outros. Atualmente, os centros de usinagem universais da GROB são utilizados e aprovados diariamente em diversas indústrias brasileiras, entre elas nos segmentos aeroespacial, moldes & matrizes, engenharia médica e engenharia mecânica.

Expansão e modernização do portfólio

Preparada para acompanhar as transformações que a indústria global vem enfrentando, a GROB segue expandindo seu portfólio de produtos de olho nas novas demandas e alinhada às grandes tendências mundiais.


Continua depois da publicidade


É o caso da apresentação da Série G de centros de usinagem universais 4 eixos. Um conceito já bastante explorado pelo Grupo no desenvolvimento dos sistemas automotivos que foi agora adaptado para aplicações além da usinagem seriada, mais flexível e abrangente, mas ainda sim trazendo robustez e alta tecnologia resultante de muitos anos de experiência.

Assim como as máquinas 4 eixos, as linhas de montagem e os processos auxiliares da GROB também apresentam novas possibilidades de aplicação além dos sistemas intermediários projetados para linhas de produção de componentes do motor. São anos de experiência em soluções voltadas às necessidades do cliente, que podem atender tanto à submontagem de equipamentos ou ferramentais para maquinários de segmentos agrícola ou de construção civil, quanto a equipamentos como células para rebarbação (deburring), testes de estanqueidade (Leak Test) e cabines de sopro (Blow- off) em um processo produtivo. Todas estas tecnologias estão agora também disponíveis para o mercado sul-americano.

Décadas de experiência com sistemas de produção e montagem se juntaram ao know- how especializado em máquinas e equipamentos para motores elétricos com a fundação da GROB Itália, em 2017. Anos de pesquisa e desenvolvimento direcionaram o Grupo GROB para o avanço na eletromobilidade. Hoje, o Grupo dispõe de departamentos completos, centros de aplicação e engenheiros trabalhando no desenvolvimento de sistemas de fabricação para motores elétricos, baterias e células de combustível globalmente.

A GROB também oferece soluções adaptadas ao conceito da Indústria 4.0 para uma produção mais eficiente, transparente e conectada por meio dos aplicativos modulares Web do GROB-NET4Industry. É possível, por exemplo, acessar os indicadores de performance das máquinas remotamente pelo smartphone e identificar fases não produtivas, bem como gerar uma simulação virtual da máquina com as ferramentas, o sistema de fixação, as peças e o programa NC.

Todos esses produtos são desenvolvidos e produzidos pela planta brasileira do Grupo, localizada em São Bernardo do Campo (SP), reiterando o potencial tecnológico do mercado brasileiro e sul–americano para a GROB.

Gostou? Então compartilhe: