Gühring lança seu novo catálogo de ferramentas para o setor de Óleo & Gás

São soluções sob medida para atuar em ambientes extremamente agressivos.

A exploração de novos campos de petróleo, de alta profundidade, exige, em particular, tecnologia e materiais capazes de suportar até 1.400 bar e 145 ° C. Como fornecedora completa de soluções especialistas, a Gühring oferece um portfólio de ferramentas para aplicações offshore no campo de perfuração, retificação e rosqueamento. “Temos soluções sob medida para atuar em ambientes extremamente agressivos e que exigem materiais com elevada resistência à corrosão”, ressalta Neider Oliveira Soares, coordenador de engenharia e Inteligência de Mercado da Gühring Brasil. Podem ser ligas de Inconel 718, aço inoxidável, Duplex ou Super Duplex usados na confecção de tubos, em cabeças de perfuração de rocha em aço níquel de alta resistência ou bombas de transferência em aço inoxidável.

Para facilitar a vida das empresas que atuam neste setor, a Gühring acaba de lançar seu novo catálogo de ferramentas voltado para o segmento de Óleo & Gás. O portfólio apresenta várias soluções para este setor como a broca intercambiável HT 800 WP, de alto desempenho, em aplicações que exijam diâmetros de furos que variam de 11,00 a 40,00 mm, com profundidades de perfuração1.5xD, 3xD, 5xD, 7xD e 10xD. Já a linha de brocas FL, de metal duro com grão ultrafino e revestimento TiCN, tem corte preciso com ângulo de ponta sendo especialmente projetada para usinagem de cabeças de perfuração de rocha. Possibilita uma vida útil de mais de 6.000 furos para aços com força entre 44 e 55 HRC.

Outra solução para essa área é a broca EB 100 Mono, feita de metal duro inteiriço robusto e reforçado, que garante alta produtividade e excelente qualidade do furo. “Trata-se de uma broca canhão que pode usinar em até 80 vezes o diâmetro com uma única ferramenta, enquanto que uma similar, convencional, não passa de 40. Seu comprimento e corte pode chegar até 500 mm”, explica Soares. Outra solução, a broca canhão EB 80, com ponta de metal duro soldado, tem todas as dimensões padrão em polegadas para a indústria de petróleo e gás. É adequada à maioria dos materiais e oferece uma linha ampla para centros de usinagem e máquinas para furação profunda. Já a EB800 é indicada para furações profundas de até 1.500 mm, perfurando com velocidade e confiabilidade. Possui um sistema amigável e exclusivo de troca de pastilhas de fácil acesso ao usuário. A geometria da pastilha permite quebrar os cavacos, gerando maior controle no fluxo dos cavacos.