6ª edição da ABM WEEK será realizada em outubro

Evento será realizado de 19 a 21 de outubro de 2021, no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo.

Diante das incertezas sobre o calendário brasileiro de vacinação contra a Covid-19 no primeiro semestre deste ano e, como sempre, priorizando o bem-estar de todos, a Comissão Organizadora Master decidiu adiar, mais uma vez, a 6ª edição da ABM WEEK.

A semana técnico-científica, que aconteceria de 8 a 10 de junho de 2021, foi transferida para as datas de 19 a 21 de outubro de 2021. O local permanece o mesmo: no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo.

“A ABM WEEK é um sucesso desde a primeira edição, em 2015. E, pelo cenário da pandemia, não conseguiríamos realizar o evento, em junho, nos mesmos padrões dos últimos anos. Portanto, adiar para outubro foi a melhor decisão”, explica Horacidio Leal Barbosa Filho, presidente executivo da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração - ABM.

Devido ao adiamento, o cronograma de atividades da semana técnico-científica foi ajustado. A submissão de trabalhos, que se encerraria no próximo dia 12 de fevereiro, seguirá aberta até 31 de maio. Os trabalhos aprovados deverão ser apresentados presencialmente durante as sessões técnicas do evento, em São Paulo.

“Vamos seguir todos os protocolos e recomendações determinados pelas autoridades competentes que estiverem vigentes no período de realização do evento”, afirma Valdomiro Roman da Silva, diretor de Desenvolvimento de Competências da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração - ABM

Participação de estudantes

Entre as novidades para a próxima edição está a participação dos estudantes nas sessões técnicas. A partir de agora, eles poderão inscrever seus artigos em qualquer um dos eventos que compõem a ABM WEEK, e não mais somente no Enemet - Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Metalúrgica, de Materiais e de Minas, que completa 20 anos de realização. 


Continua depois da publicidade


“Tanto o Congresso quanto os demais seminários terão ‘Iniciação Científico-Tecnológica’ entre seus temas, permitindo que estudantes apresentem suas pesquisas para profissionais e acadêmicos”, explica Valdomiro.

Para o coordenador técnico da ABM WEEK e professor da Escola de Engenharia da UFRGS, Antônio Cezar Faria Vilela, o evento é uma importante oportunidade para impulsionar a carreira acadêmica e profissional dos autores dos trabalhos. 

“Na ABM WEEK, o pesquisador apresenta o trabalho e ali mesmo já escuta a opinião de pessoas qualificadas e interessadas naquele assunto. Há a possibilidade de identificar parceiros da indústria ou da academia para dar continuidade ao estudo que está se desenvolvendo. Além de ser uma ótima oportunidade para aumentar a rede de relacionamentos“, diz Vilela.

O professor ainda destaca que os trabalhos apresentados na ABM WEEK colaboram para o intercâmbio de informações entre indústria e universidade.

“Comenta-se com frequência aqui no Brasil, ao contrário de outros países, que há pouco intercâmbio entre os que fazem pesquisa na academia e o setor industrial. Um evento como a ABM WEEK busca justamente fomentar essa aproximação. E a fonte desta aproximação são os trabalhos apresentados”, explica Vilela.

Novidades da edição

Além de dar mais espaço para trabalhos de iniciação científica, a ABM WEEK terá outras novidades. Uma delas são as ‘Arenas Talks’. Elas acontecerão na área de exposição, paralelamente à programação técnica dos 12 eventos. O palco será ocupado por empresas, startups e consultores, que terão 15 minutos para passar sua mensagem. 

Outra novidade será a discussão do uso de metais na construção civil, pois construção metálica será tema de um dos workshops da ABM WEEK. A iniciativa será realizada em parceria com o CBCA e universidades estrangeiras.

E o 18º Encontro da Cadeia de Ferramentas, Moldes e Matrizes fará parte da programação da semana técnico-científica. O tradicional encontro da indústria de ferramentaria, moldes e matrizes, que era realizado de forma independente pela ABM até 2019, foi incorporado a ABM WEEK.


Tópicos: