Aché inaugura laboratório que atuará por meio da análise de Big Data e inteligência artificial

Por: Assessoria de Imprensa 03/11/2020  

A empresa farmacêutica Aché inaugurou, em setembro, o seu primeiro laboratório voltado exclusivamente para análise de dados em larga escala (Big Data) e inteligência artificial. Instalado no complexo industrial de Guarulhos, em São Paulo, o InSPIRe Lab atuará por meio da estruturação, integração, análise e predição in silico a partir de grandes volumes de dados científicos (químicos, biológicos e farmacêuticos) de propriedade da empresa ou disponíveis na literatura mundial. 

Segundo a empresa, o objetivo é gerar novos insights sobre usos terapêuticos de produtos naturais, planejar novas moléculas derivadas e/ou inspiradas por estes, predizer suas propriedades biofarmacêuticas, além de auxiliar o processo de aplicação de tecnologias farmacêuticas inovadoras a moléculas naturais e sintéticas.

O InSPIRE Lab passa a operar com capacidade computacional em nuvem e a contar com cientistas de dados, bioinformatas e químicos computacionais que irão impulsionar os esforços para acelerar a inovação incremental e radical da empresa, além de tornar mais ágeis processos e tomadas de decisão em pesquisa e desenvolvimento. 

As ferramentas e algoritmos computacionais contribuirão, por exemplo, para a predição de atividades farmacológicas de moléculas, suas propriedades biofarmacêuticas e físico- químicas, além de perfis farmacocinéticos e toxicidade potencial. Além disso, o InSPIRe Lab irá disponibilizar dados, análises e predições através do uso de inteligência artificial para todas as áreas do Aché por meio de plataformas analíticas já implementadas, visando fomentar a inovação dentro da empresa.

Segundo Cristiano Guimarães, Diretor de Inovação Radical, responsável pelo projeto, a iniciativa ampliará a capacidade tecnológica do Aché: “Com o InSPIRe Lab, nosso objetivo é gerar novos insights, iniciativas e projetos para acelerar o desenvolvimento de produtos inovadores e apoiar a tomada de decisões que sejam estratégicas para a inovação do Aché”, comenta o executivo.


Continua depois da publicidade


Amplos investimentos em inovação e laboratórios de última geração

Além do InSPIRe Lab, o Aché conta com outros laboratórios de ponta. Um deles, o Laboratório de Design e Síntese Molecular, foi inaugurado em 2015 para desenvolver soluções terapêuticas inovadoras para necessidades médicas não atendidas e para apoiar processos regulatórios de renovação e manutenção de registros de medicamentos da empresa. 

Este laboratório foi ampliado recentemente na planta de Guarulhos, contando agora com uma área total de 300m 2 e equipado com instrumentação de última geração. Neste laboratório já foram desenhadas e sintetizadas mais de 1000 moléculas para os diferentes projetos da Companhia. A expansão do laboratório reafirma o compromisso do Aché com a inovação, além do pleno atendimento às demandas regulatórias para defesa do portfólio.

Gostou? Então compartilhe: