Kennametal apresenta KCS10B para aplicações em superliga

A classe de torneamento mais avançada é a nova solução para usinagem de metais à base de níquel, cobalto e ferro para o setor aeroespacial e muito mais.

A Kennametal apresentou sua classe de torneamento mais recente e mais avançada, a KCS10B, para superligas à base de níquel, cobalto e ferro usadas no setor aeroespacial e em outras aplicações que implicam altas temperaturas.

A KCS10B, que apresenta um revestimento revolucionário aplicado em um substrato de metal duro de grão superfino para melhor aderência das camadas, garante uma vida útil 50% superior para as ferramentas, processos mais previsíveis e maior produtividade em tarefas com superligas difíceis de usinar. A KCS10B supera os desafios mais comuns verificados no torneamento de superligas — craterização e desgaste por entalhe — dois modos de desgaste que frequentemente resultam em falhas inesperadas e até catastróficas das ferramentas.

A KCS10B está disponível nos formatos, tamanhos e geometrias de insertos de torneamento mais populares.

Vaporização catódica especial

Robert Keilmann, gestor de produto sênior global para torneamento, explicou que o segredo por trás do sucesso da KCS10B é a tecnologia proprietária da Kennametal High-Power Impulse Magnetron Sputtering (High-PIMS [Vaporização catódica com impulsos de alta potência]). Ao invés da ligeira chuva de gotículas que cai nas ferramentas de corte durante os processos tradicionais de revestimento com deposição física de vapor (PVD), a tecnologia High-PIMS gera uma fina névoa de AlTiN que cria uma série de "camadas extremamente finas, suaves e resistentes ao desgaste".

Redução do desgaste

Os metais como Inconel 718 e Stellite 31 são conhecidos por causarem um desgaste rápido e oferecerem uma vida útil imprevisível para as ferramentas; está comprovado que a KCS10B reduz o desgaste por entalhe e prolonga a vida útil das ferramentas de 3 minutos para mais de 5 minutos em operações de desbaste. A vida útil das ferramentas em operações de acabamento é ainda melhor, pois o tempo até a craterização e a subsequente falha das ferramentas é duplicado ou triplicado quando comparado com o de marcas concorrentes.

Estão disponíveis insertos de corte positivo e negativo, bem como vários formadores de cavacos, preparações de arestas e geometrias, fazendo da KCS10B a solução ideal para o torneamento de ligas à base de ferro (S1), cobalto (S2) ou níquel (S3).


Continua depois da publicidade


"Além de uma superfície mais suave, o novo processo de revestimento também permite a criação de uma aresta muito mais afiada", disse ele. "Nosso processo avançado de honeamento e preparação de arestas reduz a fricção que resulta em calor, o que permite aumentar a vida útil das ferramentas. Isso também significa menos arestas postiças, outro tipo de falha comum em materiais de superligas. Quando é usado em combinação com a excelente precisão dimensional pela qual os insertos de torneamento da Kennametal são conhecidos, as oficinas podem agora esperar o desempenho, a estabilidade e a previsibilidade melhorados necessários para garantir sucesso com essas ligas desafiadoras".