Logomarca Indústria 4.0

Monitoramento de condição: saiba como esse recurso pode impulsionar a transformação digital

Por: Luciano Rodrigues Costa      22/01/2020

A jornada de transformação digital rumo à IndustryNxT começa com o investimento em infraestrutura e conectividade – e ganha impulso com soluções que ofereçam maior capacidade de integração e processamento dos dados enviados pelos sensores embarcados nos equipamentos ao longo de toda a cadeia produtiva que permitam, assim, implantar uma eficiente estratégia de monitoramento de condição de ativos.

Na verdade, a estratégia de monitoramento de condição baseada em dados enviados pelos sensores e soluções de IoT (Internet of Things – Internet das Coisas) é um perfeito ponto de partida para a transformação digital, já que é um processo iterativo e seu valor pode ser percebido de forma imediata.

Temos acompanhado a jornada digital de diversos clientes e nossa experiência aponta que com uma correta abordagem de implementação, a adoção de soluções de IoT e de monitoramento de condição abre caminho para novas iniciativas, promovendo melhorias em todos os processos, que vão desde a redução dos custos de manutenção, o aumento do ciclo de vida dos equipamentos e, finalmente, a entrega de melhores produtos em um prazo mais curto.

O monitoramento de condição de ativos gera valor principalmente de três maneiras: entrega uma visão em tempo real da disponibilidade e condição das máquinas e equipamentos, facilita a adoção de estratégias de manutenção preditiva e permite tomar decisões baseadas em dados que resultam em mais qualidade. Com os dados adquiridos a partir das soluções de IoT integradas e analisadas em uma plataforma de gestão de ativos, é possível avaliar se todos os equipamentos estão funcionando de forma eficiente, prevenindo falhas e paradas que poderiam ocorrer no processo.

O controle de qualidade dos produtos também ganha com um monitoramento de condição moderno, pois permite que estratégias de manutenção preditiva impulsionem o uso de soluções de monitoramento de condição com essas funcionalidades. Logo, além de reduzir custos com a manutenção de equipamentos e aumentar o ciclo de vida dos ativos, um monitoramento de condição impulsionando a transformação digital oferece dados mais precisos para otimizar a qualidade da produção.


Continua depois da publicidade


Para isso, as empresas devem ter uma percepção clara de como as novas tecnologias podem alavancar os resultados dos negócios, integrando inovação, flexibilidade, automação, controle, customização e agilidade aos processos produtivos. Assim, é possível capturar todas as vantagens oferecidas pelas inovações tecnológicas para a melhoria dos processos produtivos e operacionais, gerando novos modelos de negócio e o surgimento de novos produtos.

Nesse novo cenário, as atividades humanas e os processos industriais, como o monitoramento de condição de ativos, são aprimorados, criados e recriados com base em um crescente volume de dados gerados pelas soluções de IoT. Com a transformação digital, esses dados, compartilhados por pessoas, sensores e máquinas, passam a ser um novo fator de produção, ao lado dos bens materiais e do capital humano. A jornada está apenas começando, e devemos estar alinhados a essa nova forma de produção baseada em dados.

*O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.

Gostou? Então compartilhe:

Luciano Rodrigues Costa

Product Manager da Atech