Mercado

Sustentabilidade e a Indústria 4.0

Por: Jornal Diário do Aço       04/11/2019

A Indústria 4.0 provoca mudanças no modo como as empresas se relacionam com os seus funcionários, parceiros, comunidade e clientes. Ela também está criando um novo modelo de negócio em que as organizações precisam cada vez mais adequar seus produtos e serviços às necessidades do cliente. Mas essa mudança não deve ser apenas para trazer automação e produtividade, é preciso estar atento à sustentabilidade. Para além dos ganhos financeiros, a implantação de tecnologias no processo produtivo também deve atender os outros pilares da sustentabilidade: o social e ambiental.

Pela imensa importância nos dias atuais, o uso consciente de recursos em processos produtivos deve estar no centro da nova revolução industrial pela qual passamos. Portanto, não há como falar de ambientes inteligentes se estes não tiverem preocupação com os efeitos da atividade industrial nas pessoas do entorno e no meio ambiente. Para que as indústrias sejam parte da solução no desenvolvimento sustentável as tecnologias devem ser viáveis economicamente, contribuir com a minimização de impactos ao meio ambiente e proporcionar impactos positivos na qualidade de vida das pessoas envolvidas.


Continua depois da publicidade


Aqui no Brasil, felizmente, a Indústria 4.0 já é uma realidade. Realizada durante o primeiro semestre deste ano pela Allonda Ambiental, uma pesquisa inédita sobre prioridades ambientais, com 80 empresas de diferentes portes, aponta que a tecnologia 4.0 já é usada para monitoramento do processo produtivo por 70% das Indústrias, 38% das empresas de Serviços e 24% das empresas de Infraestrutura. E 59% planejam investimentos nessa área em 2019.

Naturalmente, ainda há espaço para avançar nesse sentido. Mas, se levarmos em consideração que o país há alguns anos passa por uma grave crise econômica e que o seu processo de recuperação tem sido bem mais lento do que se esperava, o fato de contarmos com empresas atuando nesse cenário e outras com planos de investir em tal, nos permite acreditar que estamos conscientes das necessidades impostas pelos momentos atuais. Hoje, mais do que nunca, a busca por soluções sustentáveis deve fazer parte da estratégia de negócio de qualquer organização.

* Por Leo Cesar Melo, CEO da Allonda Ambiental, empresa de engenharia com foco em soluções ambientais sustentáveis


Comentários

 


Notícias Relacionados

Setor automotivo do PR avança rumo à indústria 4.0 - Imagem: Reprodução
Mercado

Setor automotivo do PR avança rumo à indústria 4.0

Digitalização de processos e pesquisa aplicada estimulam setor no desenvolvimento de veículos mais eficientes e sustentáveis
Air Liquide firma parceria com ArcelorMittal em projeto piloto para capturar e reciclar carbono  - Imagem: Max Pixel
Sua empresa

Air Liquide firma parceria com ArcelorMittal em projeto piloto para capturar e reciclar carbono

A Air Liquide, líder mundial em gases, tecnologias e serviços para a indústria e saúde, estabeleceu uma parceria com a ArcelorMittal na primeira planta de demonstração em escala industrial para...


Publicidade »

Publicidade »