Design generativo da Autodesk viabiliza projeto de carros futuristas da Hyundai

"O que acontece se você combinar um carro com um robô?", perguntou John Suh, diretor-fundador do recém-anunciado New Horizons Studio. Para muitas pessoas, a resposta é simples: Transformers!

A Hyundai Motor Group anunciou recentemente o desenvolvimento de uma nova unidade de negócios, o New Horizons Studio, centro de inovação localizado no Vale do Silício, Califórnia (EUA). A nova sede está trabalhando na construção do Ultimate Mobility Vehicles (UMVs), incluindo o projeto inaugural da montadora, o Hyundai Elevate, que teve o seu conceito apresentado durante a CES de 2019. Combinando robótica e tecnologia de locomoção sobre rodas, a ideia é desenvolver veículos apropriados para atravessar terrenos off-road com mobilidade sem precedentes. Para isso, contam com software Autodesk de design generativo para agilizar e acelerar o processo de desenvolvimento de ideias de design desde o projeto à produção.

O Hyundai Elevate é um carro futurista que anda sobre rodas, mas também possui pernas robóticas. Trata-se de um veículo terrestre com aptidões de locomoção nunca vistos, capaz de enfrentar situações de direção desafiadoras. Os usos para esse veículo incluem necessidades de transporte terrestre irregular, exploração de superfície, emergências de busca e resgate, assim como eliminação dos obstáculos significativos de transporte que alguns indivíduos com deficiência de mobilidade enfrentam diariamente. A exemplo de usuários cadeirantes sem acesso a rampa, este veículo consegue se nivelar ao usuário e permitir o seu embarque sem complicações.

Com 150 anos de história, a indústria automotiva está passando por em um período de grandes mudanças e precisa inovar, uma vez que as regulamentações ambientais/climáticas estão mais rigorosas, startups de veículos elétricos (EV) revolucionam um mercado tão estabelecido e os hábitos de viagem pessoal também vão mudando. Estas são apenas algumas das forças que ditam a inovação entre as grandes montadoras. Os carros de hoje e de amanhã precisam se tornar mais versáteis e adaptáveis, mais inteligentes e seguros, mais eficientes em combustível e sustentáveis do que os carros de apenas alguns anos atrás.


Continua depois da publicidade


Uma solução de mobilidade única apresenta desafios de design e engenharia extremamente difíceis. Uma das mais comuns é a busca interminável na indústria de transportes em criar peças mais leves e ao mesmo tempo mais fortes do que gerações passadas, envolvendo componentes semelhantes. Designers e engenheiros frequentemente olham para materiais futuristas, como espumas metálicas, fibra de carbono e novas ligas metálicas, juntamente a técnicas modernas de design, como o design generativo, para encontrar soluções.

Aplicações de design generativo usam inteligência artificial (IA) para explorar o máximo de resultados possíveis, gerando rapidamente alternativas de projeto para que o designer escolha o formato que melhor se adapta às suas necessidades. Ou seja, enquanto uma ideia é criada pelo especialista, um computador pode gerar milhares de novas opções junto a dados para provar quais projetos oferecem o melhor desempenho, considerando força, peso, custo, complexidade de fabricação e sustentabilidade claramente ilustradas no início do processo.

As ferramentas da Autodesk oferecem opções que permitem aos designers e engenheiros explorar o poder de computação quase ilimitado da nuvem para reduzir seu trabalho de análise, permitindo que o profissional possa se concentrar na criatividade e na inovação. Por isso, a Hyundai recorreu às soluções da Autodesk para desenvolver essa iniciativa.

"O design generativo ajuda a mente humana a expandir o leque de possibilidades", diz John Suh, diretor fundador da New Horizons Studio na Hyundai. "Com a ajuda dessa tecnologia, um único designer ou engenheiro pode passar por dezenas ou centenas de interações de design diferentes. Por isso, ela permite que eles vejam coisas que ainda não tenham considerado e em conjunto podem resolver problemas complexos. O que quero dizer é que as pessoas ainda têm um papel muito importante a desempenhar na formação da direção do design. Sempre haverá a necessidade do olho humano, do coração e da alma como partes vitais do processo de design", conclui.

No caso do veículo-conceito Elevate, os motores elétricos de alto torque estão em cada junta das "pernas". Isso requer que os componentes estruturais sejam fortes e rígidos. Mas os requisitos de manuseio e carga de veículos exigem que eles e as rodas acionadas no motor, que são os "pés" do veículo, sejam leves. Para alcançar esses e outros objetivos, particularmente com a presença internacional da Hyundai, é obrigatório um instrumento de design e engenharia que facilite a compartilhamento entre equipes, empresas e continentes.

Uma ilustração de visão explodida do veículo Elevate mostra componentes que permitem que ele se transforme de um veículo de rolamento para aquele que anda. Imagem: Divulgação

Criar ferramentas para equipes modernas dessa natureza e aproveitar a nuvem e uma plataforma de dados comum para garantir que todos estejam na mesma página virtual: esses são os focos da plataforma Fusion 360 da Autodesk, desde sua criação, há mais de sete anos. As equipes podem explorar e economizar tempo, remover a frustração e manter detalhes de um projeto do início ao fim quando o compartilhamento de arquivos é perfeito e todos estão falando uma linguagem comum de design, engenharia e fabricação.

"Há mais de 10 anos, identificamos os pontos de dor, o retrabalho necessário e a perda de informações valiosas quando os projetos passam de uma fase para a outra e os arquivos associados não jogam bem nos ambientes heterogêneos que as organizações usam com frequência", diz Srinath Jonnalagadda, diretor-executivo de Design e Fabricação da Autodesk. "Criar uma plataforma de design e engenharia que ajude a remover esses obstáculos, ao mesmo tempo em que coloca recursos avançados, como ferramentas de design generativos na ponta dos dedos dos designers, tem sido nossa Estrela do Norte há uma década. O projeto Elevate é uma vitrine de como líderes como a Hyundai agora podem desfrutar dos frutos dessa visão".

O Hyundai Elevate ainda é apenas um protótipo em escala 5:1 neste momento, então resta saber o que virá deste fascinante e futurista projeto. De qualquer forma, uma coisa sabemos: envolto em trajes inspirados nos Transformers, ele é um exemplo das várias inovações possíveis por uma plataforma que quebra barreiras entre design, engenharia e fabricação; torna perfeita a ampla colaboração por meio da padronização de dados; e dá às equipes acesso a um novo processo de última geração, alimentado por nuvem: o design generativo.