Pesquisa da UFES sobre indústria 4.0 capixaba é publicada em revista científica internacional

Por: Brasil 61/Folha Capixaba 19/11/2020  

Uma pesquisa da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) foi publicada em revista científica americana especializada em tecnologias emergentes. Com a temática da indústria 4.0 no setor capixaba, o estudo contou com o apoio da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) e do Senai-ES.

Segundo o desenvolvedor da pesquisa, professor Luciano Raizer, o artigo apresenta uma análise comparativa do nível de maturidade na Indústria 4.0 de empresas capixabas com a indústria alemã. Além disso, aponta os caminhos para a modernização, tendo como referência os líderes nesse tema.

Para a pesquisa, foi realizado um levantamento de dados com cerca de 50 empresas capixabas e colaboração de seis sindicatos patronais associados à Findes. 

O Gerente do Instituto Senai de Tecnologia do Espírito Santo, Edglei Marques, considerou que a indústria capixaba está em um nível próximo da indústria mundial em termos de percepção e utilização da tecnologia. Mas pontuou as medidas necessárias para avançar dentro da escala do 4.0.

“As tecnologias postas todo mundo conhece, mas o plano de negócio e as ações que devem ser aplicadas para avançar no caminho da automatização da informação e dos processos é algo que não está muito claro para as indústrias e que elas precisam se preocupar um pouco mais”, afirmou. 

Carlos Eduardo Pereira, Diretor de Operações da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) avaliou como o governo está incentivando a quarta revolução industrial. 

“O Governo Federal tem apoiado, principalmente através do MCTI, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, e também do Ministério da Economia diversas ações para incentivar a implementação e adoção de tecnologias 4.0 pelas indústrias brasileiras. Acho que um destaque é a Câmara da indústria 4.0, da qual a Embrapii também faz parte, que procura justamente articular diferentes ações nesse sentido”, disse. 

Indústria 4.0

O conceito de indústria 4.0 engloba a quarta revolução tecnológica, que está em curso. As 3 primeiras revoluções industriais trouxeram a produção em massa, as linhas de montagem, a eletricidade e a tecnologia da informação, elevando a renda dos trabalhadores e fazendo da competição tecnológica o cerne do desenvolvimento econômico. A quarta revolução se caracteriza por um conjunto de tecnologias que permitem a fusão do mundo físico, digital e biológico, abrangendo um contexto mais sustentável.

Gostou? Então compartilhe: