Logomarca Indústria 4.0

Engineering aposta em solução de gestão de recursos móveis para setor de mineração com IoT

Companhia global especializada em Transformação Digital expande seu portfólio com Falco, solução de controle de operações de máquinas móveis industriais usada em duas das maiores siderúrgicas do Brasil. Aplicação IoT faz parte da solução

Por: Assessoria de Imprensa      13/05/2020 

Para apoiar as empresas de mineração e siderurgia na missão de inovar seus processos e reduzir custos, a Engineering, companhia global de Tecnologia da Informação e Consultoria especializada em Transformação Digital, lança sua solução de gestão de recursos móveis a partir da tecnologia que desenvolveu e implementou em duas das maiores siderúrgicas do Brasil.

Nomeada Falco, a solução, que conecta os veículos e os motoristas aos centros de controle de operações, controla a rotina de transporte de carga. Por ser hospedada na nuvem, a tecnologia proporciona o gerenciamento em tempo real da frota de caminhões, locomotivas e demais ativos móveis que transportam minério e aço dentro das plantas industriais, bem como insumos em geral e descartes. Com uma camada de inteligência da solução, que inclui uma aplicação de telemetria baseada em IoT (Internet das Coisas), responsável pelo apontamento dos sinais vitais da máquina além da temperatura do motor, o nível de óleo e a condição de outros periféricos como um todo.

"Nossa proximidade com as dores da mineração permitiu que criássemos uma solução que atende às necessidades de gestão das operações em ambientes de mina e usinas, que envolve a logística de ativos móveis. Assim, desenvolvemos um projeto implementado em duas das principais siderúrgicas do País e, com os resultados da digitalização da operação que trouxe ganhos em agilidade e eficiência operacional, expandimos o nosso portfólio e lançamos a solução para o mercado" explica Alexandre Sartori, diretor de Metal & Mining da Engineering.

Com o uso da ferramenta, os gestores têm controle dos veículos que estão operando e os que necessitam de manutenção, além dos apontamentos das atividades e indicadores diários de produção e entrega. Os motoristas também são facilitados pela solução, pois recebem as ordens de serviços em seus tablets ou smartphones, trazendo agilidade e segurança à operação.


Continua depois da publicidade


Este ganho de eficiência operacional impacta nas finanças das empresas a partir da visão da cadeia de suprimentos, pois, os gestores, com as informações em tempo real, têm base para a tomada de decisão e a realocação de recursos e insumos. Com isso, conseguem reduzir os riscos e os custos operacionais das manutenções de equipamentos não programadas, o que envolve combustíveis e pneus desperdiçados em atividades não efetivas, assim como as horas ociosas dos motoristas e a alocação de colaboradores para funções que não são estratégicas, como a produção de relatórios.

De acordo com o diretor de Metal & Mining da Engineering, a solução foi desenvolvida tendo em vista às especificidades da mineração e siderurgia, mas pode ser adaptada e aproveitada por qualquer nicho de mercado. "Como se trata de uma tecnologia de gestão de recursos móveis, conseguimos ampliar a competitividade e aumentar a lucratividade de qualquer operação", finaliza Sartori.

Gostou? Então compartilhe: