Processos mais eficientes levam a BMW a ampliar sua capacidade de produção de motos, em Manaus

Produção será recorde na unidade Manauara e fechará o ano acima das 11 mil unidades.

O BMW Group Brasil aumentou a capacidade de produção de motocicletas na planta do grupo em Manaus (AM). De acordo com a empresa, o aumento ocorreu por intermédio do aprimoramentos na linha de montagem e na cabine de testes da unidade, o que resultou em maior eficiência no processo produtivo. Com isso, a capacidade de produção passará de 10 para 15 mil unidades ao ano, projeta a empresa.

“O nosso foco é sempre na melhoria contínua e no aperfeiçoamento de processos em todas as etapas da cadeia produtiva. Estamos preparados para atender uma crescente demanda não apenas com uma capacidade expandida, mas também com maior flexibilidade para a operação em Manaus”, afirma Edyones Oliveira, Gerente de Planejamento Técnico do BMW Group em Manaus.

O primeiro passo que contribuiu para o aumento na capacidade produtiva foi a unificação das linhas de montagem do chassi e do motor, o que reduziu ineficiências gerais no processo, como movimentações, estoques intermediários e tempos de espera, convertendo estes ganhos em produtividade geral. O passo complementar foi alcançado pelo ganho de eficiência por intermédio de aperfeiçoamentos na cabine de testes de rodagem. Após um estudo acerca do tripé disponibilidade x performance x qualidade, foi possível alcançar a capacidade desejada nesta etapa do processo, com ganhos no balanceamento e distribuição geral dos trabalhos, treinamentos, melhorias em software e otimização dos mecanismos internos do equipamento.

“É surpreendente o que pessoas verdadeiramente engajadas são capazes. O devido comprometimento e transparência entre as áreas envolvidas nos permitiu atuar nos pontos-chave e de maior valor agregado à toda a cadeia produtiva. Estou muito orgulhoso do time que conseguiu viabilizar esta ampliação e possibilitar o atendimento à crescente demanda dos nossos produtos no mercado brasileiro, onde BMW Motorrad é líder entre as motocicletas premium”, afirma Jefferson Dias, Diretor Geral da fábrica do BMW Group em Manaus.


Continua depois da publicidade


Também neste mês, a fábrica de Manaus comemorou a marca de 70 mil motocicletas produzidas. O número foi alcançado com o modelo BMW F 850 GS, produzido no dia 6 de novembro.

A única fábrica 100% dedicada a motocicletas fora da Alemanha mantém os níveis de qualidade equivalente às motos montadas em Berlim, comprovados por auditorias de produto, realizadas diariamente por uma equipe qualificada seguindo padrões globais do Grupo BMW. Atualmente, nove modelos são feitos em Manaus: G 310 GS, G 310 R, F 750 GS, F 850 GS, F 850 GS Adventure, S 1000 R, S 1000 RR, R 1250 GS e R 1250 GS Adventure.