Logomarca Indústria 4.0

sensemetrics lança dispositivo de conectividade para redes IIoT

O dispositivo em banda larga IIoT, que será distribuído no Brasil pela Industrial IoT Solutions, impulsionará a transformação digital em empresas.

Por: Assessoria de imprensa da Industrial IoT Solutions      14/01/2021 

A sensemetrics Inc., empresa especializada em soluções de Industrial Internet of Things (IIoT) e em tecnologia em nuvem, acaba de lançar o Thread X3, um dispositivo de conectividade de banda larga de última geração para sensores IIoT, tornando mais simples e econômica, para as organizações, a implementação de redes IIoT seguras e gerenciadas em nuvem em ambientes distribuídos, acelerando assim a transformação digital.

O Thread X3 estende a liderança da sensemetrics no segmento de IIoT de banda larga, combinando conectividade inteligente com um design plug-and-play fácil de implantar. O dispositivo se baseia na missão da sensemetrics de oferecer suporte a uma variada gama de sensores instalados nos ambientes mais desafiadores do mundo. O Thread X3 oferece aos engenheiros e gerentes da área de segurança uma solução de conectividade simples e segura para automatizar sensores de qualquer fabricante, permitindo o acesso aos dados por meio de um painel abrangente de consciência situacional.

“O Thread X3 é o dispositivo de conectividade de banda larga IIoT mais robusto disponível atualmente, com todos os recursos avançados necessários para conectividade, controle e análise de sensores complexos, em um design simples, proporcionando instalações mais rápidas e econômicas, permitindo a obtenção de resultados mais inteligentes e seguros para nossos clientes”, destaca Cory Baldwin, CEO da sensemetrics.

Vários modos de comunicação

Segundo Hélio Samora, CEO da Industrial IoT Solutions, empresa que distribui as soluções da sensemetrics no Brasil e América Latina, o Thread X3 oferece conectividade com sensores totalmente autônomos por meio de vários modos de comunicação tais como: Ethernet, celular e rede sem fio de baixa potência (LPWA), com priorização de uplink de comunicação inteligente e failover automático. Por ser um gateway sem fio, ele permite uma comunicação eficiente e gerenciamento de sensores inteligentes. A interface, construída no padrão MQTT-SN, fornece um meio escalonável e seguro para conectar locais remotos e atividades de campo com sistemas e processos de gerenciamento de dados corporativos.


Continua depois da publicidade


O Thread X3 oferece ainda detecção automática de função de rede para gateways, repetidores e terminais, além de permitir a autoformação de redes mesh sem fio de longo alcance. “Vale ressaltar que o dispositivo opera em mais de 600 redes de celular em 190 países, sem haver necessidade de provisionamento ou gerenciamento de operadora”, completa Samora.

Conectividade e personalização de sensor extensível

Suportando possibilidades de monitoramento ilimitadas, o Thread X3 permite instalações de sensores densos de maneira econômica, contando com dispositivos multiplexadores (MUX) que podem ser conectados para suportar até 128 sensores por dispositivo. E, usando a solução Sensor Integration Builder (SIB), patenteada pela sensemetrics, é fácil construir drivers personalizados ou proprietários que podem ser implantados com segurança para conectar e controlar qualquer sensor que precise ser automatizado. Como alternativa, os usuários podem selecionar milhares de drivers de sensores disponíveis na biblioteca sensemetrics hospedada na nuvem. Fluxos de trabalho baseados em aplicativos móveis e de navegadores da internet suportam a conectividade plug-and-play, controle e automação para a mais ampla gama de sensores do setor, dos mais simples aos mais complexos.

Destaques do Thread X3

  • Gerenciamento de nuvem: ferramentas seguras de gerenciamento externo para acesso e administração do sistema;
  • Segurança sem comparação no setor: criptografia de dados ponta a ponta do sensor à nuvem usando o protocolo Transport Layer Security 1.2;
  • Hardware preparado para o futuro com atualizações de recursos vitalícios e gratuitos entregues de forma eficiente como firmware over the air (FOTA);
  • Potente e inteligente: Sensores ambientais, de status e de diagnóstico integrados para solução de problemas e maior tempo de atividade do dispositivo;
  • Ambiente de computação de borda (edge computing): ambiente virtualizado seguro para operação de aplicativos proprietários de análise.

Gostou? Então compartilhe: