Inovação e Processos

Loci: o carro elétrico, autônomo e impresso em 3D

O protótipo do veículo tem quase três metros de comprimento e conta com tela sensível ao toque, carregador de telefone sem fio, iluminação LED integrada e pneus sem ar
Por: Olhar Digital       15/05/2020

A fabricante alemã de impressoras 3D BigRep desenvolveu um carro elétrico autônomo totalmente impresso em 3D - com exceção das partes elétricas, como motor e a bateria. O Loci (lê-se “lôqui”) foi desenhado para cobrir distâncias curtas e é totalmente customizável – pode adaptar-se dependendo da função que terá e do terreno em que circulará.

No fim do ano passado (quando ainda era possível fazer isso) a companhia levou alguns protótipos do Loci para feiras e convenções. O carro possui 14 peças impressas em 3D exclusivas, e mede quase três metros de comprimento – com o maior componente chegando a 1m x 60 cm x 70 cm. Todas as peças foram impressas usando equipamentos que a BigRep já disponibiliza em seu catálogo.

"A produção dos veículos pode começar com uma única impressora 3D de grande formato e escalar com unidades adicionais para atender à demanda à medida que aumenta", garante a empresa. A BigRep possui experiência na indústria automotiva. No ano passado apresentou a Nera, uma moto elétrica com um designer futurista e arrojado - e também impressa em 3D. A empresa ainda tem parcerias com a Ford - que participou do ciclo de desenvolvimento de algumas das impressoras.


Continua depois da publicidade


"O Loci é mais do que um veículo, é a evolução da mobilidade personalizada", acredita o CIO da BigRep, Daniel Buening. "É uma solução acessível para o transporte urbano, explorando a flexibilidade da Manufatura Aditiva e demonstrando os benefícios econômicos da impressão 3D".

O modelo apresentado nas feiras é o Loci Berlin, pensado para atender universidades, e conta com tela sensível ao toque, áudio com som surround, carregador de telefone sem fio, iluminação LED integrada, pneus sem ar e tecnologia NFC incorporada às peças. Este último componente permite determinar as condições de uso de cada parte do veículo e imprimir a parte correta para reposição.

Além do protótipo, a empresa tem outros dois projetos prontos: o Loci San Francisco é uma versão para deslocamento na cidade, com dois assentos de passageiros, e o Loci Dubai foi pensado para transporte aeroportuário, com painéis solares, espaço para bagagem e pneus robustos.

Loci - BigRep

Mais informações: Innovation Origins


Comentários

 


Notícias Relacionados

Moto elétrica com visual futurista é feita com peças impressas em 3D - Imagem: Fuller Moto
Inovação e Processos

Moto elétrica com visual futurista é feita com peças impressas em 3D

Para chegar ao design inovador, a Fuller Moto virou o chassi de cabeça para baixo e reposicionou as baterias para alinhar o motor e as rodas de 23 polegadas
Impressão 3D: como funciona e qual é o seu potencial? - Imagem: StartSe
Mercado

Impressão 3D: como funciona e qual é o seu potencial?

Alex Dantas, especialista em impressão 3D, explica as principais aplicações possíveis para a tecnologia e quais são os dois métodos mais comuns

O ROI de projetos de produto a seu favor:

Entenda como economizar dinheiro, tempo e produzir muito mais com uma ferramenta de modelagem 3D para projetos de produto


Publicidade »

Publicidade »