Mercado

A evolução das empresas com a indústria 4.0

Para implementar o conceito da indústria 4.0, precisamos assegurar que os fluxos estejam bem definidos e que tenham sido reduzidas as fontes de desperdício
Por: Portal Nacional de Seguros - www.segs.com.br       05/07/2019

Evoluindo na prática, empresas como Hercules Motores Elétricos demonstram que as inovações representam redução dos custos industriais e aumento de competitividade

O conceito puro da indústria 4.0 (ou quarta revolução industrial) ainda é bastante distante de muitas empresas no mundo, porém temas como manufatura aditiva, inteligência artificial, internet das coisas, sistemas ciberfísicos e outras tecnologias relacionadas ao assunto estão no centro das discussões quando se trata do futuro da manufatura, tanto quando analisados os recursos técnicos (máquinas e equipamentos) quanto os humanos.

Num país como o Brasil, que perdeu posições no cenário global em produtividade e competitividade nos últimos anos em função das crises político-econômicas e da escassez de investimentos no setor, a quarta revolução representa uma importante oportunidade de retomada do crescimento com a redução dos custos industriais.

Segundo Emerson Narciso — diretor industrial da Hercules Motores Elétricos —, essa visão de futuro é fundamental para as empresas na atualidade: "Por isso, na nossa companhia, trabalhamos para otimizar a utilização dos nossos recursos visando o aumento da competitividade e produtividade. Isso implica dar continuidade na implantação do Lean Manufacturing e de softwares de gestão das informações na fábrica".


Continua depois da publicidade


"Para implementar o conceito da indústria 4.0, precisamos assegurar que os fluxos estejam bem definidos e que tenham sido reduzidas as fontes de desperdício. Por isso estamos focados no processo de melhoria contínua baseados nos conceitos do Lean Manufacturing", explica.

Para Emerson, outro ponto importante é a análise em tempo real das informações na fábrica: "A informação é um bem que tem alto valor em qualquer empresa no mundo atual e na Hercules Motores Elétricos não é diferente: já dispomos de programas que nos ajudam a verificar em tempo real as informações para tomada de decisão na fábrica, tais como eficiência, controle de paradas, qualidade dos lotes produzidos, entre outras. Nos estudos para definição técnica dos novos investimentos, já estamos considerando que as máquinas venham preparadas para essas novas tecnologias".

"Alinhada aos nossos valores, a evolução contínua dos nossos profissionais é um pilar importante para esse movimento rumo à quarta revolução, por isso temos colaboradores que estudam detalhadamente esses conceitos para inseri-los em nossa fábrica", destaca.

O diretor explica que a Hercules Motores Elétricos está também avaliando, com frequência, novas políticas públicas que venham a fomentar a implantação de inovações tecnológicas por meio de programas de investimento e financiamento exclusivos para esse fim.

"Esta é, com certeza, uma jornada sem volta, de extrema necessidade para a redução dos custos industriais e aumento de nossa competitividade, e que todos os gestores da manufatura deverão estar atentos para não ficarem de fora desta nova onda mundial", finaliza Emerson Narciso.


Comentários

 


Notícias Relacionados

A reinvenção da indústria automotiva - Imagem: News Oresund - https://www.flickr.com/photos/newsoresund/44224981100
Mercado

A reinvenção da indústria automotiva

Compartilhamento, eletrificação e direção autônoma vão ditar os rumos do setor
ABB e Hewlett Packard Enterprise fecham parceria  para conectar clientes industriais - Imagem: Pxhere
Sua empresa

ABB e Hewlett Packard Enterprise fecham parceria para conectar clientes industriais

Companhias levarão conectividade escalonável para grandes clientes industriais, integrando a tecnologia ABB Ability™ Smart Sensor com a Aruba Wi-Fi e pontos de acesso habilitados para Bluetooth


Publicidade »

Publicidade »

Mais notícias

 

Newsletter

Assine e receba novidades sobre Indústria 4.0:

 

Publicidade »

Publicidade »