Há tempos se sabe que muito da competitividade de uma empresa depende diretamente de sua velocidade de inovação. A questão é: O quê, como, quando, onde e porquê inovar?
Respostas a perguntas como essas depende de se estar atento aos movimentos do mercado, às tendências globais, às pesquisas e desenvolvimentos tecnológicos mais recentes. É preciso fazer e ver o que os outros estão fazendo. O que é imprescindível hoje, não fará diferença amanhã.
Por isso é que devemos investir em conhecimento. Visitar sites especializados, assinar algum periódico que tenha relação direta com seu ramo de negócios, participar de congressos, feiras, simpósios, colóquios e seminários. Como diz a máxima: ‘Nada se cria, tudo se copia’, ou ‘Nada se cria, tudo se transforma’. Para se ter ideias é preciso se alimentar com ideias.
Muito se pode aprender com as experiências de outros. Tanto com o que deu certo, quanto com o que não deu.
Um exemplo bem sucedido desse tipo de evento foi o Manufacturing Summit Brazil 2020, realizado no dia 3 de março último, que teve como palestrantes altos executivos de importantes empresas da área da manufatura, tais como Dassaut Systèmes; General Motors; Mercedes-Benz; Robert Bosch; Magneti Marelli; Grupo Tigre; Latam; Schneider Eletric; Nestlé Brazil; Bayer Crop Science; Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), entre outras empresas e consultorias não menos importantes.
De modo geral, os palestrantes deixaram claro que:
É preciso ter objetivos muito claros e bem definidos.
O êxito sempre estará a depender do engajamento das pessoas envolvidas nos processos de melhorias.
“Funcionários engajados aumentam a lucratividade da empresa.” - Gallup, 2017
“Empresas de sucesso possuem funcionários engajados.” - Exame, 2018
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“Profissionais engajados são 50% mais produtivos.” - G1, 2019
É muito importante formar equipes de alto desempenho.
Invista no monitoramento constante de processos e rotinas.
Boa vontade é pouco. São necessários sistemas e softwares de apoio.
As iniciativas devem ser inovadoras, desruptivas e sustentáveis.
Modismos à parte, é certo que os modelos de gestão estão mudando.
Investimentos devem ser feitos à tempo de garantir o sucesso e a manutenção da empresa.
Conectividade é um caminho sem volta.
Quem perder o bonde da modernidade ficará à margem do caminho.
O evento contou com um público muito seleto. A maioria tomadores de decisões. Os palestrantes foram divididos em duas salas e contou com uma audiência bastante atenta. Quem participou saiu satisfeito com os temas e desafios abordados, tanto quanto com os casos e experiências apresentadas.
Os ‘cases’ apresentados chamaram bastante a atenção como no caso dos Smart Centers da Bayer, como exemplo de eficácia logística.
Também o case apresentado pela General Motors que coloca a pessoa como peça chave para o êxito da indústria 4.0
O método Scrum da Magneti Marelli que permite aumentar a produtividade e gerar valor aos negócios. Seguem alguns resultados apenas para referência:
Alguns resultados alcançados em 9 meses comparando-se 2019 com 2018.
Enfim, todo o evento foi coroado de êxitos, sendo que as oportunidades para se fazer contatos e discutir ideias foram amplas.
Obs: Apresentações disponíveis no site do evento.
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