Logomarca Indústria 4.0

Pesquisa mostra que 73% das indústrias e empresas de serviços têm metas de sustentabilidade

Por: Assessoria de Imprensa      30/11/2019 

Uma pesquisa inédita sobre as prioridades ambientais dos setores da Indústria, Infraestrutura e Serviços no Brasil, com a participação de 80 empresas de diferentes portes, aponta quais são os cuidados já adotados por essas organizações e o que ainda se pretende fazer em prol do meio ambiente. Um dos pontos analisados foi quais possuem metas de sustentabilidade. O resultado foi que entre as indústrias e empresas de serviços, 73% delas disseram que sim. E as de infraestrutura somam 62%.

Desenvolvida durante o primeiro semestre deste ano pela Allonda Ambiental, empresa de engenharia com foco em soluções ambientais sustentáveis, a pesquisa procurou saber quais são as prioridades das empresas para questões como aproveitamento por completo de matéria-prima, uso e reuso de recursos naturais, adequação à legislação, consumo de energia, entre outros pontos relacionados ao meio ambiente.

"Outro ponto importante apurado neste levantamento é a Indústria 4.0, movimento que está em andamento no planeta e que traz oportunidades para fazer um uso mais eficiente dos recursos (físicos, financeiros, ambientais e informacionais) para que produtos e serviços sejam mais competitivos", diz Leo Cesar Melo, CEO da Allonda. Para ele, apesar da crise econômica enfrentada pelo Brasil, os dados apontam a Indústria 4.0 como uma relevante oportunidade para o país.

A pesquisa foi respondida em sua maioria (60%) por líderes como CEOs, diretores, gerentes e coordenadores, contando também com a participação de supervisores, consultores e analistas das empresas. Abaixo, confira mais alguns destaques:

- Projetos ambientais ligados ao processo produtivo são considerados estratégicos em 46% das empresas; 35% tem o meio ambiente em projetos pontuais e os demais 19% em demandas emergenciais;

- Viabilidade financeira é uma das principais dificuldades na contratação de fornecedores ambientais para 45% das Indústrias;

- A tecnologia 4.0 já é usada para monitoramento do processo produtivo por 70% das Indústrias, 38% das empresas de Serviços e 24% das empresas de Infraestrutura.

Gostou? Então compartilhe: