Sua empresa

Fujitsu e Kongsberg Enfrentam Emissões de Gases com Efeito de Estufa com Solução de IA

Por: Noticias e tecnologia       02/07/2019

A Fujitsu anunciou o novo web service digital Vessel Fuel Optimization, baseado em Inteligência Artificial (IA), que permite que as empresas marítimas cortem nas despesas de combustível dos grandes navios e vão ao encontro dos novos regulamentos de baixos níveis de enxofre no combustível – reduzindo as emissões de gases com efeito de estufa – tudo sem exigir uma reengenharia de navios complexa, nem grandes gastos por parte dos proprietários e operadores dos navios.

Actualmente, os proprietários e operadores de navios enfrentam aumentos significativos nos custos do combustível – um dos maiores custos operacionais dos operadores marítimos – para cumprir com os novos regulamentos de baixos níveis de enxofre no combustível impostos por reguladores internacionais e da UE. Os transportes marítimos internacionais são uma grande e crescente fonte de emissões de gases com efeito de estufa, e substituir as reservas globais actuais por combustíveis que cumpram o novo conteúdo máximo de 0,5% de enxofre exigido pela Organização Marítima Internacional (OMI) a partir de 1 de janeiro de 2020 pode acrescentar 35 mil milhões de dólares em despesas ao sector como um todo, de acordo com algumas previsões.


Continua depois da publicidade


O serviço Fujitsu Vessel Fuel Optimization (VFO) é a primeira oferta resultante de uma nova parceria entre a Fujitsu e a Kongsberg Digital, um fornecedora líder a nível mundial de soluções digitais e software de próxima geração a clientes nos sectores do transporte marítimo, do petróleo e do gás, das energias renováveis e das utilities. Correspondendo à expectativa de proporcionar uma gama de soluções digitais rentáveis à indústria do mar, este serviço é disponibilizado como parte do portfólio de soluções ecológicas digitais Kognifai Services, da Kongsberg.

Serviço fácil de usar gera poupanças imediatas e substanciais em várias classes de navios

O serviço Fujitsu VFO é fácil de usar e aplicável a um vasto conjunto de classes de navegação, gerando poupanças imediatas e substanciais para os clientes, ao mesmo tempo que os coloca na rota certa para cumprir objectivos de redução de gases com efeito de estufa no sector de transporte marítimo. Não é necessária qualquer instalação de sensores ou software nas embarcações, pois o serviço é uma aplicação baseada na web que pode ser implementada de imediato. Recorre a IA para aprender as estratégias dos capitães e os desempenhos dos navios, combinando esses dados com previsões meteorológicas e hidrográficas, como vento, ondas e correntes oceânicas, e recomenda as melhores rotas para maximizar a eficiência energética, a segurança e a rentabilidade. 

O serviço VFO, desenvolvido pelos Fujitsu Laboratories, é uma solução de ponta para optimização da rota dos navios com base em IA e análise de dados, capaz de utilizar dados open-source AIS (Automatic Identification System). Ele permite que os comandantes dos navios e os gestores em terra sigam rotas planeadas e actualizadas e mantenham o diálogo com a tripulação acerca da rota óptima, ajudando a poupar combustível. Novos serviços de valor acrescentado também irão poder ser disponibilizados, aproveitando os contributos dos VDRs (Vessel Data Recorders) dos navios, como o histórico do motor e os dados dos sensores em embarcações mais modernas e que apostam na recolha de dados.

Yves de Beauregard, Responsável de Digital Business Solutions na Fujitsu EMEIA, afirma: “A indústria naval está prestes a sofrer uma alteração global para um novo combustível, com implicações tão grandes que já foram comparadas à mudança do carvão para o vapor. O serviço Fujitsu Vessel Fuel Optimization é uma solução rápida e simples que irá conduzir à redução das despesas de combustível e a uma capacidade de manter a rentabilidade, ao mesmo tempo que contribui para um ar mais limpo e para menores emissões de gases com efeito de estufa.”

Vigleik Takle, SVP de Maritime Digital Solutions na Kongsberg Digital, comenta: “A Kongsberg Digital reagiu rapidamente à pressão que o sector dos transportes marítimos enfrenta para cumprir os novos regulamentos de combustível, e oferece aos clientes inovadoras soluções digitais na Kognifai que proporcionam resultados tangíveis e um rápido retorno do investimento. Escolhemos trabalhar com a Fujitsu devido à liderança da equipa em IA e análise avançada, pois estas apresentam oportunidades valiosas para melhorar por uma grande margem as eficiências operacionais das frotas. Aproveitando a infra-estrutura fornecida pela Vessel Insight, da Kongsberg, o novo serviço VFO é a primeira solução de uma parceria que irá alargar-se para dar resposta a um conjunto de importantes resultados de negócio para a indústria naval.”

A Fujitsu e a Kongsberg Digital têm um compromisso de longo prazo para com a preservação do ambiente, através da criação e disponibilização de soluções amigas do clima e rentáveis para o negócio. Esta abordagem de co-criação única vai aproveitar a força da Fujitsu em tecnologias de análise de dados e IA de vanguarda, e a vasta competência e experiência da Kongsberg Digital no sector, para proporcionar um conjunto de soluções digitais rentáveis à indústria naval.


Comentários

 


Notícias Relacionados

Exoesqueleto protege suas costas em tempo real - Imagem: Fraunhofer IPK
Inovação e Processos

Exoesqueleto protege suas costas em tempo real

O equipamento promete minimizar problemas de dores nas costas dos trabalhadores que precisam lidar com carregamento de peso ou movimentos repetitivos.
Eventos

everis e FIAP lançam desafio para desenvolvimento de projetos de games com realidade aumentada para mercado corporativo

Estudantes terão oportunidade de desenvolver projetos de games com realidade aumentada para ajudar as empresas dos setores de saúde, telecomunicações e financeiro a resolverem problemas reais e...


Publicidade »

Publicidade »

Mais notícias

 

Newsletter

Assine e receba novidades sobre Indústria 4.0:

 

Publicidade »

Publicidade »