TOMRA Sorting Recycling realiza lançamento global de equipamentos durante evento digital

Os lançamentos de produtos deveriam ocorrer originalmente na IFAT 2020, mas com o evento cancelado devido à COVID-19, a TOMRA adaptou seus planos e, em vez disso, lançou os novos produtos de forma digital no início de junho. O tema "Sinfonia de todos os tipos" da TOMRA foi escolhido para refletir a maneira como o AUTOSORT de última geração e seus produtos complementares criam uma sinfonia perfeitamente harmonizada para selecionar todos os tipos de resíduos com precisão e sofisticação avançadas.

Especialistas da equipe global da TOMRA fizeram apresentações sobre os lançamentos para aproximadamente 1000 participantes digitais em todo o mundo, incluindo representantes de imprensas internacionais e regionais. As sessões interativas de perguntas e respostas permitiram aos participantes obter mais informações sobre os novos produtos e ouvir as previsões da TOMRA para o futuro global da seleção baseada em sensores.

Pelo feedback positivo recebido dos participantes, a TOMRA Sorting acredita no grande interesse pelo modelo mais avançado de seu sistema AUTOSORT nova geração. O sistema de seleção baseado em sensores altamente compacto pode ser usado para diversas aplicações de separação de materiais. Compacto, altamente flexível e atualizável, o AUTOSORT reúne as mais recentes tecnologias da TOMRA para oferecer alta precisão de tarefas complexas de separação com alta capacidade. O sistema pode ser facilmente integrado a qualquer processo de seleção existente ou novo, como confirmou um grande número de projetos-piloto iniciais.

Equipado com diversos sensores e utilizando análise de dados para identificar os objetos, o sistema é capaz de separar materiais difíceis ou anteriormente impossíveis de serem separados usando tecnologias convencionais. Incorporada como item de série no mais recente AUTOSORT está a tecnologia SHARP EYE da TOMRA, que aumenta a intensidade da iluminação enquanto mantém o mesmo consumo de energia, aprimora a nitidez da seleção e melhora a eficiência de separação de frações complexas.


Continua depois da publicidade


O sistema também apresenta uma nova versão e aprimorada da tecnologia de detecção avançada FLYING BEAM exclusiva e patenteada da TOMRA, que oferece uma série de benefícios. Melhor eficiência de luz permite maior desempenho com baixos custos operacionais; design compacto permite instalação fácil e flexível; e a eficiência aprimorada do sinal de luz resulta em melhor detecção.

Graças à integração da tecnologia SHARP EYE e FLYING BEAM, o AUTOSORT oferece consistentemente alto desempenho em termos de precisão de separação em todas as frações alvo - mesmo nas aplicações mais complexas.

Entre os opcionais do sistema tem o novo DEEP LAISER, que se destaca por sua flexibilidade e diversidade de informações que é capaz de obter. O reconhecimento de objetos permite uma otimização mais profunda da identificação o que melhora significativamente o desempenho do processo de seleção. Outra área de aplicação é o uso de Inteligência Artificial via Deep Learning. O DEEP LAISER é um dos primeiros sistemas de Deep Learning totalmente integrados do mercado.

Fabrizio Radice, vice-presidente comercial e marketing global da TOMRA Sorting Recycling, comenta: “Trabalhamos em estreita colaboração com nossos clientes e integradores de linhas completas para garantir que nossos produtos atendam consistentemente aos requisitos exigidos pelos clientes finais. Nosso sistema AUTOSORT nova geração é um desenvolvimento incrivelmente empolgante, pois o uso de sensores versáteis e software inteligente permitirá atender às demandas de toda uma série de aplicações de seleção atuais e futuras”.

Os participantes do evento de lançamento digital da TOMRA também conheceram outra novidade desenvolvida pela TOMRA - AUTOSORT SPEEDAIR - um componente adicional da linha AUTOSORT da TOMRA. O AUTOSORT SPEEDAIR é um sistema altamente personalizável, projetado para estabilizar materiais leves, como filmes plásticos ou papel na esteira de aceleração, promovendo uma capacidade maior e melhorando a qualidade da seleção.

A demanda da indústria por maiores capacidades reflete na necessidade de esteiras de aceleração com velocidades ainda mais alta, o AUTOSORT SPEEDAIR incorpora entradas de ar acionadas por ventiladores controlados que geram um fluxo de ar constante sobre a esteira de aceleração para impedir que o material na esteira de aceleração se mova. Ao dobrar a velocidade das esteiras de aceleração para até 6 metros por segundo, a capacidade é muito maior e a qualidade da saída é consistentemente alta. Os clientes se beneficiam de um melhor retorno do investimento, além de menores custos de instalação e operação. Além disso, é o primeiro sistema no mercado sem fechamento sobre a esteira, o acesso à unidade para manutenção é muito mais rápido e a probabilidade de um bloqueio de material é muito menor em comparação aos sistemas convencionais no mercado, assim como o risco de parada do sistema.

Além do lançamento da nova geração AUTOSORT e AUTOSORT SPEEDAIR, o terceiro e último produto mencionado no evento foi o lançamento do primeiro robô da TOMRA, o AUTOSORT CYBOT. O sistema compreende um scanner AUTOSORT nova geração, um sensor eletromagnético e um braço robótico. É o primeiro robô do mercado que combina quatro tecnologias ao mesmo tempo: espectroscopia de infravermelho próximo (NIR) e luz visível (VIS), DEEP LAISER e, se necessário, indução para recuperação de metais ferrosos e não ferrosos. O braço robótico AUTOSORT CYBOT é capaz de separar simultaneamente o fluxo de material em quatro frações diferentes, dependendo do tamanho do material, cor e critérios das frações alvo.

Com instalações de triagem e reciclagem que exigem níveis de automação ainda mais altos do que nunca, o AUTOSORT CYBOTestará disponível em breve e é outro componente de valor agregado que complementa a linha AUTOSORT, mas também pode operar como uma unidade autônoma. Antes de seu lançamento oficial, testes de material podem ser realizados no Centro de Testes da TOMRA para confirmar suas excelentes capacidades.

Valerio Sama, vice-presidente de desenvolvimento de produtos, acrescenta: “A adição de um braço robótico ao nosso sistema AUTOSORT  oferece novas oportunidades de soluções altamente automatizadas no processo de triagem e seleção, e proporcionará um nível ainda mais alto de controle de qualidade de recicláveis ​​como PEAD, PET e PP”.

Tom Eng, vice-presidente sênior da TOMRA Sorting Recycling, conclui: “Estamos muito satisfeitos com o desempenho do evento de lançamento digital. A COVID-19 estimulou novas maneiras de trabalhar e se comunicar e, como tal, ficamos mais do que felizes em testar uma plataforma de lançamento digital pela primeira vez e provavelmente não a última, devido ao seu sucesso! O lançamento proporcionou uma oportunidade de mostrar nossa variedade de tecnologias complementares, conectadas e perfeitamente harmonizadas que, juntas, oferecem uma sinfonia capaz de selecionar todo tipo de resíduo com desempenhos de seleção incomparáveis e com capacidade e eficiências impressionantes. Os participantes tiveram a chance de ouvir a sinfonia - os sons de todas as nossas máquinas - e foram cativados por ela!”.

A "Sinfonia de todos os tipos" da TOMRA continua e será agora realizada em diversos idiomas para encantar pessoas ao redor do mundo todo considerando a grande abrangencia de sua atuação.