Lançamentos

Centro Universitário FEI vai usar MindSphere nos laboratórios de Manufatura

Com plataforma aberta baseada em nuvem da Siemens, empresa alemã espera contribuir para o aprimoramento na formação de profissionais capacitados para a IoT aplicada ao contexto de Indústria 4.0
Por: IP News       17/04/2019

O Centro Universitário FEI vai utilizar a plataforma MindSphere, da Siemens, em seus laboratórios de manufatura. O programa acadêmico, que tem como foco os cursos de Engenharia de Produção, Ciência da Computação, Engenharia Elétrica e Automação e Controle da FEI, tem como objetivo viabilizar no ensino superior o desenvolvimento de aplicações que utilizem a Internet das Coisas (IoT) em conjunto com diferentes fontes de dados, formando assim profissionais capacitados a desenvolver soluções na nuvem.

A solução consiste em um sistema operacional aberto para IoT baseado em nuvem, que permite conectar máquinas e infraestruturas físicas ao mundo digital, transformando dados em conhecimento e viabilizando novos modelos de negócios digitais. Por meio de sua utilização em sala de aula, a Siemens pretende colaborar com o fortalecimento de talentos para ciência de dados, engenharia e manufatura digital.

A FEI é a primeira instituição de ensino a contar com a ferramenta no País. A parceria se deu pela sua estratégia de digitalização, que conta com laboratórios avançados que já possuem soluções Siemens e, mais recentemente, um foco em IoT, o que qualifica seus alunos para uma demanda cada vez mais crescente no mercado, na visão da própria fabricante alemã.


Continua depois da publicidade


O estabelecimento de mais uma parceria com a Siemens representa um passo importante para o Centro Universitário FEI se consolidar como um Centro de Excelência em Manufatura Avançada ou Indústria 4.0. A utilização do MindSphere proporcionará um avanço na formação de profissionais mais completos e preparados ao ambiente digital. Além disso, o MindSphere não será utilizado somente em sala de aula mas também na realização de projetos e pesquisas científicas envolvendo alunos de graduação e pós-graduação

Os professores Fábio Lima e Alexandre Massote, do Departamento de Engenharia de Produção da FEI e o professor Rodrigo Filev, do curso de Ciência da Computação, vêm trabalhando junto a empresas na disseminação de conceitos da Indústria 4.0. Os conhecimentos gerados com a utilização dessa tecnologia serão transferidos à sociedade, contribuindo significativamente para a consolidação deste novo modelo de produção.

Dentro do programa, que está se iniciando no país, está previsto também o treinamento de professores, que posteriormente transmitirão os conceitos da solução da Siemens aos estudantes de graduação e pós-graduação. Estes aprenderão na prática, em uma plataforma colaborativa como desenvolver aplicações utilizando soluções de IoT e nuvem. Essas soluções são essenciais para estabelecer a conectividade no ambiente de Indústria 4.0.

Com início no primeiro semestre de 2019, a expectativa é que essa iniciativa represente um papel efetivo no desenvolvimento desses futuros profissionais, contribuindo para a formação de talentos para a ciência e engenharia.


Comentários

 


Notícias Relacionados

Hannover Messe mostra futuro digital para as fábricas - Imagem: Reprodução
Eventos

Hannover Messe mostra futuro digital para as fábricas

Feira destinada a tecnologia industrial indica tendências capazes de elevar a eficiência e a lucratividade
Nova empresa focada em soluções IoT  inicia operações no Brasil - Imagem: Reprodução
Lançamentos

Nova empresa focada em soluções IoT inicia operações no Brasil

O objetivo é distribuir e integrar nos mercados brasileiro e latino-americano tecnologias inovadoras já comprovadas e que garantam de fato aos clientes o real retorno dos investimentos