Logomarca Indústria 4.0

Nokia e SENAI-SP firmam parceria para alavancar adoção de soluções da Indústria 4.0 no país

A parceria permitirá o desenvolvimento de competências do ecossistema da Indústria 4.0 em todo o país e a criação de testes para o desenvolvimento de novos casos de uso e soluções aplicadas

Por: Assessoria de Imprensa      31/10/2019 

A Nokia anuncia uma parceria com o SENAI-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) para implementar seu portfólio tecnológico de soluções de conectividade no laboratório da unidade da instituição em São Caetano do Sul, considerada uma referência no ensino de mecatrônica e onde há uma planta modelo da Indústria 4.0. O espaço, na região metropolitana de São Paulo, é destinado a uma imersão prática com o objetivo de capacitar os profissionais nas tecnologias necessárias para atuar na Indústria 4.0, além de permitir a realização de testes-piloto e demonstrações de novas soluções antes do lançamento no mercado.

O Brasil vem demonstrando um crescente interesse em investir na adoção da tecnologia industrial de próxima geração para impulsionar o crescimento econômico. De acordo com pesquisa realizada pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) em parceria com o SENAI-SP, 90% das empresas familiarizadas com a Indústria 4.0 concordam que ela "aumentará a produtividade" e 79% reconhecem que ela "impactará o modelo de negócio das empresas", mas apenas 30% deram início a este processo.

Maior economia da América do Sul, o Brasil tem o compromisso de investir em tecnologias que impulsionarão a produção e a competividade da indústria - uma parte vital do tecido econômico e social nacional. Digitalizar os negócios será uma prioridade para que o Brasil se mantenha competitivo e enfrente os desafios da produtividade. Aplicações mais inteligentes de conectividade, IoT industrial (IIoT) e automação aumentarão a eficiência nas operações das empresas, melhorando a taxa geral de produção.

A Nokia acredita que a Indústria 4.0 oferece a oportunidade de aprimorar o trabalho das organizações usando tecnologia para digitalizar processos e capacitar os funcionários a desenvolverem novas competências. Dados do Banco Mundial mostram que o setor industrial brasileiro representou 21% do total de empregos do país em 2017, incluindo manufatura, mineração, construção e serviços públicos.


Continua depois da publicidade


A parceria permitirá ao SENAI-SP utilizar a capilaridade de suas 166 unidades no estado para trabalhar com a Nokia em atividades de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias, treinando e preparando profissionais de todo o Brasil para a era da Indústria 4.0, em todos os segmentos que o SENAI-SP atua.

A Nokia irá alavancar seu portfólio de soluções de tecnologia e conectividade de ponta a ponta para apoiar empresas em todo o Brasil, já que o laboratório ficará à disposição de todo o país. Algumas das soluções implementadas em conjunto pela Nokia e pelo SENAI-SP na unidade de São Caetano do Sul incluem:

• 4G/ 5G, aprimorando a conectividade já existente no laboratório de Indústria 4.0 com uma plataforma segura e confiável

• POL - Passive Optical LAN, adicionando capacidade de conexão para melhoria da estabilidade de rede

• NDAC - Nokia Digital Automation Cloud, solução que implementa uma rede privada sem fio de alta performance, de ponta a ponta, beneficiando a implementação de aplicações de missão crítica e edge computing local

Este investimento no futuro econômico do Brasil se baseia no crescimento da presença da Nokia e em aportes prévios na região, apoiando operadoras e organizações a atualizar e otimizar redes e sistemas em antecipação à Indústria 4.0. Algumas referências abaixo:

• A Nokia está trabalhando ao lado da TIM Brasil para possibilitar sua jornada de digitalização e nuvem

• A participação da Nokia na iniciativa ConectarAgro irá alavancar as tecnologias IoT e Agricultura 4.0 para a região

• A Oi selecionou a Nokia para ajudar a operadora a transformar sua rede preparando-a para o 5G

• A operadora ANTEL do Uruguai lançou a primeira rede comercial 5G da América Latina em parceria com a Nokia

• Telefónica Peru e Nokia estão conectando a operação da Las Bambas, uma das maiores minas de cobre do mundo

Paulo Skaf, presidente da FIESP e do SENAI-SP, disse: "Essa parceria acelerará significativamente os esforços da Indústria 4.0 no Brasil, aproveitando a expertise global da Nokia com o alcance do SENAI-SP no setor industrial. O anúncio de hoje reforça o compromisso do SENAI-SP com a busca de tecnologias de vanguarda no mundo, com foco em ações que aumentem a competitividade das empresas e a produtividade do trabalhador, fortalecendo nosso papel no desenvolvimento da indústria para garantir o crescimento econômico e a geração de emprego e renda".

Osvaldo Di Campli, Head da Nokia na América Latina, disse: "A Nokia é um parceiro de confiança em toda a América Latina, e temos o prazer de trazer todo o potencial do ecossistema da Indústria 4.0 para o Brasil. Com a expectativa da implementação do 5G, é vital que as operadoras, empresas e setores produtivos do Brasil estejam bem posicionados para colher os benefícios da nossa arquitetura Future X, de conectividade a plataformas digitais e segurança."

Gostou? Então compartilhe: