Logomarca Indústria 4.0

Ford e Google se unem para ampliar serviços digitais da montadora

Por: Redação CIMM      04/02/2021 

A Ford e o Google anunciaram nesta segunda-feira (1) uma parceria estratégica para acelerar a transformação digital da Ford e inovar na experiência do veículo conectado. A Ford também nomeou o Google Cloud como seu provedor de nuvem preferido para aproveitar a experiência de classe mundial do Google em dados, inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina (ML). Como parte dessa nova parceria de seis anos - e começando em 2023 - milhões de futuros veículos Ford e Lincoln em todas as faixas de preço serão movidos por Android, com aplicativos e serviços do Google integrados.

Para impulsionar a inovação contínua, a Ford e o Google estão estabelecendo um novo grupo colaborativo, Team Upshift. Aproveitando o talento e os ativos de ambas as empresas, o Team Upshift vai expandir os limites da transformação da Ford, desbloquear experiências personalizadas do consumidor e gerar oportunidades inovadoras baseadas em dados. Isso pode incluir projetos que vão desde o desenvolvimento de novas experiências de varejo ao comprar um veículo, a criação de novas ofertas de propriedade com base em dados e muito mais.

“Enquanto a Ford continua a transformação mais profunda em nossa história com eletrificação, conectividade e direção autônoma, o Google e a Ford juntos estabelecem uma potência de inovação verdadeiramente capaz de fornecer uma experiência superior para nossos clientes e modernizar nossos negócios”, disse Jim Farley, presidente e CEO da Ford.

“Desde a primeira linha de montagem em movimento até a mais recente tecnologia de assistência ao motorista, a Ford estabeleceu o ritmo de inovação para a indústria automotiva por quase 120 anos”, disse Sundar Pichai, CEO do Google e da Alphabet. “Temos orgulho de fazer parceria para aplicar o melhor da IA ​​do Google, análise de dados, computação e plataformas de nuvem para ajudar a transformar os negócios da Ford e construir tecnologias automotivas que mantêm as pessoas seguras e conectadas na estrada.”


Continua depois da publicidade


Como provedor de nuvem preferencial e a partir do final deste ano, o Google ajudará a Ford a aproveitar as tecnologias de IA, ML e análise de dados do Google Cloud para acelerar a transformação digital da montadora, modernizar as operações e potencializar as tecnologias de veículos conectados com a nuvem do Google. Com o Google Cloud, a Ford planeja:

  • Melhorar ainda mais as experiências do cliente para clientes com tecnologia diferenciada e serviços personalizados;
  • Acelerar a modernização do desenvolvimento de produtos, manufatura e gerenciamento da cadeia de suprimentos, incluindo a exploração do uso de visão AI para treinamento de funcionários de manufatura e desempenho de equipamentos de fábrica ainda mais confiável;
  • Acelerar a implementação de modelos de negócios baseados em dados, resultando no recebimento de notificações em tempo real pelos clientes, como solicitações de manutenção ou alertas de troca.

A partir de 2023, os clientes da Ford e da Lincoln em todo o mundo começarão a se beneficiar de experiências digitais exclusivas construídas sobre o sistema operacional Android e com aplicativos e serviços do Google integrados, que incluem mapa de classe mundial e tecnologia de voz:

  • Com o Google Assistente, os motoristas podem manter os olhos na estrada e as mãos no volante realizando tarefas apenas com a voz.
  • Com o Google Maps como a navegação principal dos veículos, os motoristas podem chegar ao destino mais rapidamente com informações sobre trânsito em tempo real, redirecionamento automático, orientação de faixa e muito mais.
  • Com o Google Play, os motoristas terão acesso aos seus aplicativos favoritos para ouvir música, podcasts, audiolivros e muito mais. Esses aplicativos são otimizados e integrados para uso no veículo.
  • O Android no carro também permite que a Ford e outros desenvolvedores criem aplicativos que proporcionam uma experiência de propriedade cada vez mais personalizada e em constante melhoria.

Gostou? Então compartilhe: