Logomarca Indústria 4.0

Volkswagen adquire duas impressoras 3D Stratasys para aprimorar design automotivo

A introdução da única tecnologia de impressão 3D colorida e multimaterial do mundo ajudará a Volkswagen AG a impulsionar a inovação no design de novos veículos para seus clientes.

Por: Assessoria de Imprensa Stratasys      09/12/2020 

A Volkswagen , uma das empresas mais icônicas da história e a maior fabricante de automóveis da atualidade, investiu na tecnologia de impressão 3D da Stratasys, única no mundo capaz de realizar a impressão colorida e multimaterial, para aprimorar suas capacidades de prototipagem e abrir novas oportunidades dentro do design automotivo.

Após a instalação de duas impressoras 3D Stratasys J850, baseadas na tecnologia PolyJet, o Volkswagen Pre-Series-Center, centro de tecnologia e desenvolvimento da empresa, está imprimindo em 3D uma ampla gama de protótipos ultra-realistas para aplicações internas e externas, e que estão ajudando a companhia a impulsionar ainda mais a inovação nos novos projetos de veículos.

A Volkswagen tem mais de 25 anos de experiência em impressão 3D para inovar o design e a produção de veículos para seus clientes. De acordo com a empresa, este novo investimento permite que a equipe de design atenda aos rigorosos requisitos de qualidade da Volkswagen, com a capacidade de criar protótipos multimateriais complexos que refletem as peças finais de produção com até 99% de precisão. Este nível de realismo permitirá que a equipe aprimore o design geral e teste melhor as peças.

A impressora J850 da Stratasys oferece à Volkswagen a capacidade única de produzir protótipos coloridos em até sete materiais diferentes, que variam em rigidez, flexibilidade, opacidade e transparência - tudo em uma única impressão. Isso economiza tempo e reduz significativamente os custos em relação aos processos tradicionais de design de várias etapas, como montagem de peças e pintura.

Para o interior dos veículos, a equipe do Volkswagen Pre-Series-Center também está imprimindo peças em 3D com diferentes superfícies texturizadas - de tecidos e couro, até madeira. Além disso, o uso de um material transparente avançado chamado VeroUltraClear permite à equipe simular a clareza do vidro. A capacidade de reproduzir características do veículo com modelos reais dá aos designers a liberdade criativa para testar e aperfeiçoar novos designs de forma rápida e econômica.


Continua depois da publicidade


Peter Bartels, responsável pelo Volkswagen Pré-Series-Center, comenta: "A Volkswagen sempre colocou a inovação no centro de tudo o que faz, a fim de desenvolver veículos que entusiasmam nossos clientes e os deixem orgulhosos de possuí-los. Para conseguir isso, é essencial fornecer às nossas equipes de design as tecnologias de ponta para liberar a criatividade e permitir que definam o padrão em design automotivo. A recente adição das impressoras 3D J850 nos confere recursos adicionais que fortalecem nossas operações de impressão 3D e nos permitem otimizar ainda mais nosso processo de design."

Andreas Langfeld, presidente EMEA da Stratasys, acrescenta: "A Volkswagen é um cliente de longa data que sempre abraçou o valor da impressão 3D PolyJet e expandiu os limites da tecnologia para inovar o processo de design. O modelo J850 é o nosso sistema mais avançado até o momento, oferecendo às empresas os meios para ampliar suas capacidades de design e obter vantagem competitiva. Estamos muito animados para ver quais mudanças criativas a equipe da Volkswagen pode desenvolver com essa tecnologia".

Gostou? Então compartilhe: