Manufacturing Summit

Por: Francisco Marcondes      17/03/2020 

Há tempos se sabe que muito da competitividade de uma empresa depende diretamente de sua velocidade de inovação. A questão é: O quê, como, quando, onde e porquê inovar?

Respostas a perguntas como essas depende de se estar atento aos movimentos do mercado, às tendências globais, às pesquisas e desenvolvimentos tecnológicos mais recentes. É preciso fazer e ver o que os outros estão fazendo. O que é imprescindível hoje, não fará diferença amanhã.

Por isso é que devemos investir em conhecimento. Visitar sites especializados, assinar algum periódico que tenha relação direta com seu ramo de negócios, participar de congressos, feiras, simpósios, colóquios e seminários. Como diz a máxima: ‘Nada se cria, tudo se copia’, ou ‘Nada se cria, tudo se transforma’. Para se ter ideias é preciso se alimentar com ideias.

Muito se pode aprender com as experiências de outros. Tanto com o que deu certo, quanto com o que não deu.    

Um exemplo bem sucedido desse tipo de evento foi o Manufacturing Summit Brazil 2020, realizado no dia 3 de março último, que teve como palestrantes altos executivos de importantes empresas da área da manufatura, tais como Dassaut Systèmes; General Motors; Mercedes-Benz; Robert Bosch; Magneti Marelli; Grupo Tigre; Latam; Schneider Eletric; Nestlé Brazil; Bayer Crop Science; Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), entre outras empresas e consultorias não menos importantes.

De modo geral, os palestrantes deixaram claro que:

  1. É preciso ter objetivos muito claros e bem definidos.

  2. O êxito sempre estará a depender do engajamento das pessoas envolvidas nos processos de melhorias.

“Funcionários engajados aumentam a lucratividade da empresa.” - Gallup, 2017

“Empresas de sucesso possuem funcionários engajados.” - Exame, 2018


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“Profissionais engajados são 50% mais produtivos.” - G1, 2019

  1. É muito importante formar equipes de alto desempenho.

  2. Invista no monitoramento constante de processos e rotinas.

  3. Boa vontade é pouco. São necessários sistemas e softwares de apoio.

  4. As iniciativas devem ser inovadoras, desruptivas e sustentáveis.

  5. Modismos à parte, é certo que os modelos de gestão estão mudando.

  6. Investimentos devem ser feitos à tempo de garantir o sucesso e a manutenção da empresa.

  7. Conectividade é um caminho sem volta.

  8. Quem perder o bonde da modernidade ficará à margem do caminho.

O evento contou com um público muito seleto. A maioria tomadores de decisões. Os palestrantes foram divididos em duas salas e contou com uma audiência bastante atenta. Quem participou saiu satisfeito com os temas e desafios abordados, tanto quanto com os casos e experiências apresentadas.

Os ‘cases’ apresentados chamaram bastante a atenção como no caso dos Smart Centers da Bayer, como exemplo de eficácia logística.

Também o case apresentado pela General Motors que coloca a pessoa como peça chave para o êxito da indústria 4.0         

O método Scrum da Magneti Marelli que permite aumentar a produtividade e gerar valor aos negócios. Seguem alguns resultados apenas para referência:

Alguns resultados alcançados em 9 meses comparando-se 2019 com 2018.

  • Redução de acidentes: - 86%
  • Redução de scrap: - 59%
  • Aumento da produtividade: + 28%
  • Aumento do OEE: + 25%
  • Redução de labor losses:  -51%

Enfim, todo o evento foi coroado de êxitos, sendo que as oportunidades para se fazer contatos e discutir ideias foram amplas.  

As expectativas são as melhores para a próxima edição. 
3 e 4 de março de 2021

Obs: Apresentações disponíveis no site do evento.

 

Fotos do evento:

 Carlos Santiago Vice President Operations  Mercedes-Benz do Brasil
Carlos Santiago - Vice President Operations - 
Mercedes-Benz do Brasil
Smart PLM
Estande da Smart PLM
Público na abertura
Público na abertura
Tulio Duarte: Diretor da Vertical da Manufatura
Túlio Duarte: Diretor da Vertical Manufatura
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