Logomarca Indústria 4.0

Engenheiros encontram a resposta para problemas complexos em softwares para simulação em nuvem

Pesquisa da SolidWorks mostra que a colaboração e simulação ajudam a atender a expectativa dos clientes de forma otimizada.

Por: Gabriela Pederneiras      03/09/2020

Em tempos de Covid-19 a palavra de ordem é otimização. As indústrias precisam que suas operações sejam o mais eficiente possível para economizar recursos, mantendo a qualidade dos itens. Para alcançar tal patamar, engenheiros de projetos se desdobram para otimizar o funcionamento de itens cada vez mais complexos. De acordo com estudo da Tech-Clarity, encomendado pela Dassault Systemes SolidWorks, 44% dos fabricantes afirmam que as decisões de engenharia de projetos ficaram mais complexas.

Para resolver problemas e projetar soluções mais eficientes, 84% dos engenheiros apostam na experiência, 55% em melhores ferramentas de software e 39% em mais treinamento, de acordo com a pesquisa. 

Unir esses pontos, no entanto, é indicado como a melhor saída para facilitar a tomadas de decisões de projetos complexos: além da experiência dos engenheiros, fazer treinamento para incentivar a colaboração por meio de softwares na nuvem garantem melhores resultados — 74% das empresas de maior desempenho fazem a capacitação de seus profissionais com ferramentas de simulação, de acordo com o estudo. 

A simulação permite que os engenheiros ajustem as ferramentas antes delas serem produzidas em larga escala, além disso, permite que os itens já cheguem no mercado com sua eficiência aplicada comprovada, aumentando as chances de lucro  a partir de uma operação otimizada. 

Cooperação como saída

Nesse caso, a colaboração merece destaque. A pesquisa mostrou que 83% das empresas com melhor desempenho acreditam que se os engenheiros de projetos pudessem trabalhar de forma colaborativa com especialistas em simulação suas atuações seriam mais produtivas. 


Continua depois da publicidade


A forma mais prática e barata de incentivar o trabalho conjunto é através de softwares de simulação em nuvem. Cerca de 50% dos entrevistados pela pela declararam ser o compartilhamento de um link a forma mais fácil de operacionalizar essa colaboração. 

Além de permitir acessos remotos, atualização em tempo real e simultâneas, os softwares em nuvem também possibilitam o processamento de um grande número de dados, provenientes de diferentes setores da fábrica, deixando a simulação ainda mais próxima da realidade. 

Dessa forma, mesmo produtos complexos podem ter seu projeto e funcionamento otimizados, contando com mais do que a experiência do engenheiro, uma vez que serão testados e pensados com base em informações reais de sua aplicação.

Encantando os clientes

Um dos principais desafios encontrados pelos engenheiros na resolução de problemas complexos é  o aumento dos requisitos para maior qualidade e desempenho dos produtos, de acordo com 53% dos respondentes da pesquisa. Para  resolver tais impasses, 44% dos entrevistados disseram que a realização de simulação é a solução.

Por meio de um software em nuvem que permite a simulação compartilhada, os engenheiros conseguem resolver problemas complexos e atingir a maior qualidade dos produtos, característica elencada por 76% dos entrevistados como a que mais faz diferença na hora da venda do produto. 

*O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.

Gostou? Então compartilhe:

Gabriela Pederneiras

Jornalista/ Redatora/ Assessora de Imprensa