Logomarca Indústria 4.0

Portal Indústria 4.0 e ABII unem-se para trazer informação de qualidade sobre o setor

Visando ampliar conhecimentos e alcance, instituições juntam expertises para oferecer conteúdos voltados à internet industrial e interconectividade entre máquinas e pessoas

Por: Gisele Flôres - CIMM      03/04/2019 

Conectar a oferta de conteúdo, dados e informações à demanda. Aproximar pessoas e empresas interessadas em tecnologias para a indústria 4.0. Este é o foco da nova parceria anunciada entre o Portal Indústria 4.0 e a Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII). Os processos de manufatura avançada, também chamados de indústria 4.0, reflete a era da conectividade, em que tudo está na nuvem, e as fábricas podem ter grandes ganhos de produtividade, economia e sustentabilidade. Tecnologias como IIoT (Industrial Internet of Things ou Internet Industrial das Coisas), que representa a interconectividade sendo utilizada no ambiente dos negócios, está em crescimento no Brasil. De acordo com pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), estima-se que a adoção de automações e inteligência artificial nas produções industriais brasileiras deve atingir 21,8% das empresas, enquanto atualmente está em 1,6%. A parceria entre os dois canais citados visa criar um hub de informações relevantes e qualificadas para impulsionar ainda mais este crescimento.

Com foco em profissionais que estão em busca de soluções de indústria 4.0 para seus negócios e em empresas que vendem este tipo de solução, o portal Indústria 4.0 desenvolve parcerias com a ACATE (Associação Catarinense de Tecnologia) e a ABII: as associações abastecem o portal com a oferta de conteúdo relevante para o setor e, em troca, o canal disponibiliza sua audiência e alcance para aumentar a visibilidade desses players no mercado. Somando as duas parcerias, mais de 100 empresas associadas oferecem seus conteúdos e serviços por meio do canal que, tem mais de 18 mil acessos mensais, tornando-o uma referência no setor. “Quando montamos o canal Indústria 4.0, nossa expertise era em manufatura, por conta do CIMM, portal anterior já existente. Dessa forma, não tínhamos conhecimento empírico sobre indústria 4.0 e todas suas tecnologias, o que nos fez recorrer a quem realmente entendia, que era a Vertical de Manufatura da ACATE e a ABII. O objetivo da atual parceria com a Associação Brasileira de Internet Industrial é fortalecer sua imagem por meio de conteúdo de qualidade e atrair um público qualificado para comprar ou vender tecnologias para a indústria 4.0”, explica Carlos Bleinroth, diretor de negócios dos portais Indústria 4.0 e CIMM.

“Para nós, a parceria funciona como um “ganha-ganha-ganha”. A ABII tem a oportunidade de aumentar seu alcance e de suas associadas atingindo um público altamente capacitado; o portal Indústria 4.0 recebe grande quantidade de informações relevantes para o setor; e os leitores podem se informar por um veículo referência no tema de tecnologia no ambiente de negócios”, enfatiza Cláudio Goldbach, presidente da ABII.

 

Cluster Indústria 4.0

Buscando acelerar o desenvolvimento e a adoção de tecnologias para indústria 4.0, ACATE, ACIF (Associação Comercial e Industrial de Florianópolis), ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos) e ABII uniram-se na criação do Cluster Indústria 4.0. O objetivo do movimento pioneiro no Brasil é traçar as principais dores do setor e estudar estratégias embasadas em IIoT para solucioná-las, disponibilizando uma espécie de manual com insights e boas práticas sobre o tema no Brasil.

 

Sobre a ABII

A Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII) foi fundada em 2017 com a missão de acelerar a adoção o IIoT no Brasil. Atualmente, são mais de 50 empresas associadas, entre produtoras de tecnologias de IIoT - Térmica, Pollux, TOTVS -, compradores destas soluções - Embraco, Embraer, Bridgestone -, e instituições de ensino e pesquisa que preparam profissionais para este mercado - Senai/SC, PUC/PR, Senai/PR. Por representar empresas que trabalham ou utilizam essas tecnologias, a ABII sentiu a necessidade de integrar-se ao ecossistema brasileiro de inovação na indústria e participar de novas ações, iniciando a parceria com o portal Indústria 4.0 e com demais instituições voltadas ao fomento do setor no Brasil.

 

Gostou? Então compartilhe: