Empretec constrói a maior composição ferroviária de manutenção de rede aérea já produzida no Brasil

Com tecnologia nacional, equipamento dispõe de maior capacidade produtiva durante a instalação e manutenção da rede, e melhores condições ergonômicas para o operador

Completando 50 anos de Brasil, a Empretec Indústria e Comércio, referência no mercado nacional como fabricante e fornecedora de soluções para o segmento metroferroviário e ferroviário, acaba de anunciar a construção da maior Composição de Manutenção de Rede Aérea (CMRA) já produzida no País.

"A CMRA da Empretec confere maior capacidade produtiva durante a instalação e manutenção da rede aérea, como também maior autonomia durante o turno de trabalho, proporcionando ainda ao operador melhores condições ergonômicas”, diz Guilherme Nurchis, diretor da empresa.

Nurchis ressalta que a Empretec levou dois anos do projeto à fabricação e fase final de testes. “A empresa investiu em visitas técnicas ao exterior a fim de buscar as soluções ideais que viabilizassem o projeto, fazendo a busca, por exemplo, de sistemas de tração na Itália, sistemas hidráulicos na França, e sistemas de comandos e controles na Alemanha”.

A Composição de Manutenção de Rede Aérea tem alcance máximo da plataforma aérea de mais 8,0m e velocidade máxima de até 80km/h, sendo um veículo ferroviário auto propelido, bidirecional, dedicado à instalação, inspeção e manutenção da rede aérea.

 “O veículo é equipado com plataforma elevatória hidráulica, pantógrafo de aterramento, mastro hidráulico telescópico, oficina com bancada e armários para o armazenamento de materiais, suprimentos e ferramentas, banheiro e cozinha. Além da cabine de controle e condução principal, possui uma meia cabine na outra extremidade, de modo auxiliar na movimentação durante os trabalhos de manutenção, no sentido oposto ao da cabine principal”, detalha Maercio Ricardo de Lima, diretor comercial da Empretec.

Maercio destaca ainda que toda a movimentação dos equipamentos pode ser efetuada através de controle remoto sem fio, inclusive a tração do equipamento para pequenos deslocamentos durante os serviços na rede aérea.


Continua depois da publicidade


A composição também dispõe de um vagão reboque porta bobinas equipado com três porta bobinas (de acionamento automático), mastros telescópicos de manipulação de cabos e um guindaste para manipulação de bobinas e, eventualmente, postes e outros elementos das catenárias.

CMRA - Características Técnicas Principais: 

  • Potência do motor principal: 600 HP   
  • Velocidade máxima: 80km/h 
  • Comprimento total da composição: 40 metros
  • Altura total: 4,0 metros  
  • Alcance máximo da plataforma aérea: 8,0m 
  • Peso total da composição: 100 toneladas
  • Tração Integral 
  • Comando computadorizado
  • Acionamentos através de controle remoto. 
  • Plataforma aérea com movimentação lateral 
  • Porta bobinas com acionamento automático