Logomarca Indústria 4.0

Intermach 2019 reúne mais de 150 expositores com lançamentos e tecnologias para alavancar a inovação e a indústria 4.0

12ª edição do evento, de 17 a 20 de setembro, em Joinville, SC, terá feira, congresso, seminários, workshops e rodada de negócios. Entre os expositores a Intermach terá um pavilhão da Alemanha, apresentação de investimentos em indústria 4.0 do Governo de Taiwan e campeonato de solda Weld Vision para profissionais

Por: Assessoria de Comunicação Messe Brasil      13/09/2019 

Principal evento metalmecânico do Sul do Brasil, a Intermach reúne de 17 a 20 de setembro de 2019, mais de 150 expositores entre os principais fornecedores de máquinas, equipamentos, soluções e serviços para o setor. Entre os destaques estão lançamentos, tecnologias inovadoras e serviços para a indústria metalmecânica e focados na modernização dos parques fabris e na indústria 4.0.

A feira reúne expositores ligados a ferramentarias, plástico, automação industrial, logística, ensaios, caldeiraria, tratamentos, tecnologia da informação, soluções em usinagem, cromagem, galvanização e metrologia, entre outros fornecedores focados, não apenas no forte polo industrial catarinense, mas de todo o Brasil e da América Latina. Entre as novidades internacionais, destaque para o pavilhão da Alemanha e apresentação de programa para a indústria 4.0 do Governo do Taiwan.

A qualificação profissional será outro aspecto que ganha reforço. Além do Congresso Técnico serão realizados seminários, workshops, reuniões e rodada de negócios. “Esse é o único evento do setor no Brasil que, além de visita à feira, oferece capacitação profissional, agilidade em fechamento de negócios na rodada, somado a uma área específica dedicada a serviços industriais”, comenta Richard Spirandelli, diretor da Messe Brasil.

A feira tradicionalmente concentra qualificados visitantes vindos de todas as regiões do Brasil e de outros países da América Latina e Europa. Além da rica programação voltada a qualificação profissional, a Intermach terá pela primeira vez o Campeonato de Solda Weld Vision que reúne profissionais de empresas da região para a competição.

A sede do evento é outro ponto favorável, por ocorrer no centro de uma das regiões mais industrializadas do país, motivos que asseguram o seu sucesso entre expositores e profissionais visitantes do setor. “Santa Catarina concentra um polo de tecnologias e empresas de ponta reconhecidas internacionalmente e a localização estratégica entre regiões altamente industrializadas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, são diferenciais de Joinville para sediar com sucesso feiras técnicas de diferentes segmentos”, destaca Spirandelli.


Continua depois da publicidade


 

Pavilhão da Alemanha traz empresas e tecnologias da Baviera para a Intermach

O Pavilhão Baviera, estande coletivo que reúne empresas bávaras, todas estabelecidas no sul da Alemanha, terá demonstração de diferenciadas tecnologias, ferramentas e dispositivos de engenharia mecânica e de produção na Intermach. O foco da participação dos expositores alemães no evento é encontrar parceiros e fornecedores, além de criar contatos e relações comerciais para entrar e/ou expandir a presença no mercado brasileiro.

O programa é viabilizado pelo Bayern International GmbH, Escritório Bávaro para Relações Comerciais Internacionais, ligado ao Ministério da Economia da Baviera, que viabiliza a participação de PMEs da Baviera em feiras internacionais, parcialmente financiado pelo governo.

A Associação Alemã da Indústria Mecânica e de Plantas de Engenharia da Baviera, oferece uma rede que inclui mais de 450 empresas associadas em engenharia mecânica. O Programa de Participação em Feiras da Baviera é um importante instrumento de promoção e fomento às exportações e facilita a captação de novos mercados internacionais.

 

Governo de Taiwan traz plano para a Indústria 4.0 à Intermach

Empresários brasileiros poderão conhecer detalhes da transformação que está ocorrendo em Taiwan no estande da Taitra

A indústria de transformação tem papel vital na economia de Taiwan.  Para estar em linha com as inovações exigidas pela Indústria 4.0, o Governo e as indústrias locais se uniram e estão promovendo ações conjuntas, desde o final de 2016, quando foi lançado o "Plano de Inovação da Indústria, colocando as máquinas inteligentes no centro da pauta.

Representando o Governo do Taiwan, a Taitra – Taiwan Trade Center do Brasil estará na Intermach, em Joinville (SC), para divulgar os eventos organizados pela instituição. Os visitantes serão recebidos em um estande próprio, onde poderão conhecer as oportunidades de participar das feiras em Taiwan e/ou ser um fornecedor de produtos manufaturados taiwaneses no mercado brasileiro.

A Taitra é a mais importante agência de promoção comercial do país, com sede em Taipei, além de cinco escritórios domésticos em Taiwan e 61 escritórios no exterior, em todo o mundo. Em 2020, a agência realizará em Taipei a Feira Internacional de Máquinas e Manufatura Inteligente (iMTDUO). Em 2021, acontecerá mais uma edição da terceira maior feira de máquinas-ferramentas do mundo, a TIMTOS.

Resultados do Plano de Inovação da Indústria

Logo após o lançamento do Plano de Inovação da Indústria, em 2016, o resultado não demorou a surgir. No ano seguinte, 2017, o valor de produção da indústria de máquinas e equipamentos de Taiwan ultrapassou a marca de trilhões de NT$ (novo dólar taiwanês, a moeda local).  Em 2018, o valor atingiu NT$ 1,18 trilhão (acima de USD 37bilhões), 7,3% acima do ano anterior.  A exportação de máquinas e equipamento alcançou NT$ 825,7 bilhões (cerca de USD 26 milhões), com alta de 7,2%, o que é um número recorde para a economia taiwanesa.

No ano passado, o Governo local reuniu o Ministério da Economia, o Ministério da Ciência e Tecnologia, o Ministério da Educação e associações industriais, mirando o aprimoramento das máquinas produzidas no país, especificamente a indústria de máquinas-ferramenta. Este grupo de trabalho coordenou várias ações, que auxiliam e aceleram o ritmo de indústrias locais na rota da Indústria 4.0.

 

Campeonato de Solda Weld Vision reúne profissionais da região

A Weld Vision, especializada em equipamentos de solda e corte, realiza na Intermach o primeiro Campeonato de Solda Weld Vision que reúne profissionais de empresas da região para a competição. A ideia é permitir que os soldadores tenham a oportunidade de demonstrar seus talentos e habilidades com o uso das tecnologias mais recentes disponíveis no mercado.

A Weld Vision convidou indústrias e empresas da região para inscreverem duplas de profissionais experientes em processos de soldagem e os competidores serão avaliados nos processos reais: MIG/MAG Aço Carbono, TIG Alumínio e Aço Inoxidável. A competição será avaliada por uma Comissão Julgadora composta por membros de instituições de ensino e experientes na área, seguindo critérios das normas técnicas americanas AWS e ASME.

As provas serão realizadas no estande 102 da Weld Vision em parceria com a Messe Brasil na Intermach, de 17 a 19 de setembro, em sessões às 18h30 e às 19h45, com transmissão ao vivo nos telões do estande. As três melhores duplas serão premiadas no dia 20 de setembro, às 20h, no estande da organizadora. Os integrantes da dupla vencedora em primeiro lugar serão premiados com uma Inversora MIG Maverick 165, segundo lugar com uma Inversora Eletrodo Fusion 200, e terceiro lugar com uma Máscara Automática Thunder.  Será sorteado entre os 6 participantes finalistas uma SCOOTER elétrica.

Além de promover o campeonato de solda para profissionais, a Weld Vision apresenta em seu estande novas tecnologias em soldagem para a indústria 4.0. Os visitantes poderão testar ainda o simulador de solda em realidade aumentada, capaz de detectar com precisão a eficiência da solda e atribuir uma nota para o processo realizado.

 

ABIMAQ, BRDE e FINEP apresentam linhas de financiamento para inovação em linhas de produção

A linha Finep Inovacred 4.0 de financiamento para inovação e manufatura avançada será apresentada em encontro promovido pela ABIMAQ, BRDE e Finep, dia 17 de setembro, durante a Intermach, em Joinville (SC). O evento marca o início da operação piloto do Finep Inovacred 4.0, a ser realizada na Região Sul pelo BRDE com recursos da Finep.

Considerada a primeira entrega da Câmara Brasileira da Indústria 4.0, a linha de crédito é destinada a empresas com receita operacional de 0 até R$ 300 milhões/ano para financiar para a formulação e implementação de Planos Empresariais Estratégicos de Digitalização que abarquem a utilização, em linhas de produção, de serviços de implantação de tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0. Além das taxas favoráveis e prazos alongados, o grande diferencial da linha é seu mecanismo simplificado de aprovação, baseado em critérios pré-definidos e maior velocidade para liberação de recursos. Para submeter proposta de financiamento, o cliente final deverá ter plano de digitalização desenvolvido por empresa integradora credenciada pela Finep.

Programação Inovacred – Sala Bromélia nº 4

17/9 – terça-feira
17h – Abertura Abimaq
17h10 – BRDE
17h15 – Panorama atual da Indústria (CNI)
17h30 – Indústria 4.0 – Oportunidades para a indústria brasileira (Finep)
17h45 – O Finep Inovacred 4.0 (Finep)
18h – Integradora Finep 4.0 (Audaces)
18h10 – Agente Financeiro Finep Inovacred 4.0 (BRDE)
18h20 – Perguntas e respostas
18h30 às 19:30 – Confraternização

 

 

Workshop NR 12 ABIMAQ – Sala Bromélia nº 4

As mudanças e desafios da nova alteração da NR 12 estarão em evidência no workshop que a ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos promove na Intermach, dia 18 de setembro, das 15h às 18h. O especialista Sidney Esteves Peinado, apresentará o tema “A nova NR 12 – leitura e interpretação”, apontando os pontos modificados e os desafios para as indústrias. “Vamos mostrar os impactos das mudanças para os fabricantes e usuários de máquinas e equipamentos, destacando a leitura e interpretação da normativa. Demonstraremos o ponto de vista da fiscalização, não do fabricante e usuário”, acrescenta.

Segundo o consultor muitas indústrias têm dúvidas desde a publicação da Portaria 197 de 24/12/2010, maior revisão desde a portaria 3214 de 1978, e de como aplicá-la em seus processos. “As normativas e legislações nem sempre são fáceis de entender e é natural que as dúvidas sempre vão existir, considerando inclusive, a necessidade de seguir a hierarquia das leis da Constituição Federal, CLT, Portarias, Normas Regulamentadoras, Notas técnicas e Instruções Normativas”, explica.

 

Seminário Técnico de Automação Industrial da ISA

O 19° Seminário Técnico de Automação Industrial organizado pela ISA Curitiba Section, em paralelo à Intermach 2019, debaterá as tendências do mercado de instrumentação, sistemas de controle e automação, nos dias 18 e 19 de setembro, das 14h30 às 19h. O Seminário será realizado em um momento promissor considerando que o mercado de automação no Brasil teve uma alte de 8% no total de 2017 para 2018 (Associação Brasileira de Automação GS1 Brasil). A região sul é onde o mercado de automação mais cresceu em 2018, com incremento de 13% em todos os setores.

Gil Fábio de Souza, presidente-eleito da ISA Distrito 4 – Brasil, diz que a automação no Brasil está sendo implementada com foco na entrega de melhores experiências, produtos e serviços para o consumidor final. “Isso mostra uma sintonia das empresas com os clientes, e o Seminário Técnico da ISA é uma das pontes de ligação entre a necessidade dos processos industriais e os fornecedores de tecnologia de automação”, destaca.

Programação – Sala Azaleia nº 2

18/9 – quarta-feira
14h – credenciamento
14h30 – “O que a International Society of Automation-ISA pode fazer por sua carreira na Automação Industrial” – Vitor Finkel, Keynote Speaker ISA
16h –
“Como tornar suas máquinas mais eficientes e conectadas” – Misael Goes, da Schneider Electric
17h – “A digitalização aplicada em sua produção” – Nicollas Prada de Araújo, da Festo
18h – “WEG na Indústria 4.0” – Charles Fernando Scheffelmeier, da WEG

19/9 – quinta-feira
14h – credenciamento
14h30 – “Cibersegurança para sistemas de controle e automação industrial na era do IoT e Indústria 4.0” – Guilherme Neves, Keynote Speaker da ISA
16h – “Conectando tecnologias” – Guilherme Schmoeller, da Dimensional
17h – “Automação de válvulas com atuadores elétricos em redes digitais” – Carlos Henning, da Coester
18h – “Digitalização com convergência de redes” – Claudio Franzoi, da Siemens

 

Seminário de Metrologia da ABIMAQ

As novidades em equipamentos e as tendências em processos de metrologia estarão em destaque na Intermach 2019 no Seminário de Metrologia, Medições, Testes e Oportunidades para o Setor, organizado pela ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, por meio da CSQI – Câmara Setorial de Máquinas e Equipamentos para Controle de Qualidade, Ensaios e Medição. O seminário será realizado dia 19 de setembro, das 14h às 19h.

Na pauta das atividades estão temas relevantes para o setor e as melhores práticas voltadas para a realidade da Indústria 4.0. “Será uma oportunidade única de conhecer o que o mercado vem praticando e de interagir com as indústrias de todo o Brasil, muito bem representadas na principal feira do segmento máquinas e equipamentos, realizada na região Sul do país”, comenta Eduardo Prata Fernandes, presidente da CSQI.

Programação – Sala Bromélia nº 4

14h – Credenciamento
14h30 – Abertura – Eduardo Prata Fernandes – Presidente da CSQI – Câmara Setorial de Máquinas, Equipamentos para Controle de Qualidade, Ensaios e Medição da ABIMAQ
14h40 – “Repensando a Qualidade na Indústria 4.0” – Danilo Bonassi Lapastini – Hexagon
15h20 – “Novas tecnologias para realização de Ensaios Não Destrutivos” – Pedro Henrique Paiva – Itw Chemical Products (Magnaflux)
16h – “Ensaios de Intemperismo Acelerados para Avaliação da Durabilidade de Produtos ao Meio Ambiente” – Carlos Alberto Maciel – Bass Equipamentos
16h40 – Brunch
17h – “Segurança, Confiabilidade e Precisão em Testes de Alta Pressão na Indústria 4.0.” – Eduardo Prata Fernandes – Flutrol
17h40 – “Metrologia na Industria 4.0” – Eng. Nelson Cunha – Mitutoyo
18h20 – “Análise de Superfície 3D” – Tatiana Santana – Mahr do Brasil
19h – Encerramento

 

Workshops gratuitos de expositores

Oferecer ferramentas de conhecimento para os clientes é uma forma de agregar valor à marca. Pensando nisso, a Messe Brasil criou para os expositores da Intermach 2019 uma ferramenta de disseminação de conteúdo técnico por meio de workshops. São mais de 40 horas de workshops gratuitos que evidenciam as tecnologias presentes na feira e permitem a troca de experiência entre profissionais que enfrentam as mesmas dificuldades e necessitam das mesmas soluções em seus processos produtivos. A ideia é proporcionar uma visão de futuro para os próximos dois anos do setor em termos de tecnologias e desafios da indústria, permitindo ao visitante vivenciar diversificadas experiências e oportunidades, que vão além da simples visita, e incluem contato com conteúdo relevante para sua carreira profissional.

Programação gratuita

18/9 – quarta-feira
14h – Rumo a indústria 4.0 – Soluções da Impressão 3D para a Indústria Metalúrgica – WishBox – Sala Margarida nº 12
15h – Motores IR3 projetados para gerar economia, pensando no meio ambiente! – Nova Motores e Geradores Elétricos – Juliano Westphal e Cleber Custodio – Sala Margarida nº 12
15h – Coleta de Dados e o uso de PCs na Indústria – BR Automation – Angelo Spiel – Sala Acácia nº 13
16h – Inovações em Movimentação Linear para as Necessidades da Indústria 4.0 – THK – Valeria Motoyama – Sala Margarida nº 12
16h – Novos Conceitos de Usinagem – TAEGUTEC – Sala Acácia nº 13
17h – Metal Finishing – Análise de banho galvânico e revestimento – FISCHER – Fabio dos Santos – Sala Margarida nº 12
17h – Manuseio Equipamentos de Pesagem – Aumente a vida útil e reduza perdas – BALANTEC – Ailton de Borba – Sala Acácia nº 13
18h – Soluções inteligentes para segurança de máquinas – NR12 – TECHNOSAFE – Ronalti Nunes – Sala Margarida nº 12
18h – Reduza o prazo de entrega e aumente a qualidade do moldes com o Cimatron 15 para projeto e manufatura – CIMACAD – Alexandre L. C.Censi. – Sala Acácia nº 13
19h – Metrologia na Indústria 4.0 – PAFER / Mitutoyo Sul Americana – Nelson Cunha – Sala Margarida nº 12
19h – Transformação Digital no Segmento Industrial com o Google – Movti/GOOGLE – Kleber Martins – Sala Tulipa nº 5
20h – Células robotizadas KUKA Roboter, especificação e aplicações – RoboterSys – Tiago Josué Batista – Sala Margarida nº 12
20h – O real Impacto da Robótica na Manufatura Moderna – Univille – Prof. Msc. Eng. Marcos Francisco Ietka – Sala Acácia nº 13

19/9 – quinta-feira
15h – Qualificação e Certificação em Soldagem – INFOSOLDA – Prof. Sandro Jardim – Sala Margarida nº 12
15h – Vibrações – SCHENCK – Juarez Ramos – Sala Acácia nº 13
16h – Fábricas inteligentes de tratamento de superfície e pintura na era da Indústria 4.0 – ERZINGER – Luiz Henrique Kondlatsch – Sala Margarida nº 12
16h – CNC monitor – a primeira plataforma 100% grátis que conecta todas as suas máquinas de usinagem – GRV Software – Valdecir de Oliveira Pereiras – Sala Acácia nº 13
17h – Balanceamento de rotores – SCHENCK – Stephan Roisin – Sala Margarida nº 12
17h – Ferramentaria 4.0 – Integração CAD – CAE – CAM – PDM – ERP – TOPSOLID – Glauber Longo – Sala Acácia nº 13
18h – Aplicação e Manutenção de Guias Lineares e Fusos de Esferas – OBR – André Schier – Sala Margarida nº 12
19h – Energias Renováveis – VCM Caldeiraria – Carlos Valim – Milton Y Hirose – Sala Acácia nº 13
19h – Otimização do Uso de Energia em Sistemas de Geração e tratamento de Ar Comprimido – PNX – Mateus Becker – Sala Tulipa nº 5
19h – Apreciação de Riscos e Adequações ao eSocial – NETZCRAFT – Sala Margarida nº  12

20/9 – sexta-feira
15h – Excelência em Movimentação de Cargas – B.LOTTI – Luciano Pereira – Sala Margarida nº 12
16h – Sistema Hidráulico sem Quebras – HINE DO BRASIL – Samuel Andrade – Sala Margarida nº  12
17h – Novidades em Software Schneider para a Indústria – VALE Automação Industrial – Gustavo Henrique Jahn – Sala Margarida nº 12

 

Cintec Mecânica e Automação

A transformação que a indústria 4.0 deve trazer para os processos e rotinas dos profissionais estão no centro do debate do Cintec Mecânica e Automação, congresso técnico realizado pela Unisociesc durante a Intermach, de 17 a 19 de setembro. Cases de empresas e os desafios que as organizações enfrentam serão apresentados nos três dias do evento divididos nos macro temas Novas Tecnologias e Inovação Industrial, Eficiência Industrial e Manufatura Avançada.

Programação gratuita

17/9 – terça-feira – Novas Tecnologias e Inovação Industrial
16h – Sistematização e digitalização dos processos e manufatura – Alvaro Johansen B. de Gouvea – Gerente de Processos e Manufatura na Empresa COCA-COLA FEMSA
16h40 – Pensando em soluções cognitivas – Luiz Carvalho – NEXO
17h20 – Os desafios da jornada digital na indústrian- Antonio Mandalozzo – ELECTROLUX
18h – Operações 4.0 e mudança de mindset – Felipe Hoffmann – O BOTICÁRIO

18/9 – quarta-feira – Eficiência Industrial
16h – Renascimento Industrial - como ir além da Indústria 4.0 para ser competitivo no século 21 – Luiz Roberto G. Egreja – 3 S DASSAULT SYSTEMES
16h40 – Tecnologia x Gestão dos negócios – Júlio César Wustrow Igansi – MARCOPOLO
17h20 – RoadMap Embraco 4.0 – Pedro Resende Irigon – EMBRACO
18h – Inovação em processos industriais – Emanoel Christian Puhl dos Santos – CNH INDUSTRIAL

19/9 – quinta-feira – Manufatura Avançada
16h – VM Autonomous sugar cane – Fabianna Stumpf Tonin – VOLVO
16h40 – Manufatura Digital – Danilo Oliveira Raimundo – VOLKSWAGEN DO BRASIL
17h20 – Aplicação de ferramentas de otimização em CAE para o desenvolvimento de produtos – Carlos Jose Pavanello – GM
18h – Atualizações no sistema de produção da BMW para integração de novos modelos – Carlos Eduardo Bristotti – BMW

 

Sobre a Intermach

A Intermach – Feira e Congresso Internacional de Tecnologia, Máquinas, Equipamentos, Automação e Serviços para a Indústria Metalmecânica – é referência em tecnologia para a manufatura industrial, impulsionando o mercado industrial. Apresenta tecnologias, inovações, tendências, desenvolve negócios e relacionamentos, e estimula o conhecimento. O evento reúne as empresas fornecedoras para o mercado industrial e recebe visitantes nacionais e internacionais em busca tecnologias e soluções inovadoras.

Serviço

Intermach 2019 – Feira e Congresso Internacional de Tecnologia, Máquinas, Equipamentos, Automação e Serviços para a Indústria Metalmecânica – www.intermach.com.br
Data: de 17 a 20 setembro de 2019
Horário: 14h às 21h
Local: Centro de Convenções e Exposições EXPOVILLE - R. XV de Novembro, 4315 – Glória, Joinville – SC
Organização: Messe Brasil
Apoio: ABIMAQ – ABIMEI – ABNT – FIESC – ISA – Sicredi
Saiba mais: www.intermach.com.br

Gostou? Então compartilhe: