5 dicas para otimizar a logística da sua empresa em meio à pandemia do novo coronavírus
Neste momento em que o setor de transportes é essencial para o país, empresas contam com a tecnologia para seguir atuando com agilidade e segurança
18/05/2020Neste momento em que o setor de transportes é essencial para o país, empresas contam com a tecnologia para seguir atuando com agilidade e segurança
18/05/2020A pandemia do novo coronavírus tornou necessárias adaptações em todos os setores, sendo a logística um dos que, embora muito afetados, não pode parar de funcionar nesse momento. Para garantir a otimização dos serviços com segurança, TruckPad, maior plataforma de conexão entre caminhoneiros e cargas na América Latina, separou 5 dicas para organizar a logística da sua empresa.
"Desde o começo da pandemia, a digitalização no setor de logística avançou numa velocidade nunca vista antes. O processo já havia começado em algumas companhias, que implantaram atendimento de seus clientes e fornecedores via WhatsApp, por exemplo. Mas agora, com a necessidade imposta pela pandemia de implantação de novos procedimentos operacionais, a imediata adoção de tecnologias digitais aconteceu em altíssima velocidade. Acredito que este vai acabar sendo um legado 'positivo' da crise do coronavirus", conta Carlos Mira, fundador e CEO do TruckPad.
Digitalize a sua transportadora
Notas fiscais, cópias de documentos de veículos, contratos com caminhoneiros autônomos e protocolos de entregas. Todas as informações que a sua empresa ainda precisar ter à mão podem ser armazenadas em nuvem, em um servidor que possa ser acessado apenas pelos computadores da empresa. Assim, você irá precisar de menos espaço no seu escritório, menos armários e os documentos estarão sempre facilmente acessíveis a todos os colaboradores que precisam deles para suas atividades de trabalho, mesmo em home office.
Aposte em tecnologia móvel
Os aplicativos são ferramentas poderosíssimas e são de grande valia para trazer inovação no transporte de carga. O uso de apps para localização e contratação de caminhoneiros autônomos evita que os funcionários precisem se deslocar até postos de combustível ou até pátios de estacionamento para procurar e contatar pessoalmente por motoristas para transportar suas cargas. Especialmente neste momento em que muitos caminhoneiros alteraram suas rotas e estão também evitando aglomerações, o uso de apps agiliza muito o processo de localização e contratação desses profissionais.
Continua depois da publicidade |
Simplifique os processos
Nesse momento de grande complexidade social e econômica, tudo o que puder se tornar mais ágil e prático irá facilitar o dia-a-dia, até pelo fato de muitos colaboradores estarem em home office. Reavaliar e tornar mais simples as tarefas de checagem e controle, por exemplo, traz ganho de tempo em duas escalas. Em produtividade, afinal processos mais ágeis permitem que os colaboradores tenham mais tempo para atender novas demandas, e em eficácia, já que ações mais simples causam menos erros.
Crie estratégias de integração com o cliente
Se a sua transportadora tem contratos fixos com clientes grandes, pode ser uma boa ideia a integração do seu sistema de gestão com o e-commerce do cliente. Essa medida serve para que você receba automaticamente todos os pedidos que forem feitos no site da marca, podendo, assim, agilizar a separação da mercadoria no armazém, reduzindo o tempo da entrega. Se o estoque não fica na sua empresa, essa integração pode funcionar para que você tenha condições de antecipar os processos necessários ao transporte.
Busque softwares adequados
Os softwares são ferramentas que podem trazer inovação no transporte de carga, principalmente do ponto de vista da gestão. Eles permitem uma atualização mais dinâmica dos dados, seja para dar entrada a novos produtos no armazém, registrar a rota escolhida para uma entrega ou dar baixa em um serviço concluído, dando acesso à informação em tempo real aos clientes e demais setores da empresa. Além disso, a integração entre os softwares de gestão das diferentes áreas permite que você avalie a empresa como um todo, proporcionando uma tomada de decisão mais rápida e eficaz.
Gostou? Então compartilhe: