Mercedes-Benz investe mais de R$ 100 milhões em nova fábrica 4.0 de chassis de ônibus

Tecnologia 3D otimizou o projeto da obra, que foi construída sem interrupção da produção, visando manter o atendimento aos clientes.

Por: Assessoria de Imprensa/Grupo Daimler 29/09/2020  

No dia em que completa 64 anos de atividades no País, a Mercedes-Benz do Brasil inaugura sua nova linha 4.0 de Produção de Chassis de Ônibus. Dessa forma, alcança mais um marco pioneiro: esta é a primeira fábrica 4.0 do segmento, construída na matriz da Empresa em São Bernardo do Campo (SP), onde iniciou suas operações no País em 1956. 

“Investimos mais de R$ 100 milhões na nova fábrica 4.0 de chassis de ônibus. Esse aporte faz parte do ciclo de investimentos de R$ 2,4 bilhões da nossa Empresa entre 2018 e 2022”, ressalta Karl Deppen, presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina. “Mesmo num momento desafiador de recuperação da economia, especialmente nesse segmento, estamos entregando a fábrica de ônibus mais tecnológica do País. Não deixamos de acreditar no Brasil, pensando também nos nossos colaboradores, clientes e na sociedade como um todo. Já estamos, portanto, vivendo o futuro também em ônibus”.

Com novos processos e o uso de tecnologias de ponta, a Mercedes-Benz passa a produzir chassis de ônibus com ainda mais qualidade, segurança e confiabilidade para os clientes que operam no transporte urbano e rodoviário de passageiros, contribuindo para a melhoria da mobilidade e também da compatibilidade ambiental no País.


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O conceito da nova linha de produção e os modernos recursos asseguram à Mercedes-Benz do Brasil maior flexibilidade para atender às demandas dos clientes. Como líder do mercado de ônibus, a Empresa segue evoluindo, trazendo sempre as mais avançadas tecnologias de padrão mundial tanto para os clientes do Brasil, quanto da América Latina, África, Ásia e Oriente Médio, mercados paras os quais os chassis são exportados.

Com essa inauguração, a Mercedes-Benz do Brasil se consolida como a empresa mais avançada em tecnologia 4.0 na indústria brasileira do setor.  Esse processo teve início com a Linha de Caminhões 4.0 em 2018, seguida pela Linha de Cabinas em 2019, chegando agora à Linha de Ônibus. O próximo passo é tornar as linhas de agregados, como motores, câmbios e eixos, também 4.0, trazendo mais ganhos de eficiência e produtividade para a Empresa, acelerando o atendimento aos clientes da marca.

“A inauguração da nova fábrica 4.0 de Chassis de Ônibus coloca nossa planta brasileira num patamar ainda mais elevado de tecnologia, eficiência, produtividade e melhor ambiente de trabalho. Ela alcança, assim, um novo padrão mundial de qualidade e melhores práticas, estando totalmente preparada para o futuro e se tornando referência mundial”, diz Till Oberwörder, chefe mundial da Daimler Buses. “Essa conquista reafirma a importância estratégica da Mercedes-Benz no Brasil como o maior mercado de ônibus para o Grupo Daimler no mundo, onde temos uma liderança histórica e destacada. Além disso, reforça seu papel como Centro Mundial de Competência da Daimler para desenvolvimento e produção de chassis de ônibus da marca Mercedes-Benz”.

Tecnologia 3D

A tecnologia 3D e de simulação virtual foi uma grande aliada durante todo o processo. “A nova linha de Produção de Chassis de Ônibus foi planejada em softwares de simulação e 3D. O projeto foi desenvolvido para verificar a funcionalidade e a capacidade, assegurando o melhor conceito de cada equipamento e processo”, diz Sérgio Magalhães, diretor geral Ônibus América Latina. “Saímos de uma fábrica virtual no computador para a fábrica real com mais assertividade, otimizando a execução da obra. E o mais desafiador: conseguimos construir a nova Linha sem interromper a produção. Ou seja, trocamos o pneu com o ônibus andando, não deixando de atender os pedidos dos nossos clientes do Brasil e dos mercados de exportação”.

Sérgio Magalhães destaca que a nova linha de Chassis de Ônibus assegura mais qualidade de vida, ergonomia, segurança e inclusão para os colaboradores. “Esse é um dos benefícios mais importantes da evolução 4.0 nas nossas áreas de produção. O colaborador ganha um ambiente de trabalho que favorece a produtividade, com novas ferramentas inovadoras que agregam valor ao seu crescimento profissional. Além disso, a nova linha é também mais sustentável, reduzindo o consumo de energia elétrica, papel e água, contribuindo assim para a preservação de recursos naturais e do meio ambiente, pensando no futuro das novas gerações e da sociedade como um todo”.

Colaboradores e produção 4.0

Assim como ocorreu nas áreas de Caminhões e Cabinas, a tecnologia digital, conectividade, dados na nuvem e Internet das Coisas, elementos da Indústria 4.0, também passam a ser realidade na Nnova linha de Chassis de Ônibus. Os colaboradores foram fundamentais para desenvolverem, junto com todo o time, essas tecnologias. E agora, eles que estão no comando, obtendo altos padrões de qualidade e produtividade, além da maior flexibilidade para atendimento às demandas dos clientes.

A nova linha de Chassis de Ônibus traz ainda mais ganhos para todos. Ela é 12% mais eficiente em produção na comparação com a linha anterior, sendo mais rápida em suas entregas. Além disso, alcança 20% de ganho de eficiência logística, devido à redução de armazéns de peças de 8 para 2, ao aumento do percentual de entrega de peças diretas na linha de 20% para 45% e à redução do armazenamento de componentes de 7 para no máximo 5 dias. “Isso se traduz em agilidade, eficiência e produtividade e nos deixa muito entusiasmados frente a muitos outros ganhos que ainda temos a somar com a evolução constante de nossa fábrica”, afirma Karl Deppen.

Outro aspecto muito importante associado ao avanço da Indústria 4.0 na Mercedes-Benz é que os próprios colaboradores têm participação decisiva na concepção do ambiente de trabalho, que oferece melhor ergonomia e segurança, trazendo reflexos muito positivos em produtividade.

Foram três anos entre desenvolvimento e construção da nova linha de Ônibus, que concentra a montagem dos chassis, desde os micros aos pesados e articulados, além da logística de peças, num sistema moderno, integrado e inteligente de gerenciamento da produção.

Inovação

A inovadora Fábrica de Chassis de Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil chama a atenção pelo diversificado universo de equipamentos, ferramentas e tecnologias de última geração, totalmente conectados. Entre os avançados recursos se destaca o Bus Data Center, plataforma online que permite acompanhar 100% das operações de ônibus, desde o planejamento até a qualidade feita no encarroçador, por qualquer plataforma (celular, notebook ou tablete). Essa ferramenta tem interface com diversas áreas de São Bernardo do Campo e, no futuro, com outras fábricas da Daimler.

Além disso, na nova linha de Ônibus, há avançadas tecnologias, como AGV (Automatic Guided Vehicle ou Veículo Guiado Automaticamente), EOM (Electrical Overhead Monorail, sistema de transporte aéreo), elevadores automáticos, célula robotizada, apertadeiras eletrônicas, chamadas de peças por wi-fi e monitores touch screen de tela ampla.

“Dados gerados por equipamentos como as apertadeiras eletrônicas e AGVs, por exemplo, são armazenados em um Data Lake e alimentam sistemas de inteligência artificial e Big Data”, informa Sérgio Magalhães. “Utilizando recursos de Analytics, pode-se monitorar a qualidade de todos os produtos, detectar falhas e até fazer uma correlação com as informações de Vendas, flexibilizando o mix de produção”.

Na logística de peças, destacam-se as empilhadeiras com câmeras que orientam toda a movimentação e sensores luminosos nas prateleiras de estoque que monitoram a entrada e a saída de materiais.

“One roof assembly”

A nova fábrica de Ônibus se destaca pela inteligência em aproveitamento de espaço. O conceito “One roof assembly” e o formato em “Y” da linha de produção permitem que sejam inseridos diversos modelos de chassis de ônibus simultaneamente na montagem, ganhando-se em flexibilidade para atender às demandas dos clientes. Atualmente, são mais de 2.000 variantes de chassis de ônibus possíveis de serem produzidas, desde os micro-ônibus LO aos O-500 articulados e superarticulados, passando pelos modelos OF, LO, OH e os da linha O 500 de urbanos e rodoviários.

Já o conceito “Fishbone” resulta em estoque e supermercado de peças, pré-montagem e montagem final totalmente integrados, otimizando e agilizando o processo de produção dos veículos.

Os mais de oito antigos armazéns logísticos serão concentrados em dois Hub Logísticos, totalmente integrados à linha de montagem. Cada um deles próximo a um centro de produção. Essa mudança proporciona melhorias na ergonomia e na segurança dos colaboradores, mais rapidez na produção e maior agilidade de processos, além da diminuição nos custos de transporte.

A nova fábrica traz ganhos importantes para o meio ambiente, contribuindo para uma operação mais sustentável. A economia de energia é um bom exemplo. Houve redução de 67% no consumo de energia com a adoção de lâmpadas LED em 100% da linha de produção. Outro destaque é a não utilização de papéis, porque o colaborador encontra todas as informações que precisa de forma 100% digital.

Bus Data Center

O Bus Data Center traz uma grande vantagem para outras áreas da Empresa. Possibilita, por exemplo, que as áreas de Vendas acompanhem em tempo real o status de produção dos chassis de ônibus que foram encomendados pelos clientes. “Isso permite uma informação mais assertiva tanto para o cliente, quanto para o encarroçador escolhido por ele e para o concessionário que realizou a venda”, diz Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Ou seja, com a nova linha, os ônibus da nossa marca chegarão mais rápido aos clientes para que entrem logo em operação e gerem os resultados e a rentabilidade esperada pelas empresas de transporte, além de garantirem mais segurança e conforto aos passageiros. Tudo isso sem abrir mão da qualidade dos nossos ônibus que já é amplamente reconhecida no mercado”.

“Quanto mais informações tivermos à mão, o que será potencializado pelo Bus Data Center, mais eficiência teremos na venda e na entrega do produto ao cliente”, ressalta Roberto Leoncini. “Isso gera ainda mais satisfação e favorece a fidelização do cliente com a nossa marca”.

O executivo destaca que com a nova linha de Ônibus, os clientes terão produtos fabricados com a mais alta tecnologia “Inclusive, essa nova linha já está preparada para produzir os ônibus com tecnologias do futuro”.

Atualmente, a marca já tem diferenciais para reforçam sua destacada liderança de vendas de ônibus no Brasil “Considerando o segmento de ônibus como um todo, somos líderes com mais de 51% de participação de mercado no segmento acima de 8 toneladas de PBT. Também estamos à frente no segmento de ônibus urbano (75%), rodoviário (58%) e de fretamento (56%)”, conclui Roberto Leoncini.

Primeira Indústria 4.0 do setor

A Mercedes-Benz do Brasil é uma Empresa 100% focada nas operações de caminhões e ônibus, que emprega mais de 10 mil funcionários e que contempla as unidades de São Bernardo do Campo, Campinas e o Campo de Provas de veículos comerciais em Iracemápolis, em São Paulo, além da planta de Juiz de Fora, em Minas Gerais.

Nos últimos anos, a Mercedes-Benz do Brasil tem se destacado por fortes investimentos no País. São R$ 2,4 bilhões no período 2018-2022 para suas linhas de produção, novos produtos – como o Novo Actros, o caminhão mais inteligente, eficiente, digital, conectado e seguro do mercado – e novas tecnologias. Além disso, investiu R$ 90 milhões no Campo de Provas de veículos comerciais em Iracemápolis. Com investimento e apoio da Daimler, a Empresa é pioneira na implantação da Indústria 4.0 no Brasil, o que já ocorre com as linhas de montagem de Caminhões e de Cabinas na fábrica de São Bernardo do Campo.

Esses investimentos tornam a Mercedes-Benz do Brasil a empresa mais moderna, competitiva e preparada para os novos tempos do País, como também antenada com os desafios da mobilidade e da sustentabilidade. Assim, assume um papel preponderante no ecossistema do transporte responsável, estabelecendo compromisso com os clientes e parceiros e com a sociedade como um todo, para hoje e para o futuro.

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