Sumig aprimora equipamento de soldagem inteligente para Indústria 4.0

Em conjunto, módulo Intellimig e Intelitocha funcionam como um sistema de monitoramento e controle da soldagem.

Por: Assessoria de Imprensa 30/11/2020  

Em um primeiro momento, a Indústria 4.0 pode soar como uma realidade acessível somente para grandes empresas, mas esse não é o caso. A Sumig – Soluções para Solda e Corte vem apostando em tecnologias para garantir integração de dados, aumento da produtividade, manutenção da qualidade da soldagem e redução de custos para seus clientes. Foi nesse cenário que a empresa lançou em 2015 a primeira tocha MIG/MAG inteligente do mundo, a Intelitocha, que trabalha em sincronia com o módulo Intellimig. A utilização destes dois equipamentos em conjunto forma um sistema de monitoramento e controle da soldagem.

De acordo com a empresa, trata-se de um produto pronto para a Indústria 4.0, pois permite o gerenciamento e o acompanhamento, em tempo real, de todo o processo e de cada solda realizada. As duas máquinas comunicam-se entre si e fornecem informações de maneira remota ao gestor responsável, em qualquer dispositivo conectado à internet.

Integralmente desenvolvidos e fabricados no país, os equipamentos lançados em 2015 foram aprimorados neste ano e o portal Intellimig, que registra os dados do módulo, foi atualizado. Em conjunto, a Intelitocha, o módulo e o portal Intellimig viabilizam maior controle da operação e permitem verificar os parâmetros de solda, tempo de realização de cada cordão durante a jornada de trabalho, tempo de arco aberto, fator operação, entre outras informações que são essenciais para qualquer empresa.

Além disso, os parâmetros de solda do cliente podem ser programados no módulo Intellimig para garantir mais uniformidade na produção – a Intelitocha vibra para alertar o soldador caso o parâmetro esteja sendo descumprido. Os equipamentos podem, ainda, ser utilizados para treinar novos profissionais. Sinérgicos, 100% programáveis e com conexão wi-fi para gestão dos dados, o módulo e a Intellitocha reduzem a incidência de erros.


Continua depois da publicidade


Esse monitoramento constante, dá ao gestor visibilidade de todos os processos de soldagem realizados pelo soldador, pela equipe, turno ou setor. Com a tecnologia, é possível ter acesso a todos os dados, em qualquer lugar do mundo, ajudando a tomar decisões mais rápidas e eficientes. O monitoramento de solda faz o papel de facilitador das atividades, deixando o dia a dia mais prático.

Além do módulo Intellimig e da tocha para soldagem inteligente, a Sumig – que é a maior fabricante de tochas de solda MIG/MAG, TIG, corte plasma e robô da América Latina – também disponibiliza outras duas linhas de produtos inteligentes, prontos para indústria 4.0: células robotizadas e máquinas de solda inteligentes.

Gostou? Então compartilhe: