Covid-19 impacta produção de máquinas agrícolas e de construção na América do Norte

A COVID-19 continua a prejudicar a produção de equipamentos à medida que continuamos avançando no ano. Os efeitos do vírus na produção de equipamentos agrícolas (AG) e de construção (CN) na América do Norte foram analisados em um webinar de 17 de junho, apresentado pela Heavy Duty Manufacturers Association (HDMA) e Power Systems Research (PSR). O seminário on-line atualizou as informações apresentadas no seminário on-line da PSR em abril.

A webinar foi guiada pela equipe da PSR, Jim Downey, vice-presidente de produtos de dados globais da PSR, e Yosyf Sherementa, PhD, diretor de gerenciamento de produtos da PSR e experiência do cliente.

A PSR projeta que a AG caia 9,4% e a CN caia 11,3% ao comparar a produção global deste ano com o ano passado.

China e Índia, que têm os maiores volumes de máquinas agrícolas, são o lado mais baixo da queda percentual de produção neste ano. A China, que também é o maior produtor de equipamentos de construção, não espera um declínio este ano.

Espera-se uma leve recuperação de equipamentos de construção em 2021, mas não até 2022 para máquinas agrícolas. A recuperação do setor agrícola dependerá, em última análise, da recuperação econômica geral da pandemia da COVID-19.

Segundo os executivos, o segmento de construção não retornará aos volumes de produção de pré-vírus por mais alguns anos, na melhor das hipóteses. 

“Estamos olhando para 2024 ou possivelmente 2025 para voltar a 1,48 milhões de unidades. Não vemos um cenário em forma de V no horizonte na América do Norte, mas a recuperação parecerá algo entre um "U" e um "L"”, disseram no evento.

Eles afirmam que a atividade econômica retornará lentamente a uma sensação de normalidade, à medida que a curva dos novos casos da COVID-19 se achatar.


Continua depois da publicidade


Downey e Sherementa afirmam que será necessário o apoio e a intervenção do governo, e o estímulo fornecerá um pano de fundo econômico. “Esperamos um crescimento modesto em 2021. A demanda reprimida e o estímulo econômico contínuo também devem ajudar na recuperação”, disseram.

Na América do Norte, a produção de máquinas agrícolas diminuirá 12,5% em 2020, segundo os executivos. Esse segmento teve alguns anos difíceis e a agricultura tem sido um negócio desafiador recentemente. Antes da COVID-19 (antes de março de 2020), os executivos esperavam uma recuperação do mercado.

Eles dizem que a história é semelhante para a produção de equipamentos de construção norte-americana, que deverá cair 14,2% em 2020.

A demanda por novas máquinas agrícolas é baixa, com base em muitos fatores atuais. Segundo eles, esses fatores incluem uma crise nas fazendas leiteiras e uma escassez de plantas de processamento por causa dos surtos nas instalações de processamento de carne. Outros fatores de demanda incluem preços baixos de commodities, comércio / tarifas globais, taxas de juros, condições climáticas e subsídios.

Além disso, os gastos do governo podem suspender alguns investimentos em infraestrutura, como projetos de sistemas de água e esgoto (projetos de investimentos maiores). No entanto, eles esperam que esses investimentos sejam incluídos em uma futura lei de infraestrutura. No entanto, novos projetos já foram adicionados, como hospitais, rodovias e transporte de superfície.

Os executivos também apontaram que as interrupções na cadeia de suprimentos dificultam a obtenção de materiais de construção. Os projetos de construção estão avançando, mas em um ritmo mais lento.

Eles esperam um ligeiro aumento de 2% para a construção em 2021.