Eventos

A CES 2020 conheceu a cidade do futuro: tecnologia, mobilidade e sustentabilidade juntas para uma vida melhor

Por: Assessoria de Imprensa       17/01/2020

Uma nova cidade, Woven City ou, numa tradução livre, Cidade Entrelaçada. Foi esse o anúncio do nosso presidente global, Akio Toyoda, na CES 2020 (Consumer Electronics Show), a maior e mais importante feira de tecnologia do mundo, que aconteceu de 7 a 10 de janeiro em Las Vegas.

Aos pés do Monte Fuji, no Japão, a Toyota desenvolverá um ecossistema completo onde podemos ver, na prática, como será viver no futuro. Desenhada como um "laboratório vivo", Woven City poderá testar e desenvolver tecnologias autônomas, robótica, mobilidade pessoal, casas inteligentes e inteligência artificial em um ambiente real. A ideia é trazer 2 mil pessoas e aumentar a população conforme o projeto - cuja inauguração está prevista para início de 2021 - avançar.

A cidade é planejada para ser sustentável, com edificações feitas principalmente de madeira tradicional japonesa para reduzir a pegada de carbono, e construções típicas do País. Os telhados gerarão energia solar. A maior fonte de energia, o hidrogênio. A vegetação, nativa.

Os residentes terão acesso à tecnologia de ponta dentro de suas casas. A inteligência artificial verificará a saúde dos moradores e será como um assistente pessoal para recomendar melhorias ou prevenir riscos, criando uma oportunidade para utilizar tecnologias conectadas com integridade e confiança.


Continua depois da publicidade


Para o deslocamento dos moradores, apenas veículos autônomos e sem emissão de carbono nas vias principais. Os e-Palletes serão utilizados para transporte e entregas. Diversos tipos de modais, para acomodar as mais diferentes realidades porque, sim, o futuro é mais sustentável e inclusivo.

Quem ganha com tudo isso? As pessoas. Elas, desde o início, são o foco da empresa e continuarão no centro da tomada de decisão e investimento. E, por mais que a mudança que estamos vivenciando seja a maior em um século, decidimos fazê-la mantendo as bases que nos trouxeram até aqui - os mesmos valores, mas em outra velocidade.

E para ganharmos a velocidade necessária, não estaremos sozinhos. Colaboração, que já era algo tão presente nos corredores da empresa, agora estão amplificados. A cidade está aberta a quem mais tiver interesse em fazer parte dela e demonstrar as possibilidades que a tecnologia traz.

A cidade que até então só fazia parte dos nossos sonhos e da ficção científica, está bem perto de se tornar real e inspirar mais e mais avanços tecnológicos para todos, mesmo para os países que estão mais distantes dessa realidade. Sonhar é para todos. Superar-se é algo que se tornou, ao longo dos 83 anos, a nossa marca.

Futuro, pode chegar. Nós estamos preparados para oferecê-los para todos.

 

* Por Viviane Mans, diretora de Comunicação, Relações Públicas e Sustentabilidade da Toyota do Brasil


Comentários

 


Notícias Relacionados

São Paulo e Rio estão entre as 10 piores cidades do mundo para dirigir - Imagem: Reprodução
Curiosidades

São Paulo e Rio estão entre as 10 piores cidades do mundo para dirigir

Estudo do Mister Auto analisa indicadores que determinam as condições de condução de uma metrópole
Mobilidade do futuro requer união entre os setores público e privado no Brasil - Imagem: Reprodução
Eventos

Mobilidade do futuro requer união entre os setores público e privado no Brasil

Luciano Driemeier, gerente de mobilidade e novos negócios da Ford e embaixador do #ABX20, fala sobre os desafios dos próximos anos