Logomarca Indústria 4.0

VW do Brasil constrói protótipos para uma das marcas do grupo

Por: Volkswagen do Brasil      07/08/2020 

A área de Protótipos da Volkswagen do Brasil concluiu o projeto da construção de veículos de testes para uma das marcas do Grupo VW, a Skoda. A cooperação com a marca da República Tcheca teve como propósito o desenvolvimento de modelos para a comercialização exclusiva em mercados no exterior. Baseado na Estratégia Modular MQB, o trabalho, que teve início no final de 2018, envolveu diferentes áreas da empresa, como Manufatura, Qualidade e Logística Central das fábricas Anchieta, em São Bernardo do Campo/SP, e de São José dos Pinhais/PR.

No total, foram construídos veículos, carrocerias e plataformas, em grande parte com direção Right Hand Drive (Direção do Lado Direito), e montados em sinergia com o processo produtivo. Entre as ações criadas pelo time, com foco em reduzir o tempo e os custos, foi realizar a produção exclusivamente na planta de São José dos Pinhais/SP.

"Todos os envolvidos nesse projeto estiveram comprometidos em manter o cronograma de construção e exportação dos veículos, mesmo com as dificuldades enfrentadas com a pandemia do novo coranavírus. Nós, da Volkswagen do Brasil, conseguimos mais uma vez contribuir com o Grupo em trabalhos sinérgicos no desenvolvimento global", afirma Francis Aires, gerente da Engenharia de Protótipos da VW Brasil.

"O projeto foi um sucesso e serve de exemplo para o futuro, como um padrão de operações entre todas as marcas do grupo VW", destaca David Vanek, gerente de Protótipos Skoda.

Uso de novas tecnologias como a Realidade Aumentada e Virtual Try-out

Ao longo da construção dos veículos, a área de Engenharia de Protótipos fez uso de equipamentos de realidade aumentada, que torna os processos cada vez mais eficientes. Com a aplicação dessa tecnologia, foi possível a verificação de 100% das carrocerias, garantindo que as correções fossem feitas de forma rápida e, assim, possibilitando um trabalho com maior precisão e alto nível de qualidade. Cada vez mais, o uso de novas tecnologias possibilitam a redução do tempo, custo dos projetos e ainda permitem uma maior integração e motivação de toda equipe.

Gostou? Então compartilhe: