Logomarca Indústria 4.0

Grupo Renault e Google Cloud fazem parceria para acelerar Indústria 4.0

Grupo Renault se une ao Google Cloud para acelerar a digitalização de suas fábricas e supply chain.

Por: Imprensa Renault      13/07/2020 

O Grupo Renault e o Google Cloud anunciaram na última quinta-feira (9) uma parceria industrial e tecnológica com o objetivo de acelerar a digitalização da infraestrutura da empresa e a transformação da Indústria 4.0. 

Digitalizando fábricas e desenvolvendo soluções industriais

Um reconhecido impulsionador para a Indústria 4.0, o Grupo Renault está desenvolvendo sua plataforma digital própria desde 2016, conectando as informações de 22 plantas em todo o mundo (76% da produção de veículos) e mais de 2.500 máquinas. A parceria com o Google Cloud busca otimizar a plataforma própria e independente de gerenciamento de dados industriais do Grupo Renault.
 
As soluções e experiência do Google Cloud em análise inteligente de dados, machine learning (ML) e inteligência artificial (IA) irão permitir que o Grupo Renault aprimore sua produção e cadeia de suprimentos, a qualidade dos produtos e reduza o impacto ambiental por meio da economia de energia.

Essas melhorias também promoverão o desenvolvimento de novas soluções verticais para a indústria automotiva.

Desenvolvendo habilidades digitais

O treinamento dos colaboradores também será uma parte essencial dessa nova parceria. Grupo Renault e Google Cloud planejam criar um programa exclusivo e escalável para melhorar as habilidades das equipes de engenharia de processos, fabricação e TI da Renault, por meio do coworking e capacitação junto às equipes do Google. O objetivo deste programa é o aprimoramento da cultura “data driven” (guiada por dados) que será uma parte essencial da rotina dos colaboradores da Renault, tanto em processos operacionais, quanto em assuntos estratégicos.
 
“Esta colaboração é a ilustração perfeita da estratégia digital do Grupo Renault, aplicada à área de manufatura. Este acordo e o compromisso entre nossas equipes de gerenciamento de TI, manufatura e supply chain vão acelerar a implantação do nosso plano de Indústria 4.0, projetado para transformar e conectar nossas fábricas e processos de logística em todo o mundo para melhorar nossos padrões de excelência e desempenho. Essa parceria é também um recurso para que claboradores do Grupo Renault se beneficiem de um treinamento de alto nível em gerenciamento de dados digitais”, explica José Vicente de los Mozos, diretor de Fabricação e Logística e membro do Comitê Executivo do Grupo Renault.
 
Segundo Thomas Kurian, CEO do Google Cloud, “a indústria automotiva possui a inovação em seu DNA, com um imenso potencial para que a tecnologia digital impacte de forma significativa sua produção. Estamos orgulhosos de realizar essa parceria com o Grupo Renault para ajudar a revolucionar o futuro da fabricação automotiva, impulsionando a próxima geração de excelência na cadeia de suprimentos”.

Reconhecimento do Fórum Econômico Mundial

Em janeiro de 2020, o Complexo Ayrton Senna, que abriga as quatro fábricas da Renault do Brasil, foi reconhecido pelo Fórum Econômico Mundial (WEF) como “Advanced 4th Industrial Revolution (4IR) Lighthouse” – “Farol da 4ª Revolução Industrial Avançada”, por ser uma planta referência em ações envolvendo a indústria 4.0. O reconhecimento se deve à capacidade de adotar e escalar tecnologias, gerando impacto positivo para a indústria.


Continua depois da publicidade


Com este resultado, a empresa passou a integrar a “Global Lighthouse Network”, comunidade gerida pelo Fórum Econômico Mundial que reúne as indústrias referência em tecnologia 4.0 no mundo, buscando transformar fábricas e modelos de negócio trazendo retorno financeiro e operacional.
 
Um dos fatores predominantes para a conquista deste reconhecimento foi a utilização de tecnologias e processos digitais desde o início da produção dos veículos até o processo de venda, contemplando diversas etapas do negócio, incluindo a contratação de colaboradores para a companhia e o treinamento e capacitação desses profissionais.

Gostou? Então compartilhe: