Logomarca Indústria 4.0

Buscando tornar-se referência no Brasil, Santa Catarina promove evento Imersão 4.0

Durante o próximo dia 28, especialistas de mais de 50 empresas de TI estarão reunidos em Joinville para debates sobre conceitos e implementação da Indústria 4.0 no Brasil

Por: Gisele Flôres | CIMM      19/05/2019 

Tendências e mudanças ocasionadas pela indústria 4.0 é tema do evento Imersão 4.0, que será realizado no próximo dia 28 de maio, no Ágora Tech Park, em Joinville. O evento é organizado pelo Cluster 4.0, movimento pioneiro no Brasil que busca mapear as principais dores do setor e estudar estratégias embasadas em Internet industrial das Coisas (IIoT) para solucioná-las e disponibilizar uma espécie de manual com insights e boas práticas sobre o tema no país. O encontro de pesquisadores, profissionais e especialistas da área busca debater as principais tendências e dores dos participantes para aproximá-los dos conceitos de indústria 4.0, tornando sua implementação mais escalável e acelerando seu desenvolvimento no Brasil. Inscrições abertas no site do evento: https://bit.ly/2H2Q6KO.

O Cluster 4.0 é liderado pela Vertical Manufatura da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) e Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII), mas representa os interesses de inúmeras empresas que trabalham ou usam tecnologias de IIoT, e conta com o apoio de diversas entidades espalhadas pelo Brasil, como Associação Empresarial de Joinville (ACIJ), o Perini Business Park, federações das indústrias e órgãos governamentais, como o MCTIC (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações). O objetivo principal do Cluster é reunir essas entidades que já atuavam fortemente com pesquisas e desenvolvimento de tecnologias para a indústria 4.0 e focar em discussões para acelerar o desenvolvimento e a adoção dessas tecnologias no Brasil.

Os conceitos relacionados à indústria 4.0 ainda são pouco difundidos no Brasil, se comparado a alguns países da Europa, por exemplo. O termo aplica-se, dentro de um contexto maior de Revolução 4.0 relacionado à interconectividade das coisas, para o segmento da indústria e suas possibilidade de evolução pelo desenvolvimento de máquinas inteligentes. Indústria 4.0, também conhecida como manufatura avançada, é a utilização de tecnologias de conectividade - como nuvem e internet das coisas (IoT) - dentro dos processos industriais, tornando-os mais eficientes e reduzindo a probabilidade de erros, por necessitar cada vez menos da interferência humana em determinados processos. Dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI) estimam que a implementação de automações e inteligência artificial nas indústrias brasileiras deve atingir 21,8% das empresas até 2027, enquanto atualmente está em 1,6%, o que destaca ainda mais a importância de um evento voltado ao debate sobre o tema.

 

Serviço


Continua depois da publicidade


O que: Imersão 4.0

Onde: Ágora Tech Park - R. Dona Francisca, 8300 - Distrito Industrial, Joinville - SC

Quando: 28/05/2019, das 8h às 17h

Site para informações: https://bit.ly/2H2Q6KO

 

Gostou? Então compartilhe: