Logomarca Indústria 4.0

Microsoft quer substituir jornalistas por IA

Por: Redação CIMM      03/06/2020 

Dezenas de jornalistas deversão ser substituídos por sistemas automatizado para selecionar e publicar notícias no site MSN nos Estados Unidos e Reino Unido. Hoje, a curadoria de notícias de organizações de notícias e a seleção de manchetes e fotos para o site do MSN são feitas por jornalistas.

Segundo reportagem do jornal Seattle Times, a inteligência artificial executará essas tarefas de produção de notícias. Isso já fazia parte da de uma avaliação dos negócios da empresa.

A gigante da tecnologia dos EUA disse em comunicado: "Como todas as empresas, avaliamos nossos negócios regularmente. Isso pode resultar em aumento de investimentos em alguns lugares e, de tempos em tempos, em redesenvolvimentos em outros. Essas decisões não são o resultado de a atual pandemia".

A escolha das notícias publicadas pela empresa, hoje, é feita por jornalistas que selecionam os conteúdos pagos a outras organizações de notícias. Cerca de 50 produtores de notícias por contrato perderão seus empregos no final de junho, informa o Seattle Times, mas uma equipe de jornalistas em período integral permanecerá.

Segundo a publicação, alguns jornalistas demitidos alertaram que a inteligência artificial pode não estar totalmente familiarizada com as rígidas diretrizes editoriais e pode acabar deixando passar histórias inapropriadas.

A Microsoft é uma das muitas empresas de tecnologia que experimentam formas do chamado jornalismo de robôs para reduzir custos. O Google também está investindo em projetos para entender como isso pode funcionar, diz a reportagem.

Gostou? Então compartilhe: