Logomarca Indústria 4.0

Siemens realiza evento global para mostrar o próximo nível da produção industrial

“Digital Enterprise SPS Dialog” será realizado no próximo dia 26 em edição 100% virtual.

Por: Comunicação/Siemens      24/11/2020 

Em um mercado com mudanças constantes e novas demandas a cada instante, ter maior agilidade e flexibilidade na linha de produção se tornou essencial para a indústria. De olho nesses desafios do mercado, a Siemens realiza no próximo dia 26 de novembro o evento global “Digital Enterprise SPS Dialog”, que vai mostrar o que há de mais inovador em produtos, serviços e soluções voltadas para o setor de manufatura e processo. Em edição 100% virtual realizada por meio da ferramenta SPS Connect, o evento vai proporcionar aos participantes a oportunidade de conhecer as mais novas soluções para a indústria em um showroom 3D virtual, e também interagir com os especialistas da Siemens. 

As novidades apresentadas pela Siemens no evento fazem parte do portfólio Digital Enterprise e integram o próximo nível de soluções inteligentes que vai auxiliar as empresas a reagirem às condições e requisitos de mercado em rápida mudança. Isso é obtido combinando soluções de automação e digitalização com tecnologias de ponta, como inteligência artificial, computação avançada e em nuvem ou manufatura aditiva.

Os novos produtos apresentados no evento incluem uma plataforma industrial Edge aberta pronta para uso, novo hardware edge e uma nova aplicação edge para drives, além do lançamento de um novo sistema de acionamento distribuído. Outras inovações neste ano incluem uma solução para programação de vários fornecedores de robôs no TIA Portal (Totally Integrated Automation), produtos inovadores Cloud Connect para acesso integrado de dados e novos serviços de conectividade e colaboração remota.

Usando nuvem e tecnologias de ponta, os processos de manufatura podem ser digitalizados, tornando as operações mais flexíveis e eficientes. Com a Siemens Industrial Edge - uma plataforma de software aberta para a criação de soluções IIoT no nível da máquina - mais aplicações podem ser introduzidas em menos tempo no chão de fábrica, aumentando ainda mais a produtividade de máquinas e fábricas, reduzindo os custos de implementação e operação.

Lançamentos

A Siemens lança agora o Industrial Edge Management System, uma infraestrutura central e escalável para toda a empresa para gerenciar dispositivos e aplicativos de ponta conectados. Em combinação com produtos de hardware e software existentes, esta plataforma aberta Industrial Edge V1.0 oferece aos usuários uma solução perfeita e pronta para uso. Existem também adições ao hardware para o portfólio Industrial Edge. O PC industrial Simatic IPC227G com a mais recente tecnologia de processador está disponível como Nanobox e PC de painel. Por seu excelente desempenho e inúmeras interfaces, é a plataforma ideal para aplicações de Industrial Edge e Inteligência Artificial (IA).


Continua depois da publicidade


No campo da tecnologia de acionamentos, a Siemens estendeu seu aplicativo Analyze MyDrives MindSphere para incluir uma nova versão. Este é o primeiro aplicativo de ponta para tecnologia de acionamentos a ser lançado no mercado, demonstrando como computação em nuvem e edge podem ser interligados de forma inteligente. No campo de Serviços Preditivos para Drive Systems, o aplicativo de serviço baseado em MindSphere teve uma atualização inteligente. Na versão mais recente, o Predictive Service Assistance é baseado em um algoritmo de IA e oferece suporte aos clientes que desejam aumentar a disponibilidade de ativos monitorados, além de melhorar a eficiência no atendimento. O Sinamics G115D é um novo sistema de acionamento distribuído, que foi desenvolvido especificamente para uso em sistemas de transporte horizontal. O Sinamics G115D é um sistema de acionamento completo, que compreende o motor, conversor de frequência e engrenagens em uma única unidade.

Variantes de produtos e condições externas que mudam com frequência exigem máquinas mais flexíveis, e o uso de sistemas de manuseio e montagem também significa que é necessário um maior grau de automação. Isso é apoiado pela integração da robótica nas máquinas de produção. Com Simatic Robot Library para o Simatic Robot Integrator, a Siemens apresenta uma nova biblioteca universal de robôs para o portal TIA (Totally Integrated Automation). No futuro, os usuários serão capazes de programar a maioria dos robôs disponíveis no mercado no Portal TIA usando a Simatic Robot Library, independentemente do fabricante, e fazer uso de conceitos operacionais padrão baseados no Simatic Robot Integrator e Simatic HMI. Devido ao ambiente padrão do Portal TIA, os usuários obtêm economias de tempo de até 30% ao projetar novos sistemas completos, o que reduz o tempo de colocação no mercado.

A Siemens também apresenta produtos inovadores Cloud Connect, que oferecem acesso contínuo aos dados por meio de todas as interfaces e padrões como base para aplicações IIoT atuais e futuras. O sistema de controle de processo Simatic PCS neo totalmente baseado na web oferece aos clientes uma conexão segura com a Internet e acesso direto ao sistema para todos os dispositivos.  A Siemens também está destacando os benefícios do portfólio Power-over-Ethernet como uma parte fundamental da digitalização em empresas modernas. Há uma demanda crescente por componentes que podem ser instalados e operados nos locais desejados rapidamente e sem fiação complexa. Todos os novos switches PoE apresentam a norma IEEE 802.3bt mais recente. Com o Module Type Package (MTP), a Siemens apresenta uma solução para os operadores de fábricas que desejam expandir sua produção de forma rápida e flexível ou mudar para um novo produto.

Na área de Siemens Digital Enterprise Services, a empresa apresenta, entre outros, uma nova gama de serviços. Digital Factory Optimization simula e otimiza ambientes de produção e logística usando inteligência artificial. Os serviços facilitam a entrada no comissionamento virtual, tendo especialistas da Siemens estruturando, implementando e mantendo gêmeos digitais de linhas de produção, máquinas e instalações. Além disso, novos serviços de conectividade estabelecem uma conexão entre a rede de produção de qualquer tipo de fonte de dados e qualquer tipo de sistema de informação de nível superior como Edge, SCADA, MES, ERP ou Cloud. Já os novos serviços de colaboração remota permitem uma engenharia rápida e abrangente, bem como diagnósticos e retificações de erros a serem realizados remotamente.

Inscrições aqui.

Gostou? Então compartilhe: