Logomarca Indústria 4.0

Ágora Tech Park é o novo parque tecnológico de Santa Catarina

Perini Business Park inaugurou, no dia 28, em Joinville, o centro de inovação Ágora Hub, prédio sustentável e inteligente, definido em concurso nacional de arquitetura

Por: ABII      02/04/2019 

O Ágora Hub é um ambiente aberto, interativo, colaborativo e sustentável, criado para potencializar conexões inteligentes entre atores do ecossistema de inovação e tecnologia. Com 7 mil m², tem 60% de sua área construída destinada a espaços de convivência: locais de descompressão e network, auditório, salas de treinamento e de reunião e praça de alimentação. “É um local ideal para open innovation, socialização de ideias e transferência tecnológica. Disponibiliza espaços compartilhados e abertos para a comunidade”, pontua Alison Takano, diretor Comercial do Perini Business Park.

O centro de inovação já tem 90% do seu espaço disponível ocupado – o que representa 27 operações, entre elas empresas de tecnologia – como Pollux e Termica Solutions; entidades – como ACATE (Tecnologia), ABIMAQ (Máquinas e Equipamentos) e ABII (Internet Industrial); spin offs, startups, P&D´s, coworking, LinkLab, empresas de capacitação e prestação de serviços de apoio.

O Ágora Hub é o prédio principal do Ágora Tech Park. O parque tecnológico também reúne o campus Joinville da UFSC, com 13 mil m², que oferece oito cursos de engenharia e duas pós-graduações; e o prédio da Conta Azul, que tem 9 mil m².

Emerson Edel, presidente do Instituto Ágora de Ciência e Tecnologia, confirma que o master plan do parque tecnológico prevê a construção de mais quatro prédios, o que vai totalizar 73 mil m² de área construída, 140 mil m² de área de terreno e um investimento – 100% privado – de R$120 milhões. “Confirmamos para os próximos meses o início do projeto e planejamento do segundo prédio”, anuncia Edel. 


Continua depois da publicidade


A inauguração do empreendimento conta com uma programação de eventos, como o Ágora Talks, que no dia 29 teve a participação de palestrantes de renome internacional, como o espanhol Josep Piqué, da @22, e o israelense Oren Gershtein, da Idealitty Roads; e o Startup Weekend, entre os dias 29 e 31 de março.

Sustentável e inteligente

Desde a idealização do Ágora Tech Park, a sustentabilidade está entre as prioridades. O projeto valoriza itens como a iluminação natural, o reaproveitamento da água da chuva, a energia fotovoltaica, ponto de recarga para carros elétricos e um elevador com sistema de regeneração de energia, o primeiro de Joinville. 
Emerson Edel ressalta que todo o consumo de água e luz do prédio será acompanhado por meio de um monitor, que vai apresentar também a quantidade de energia gerada pelo sistema fotovoltaico e do elevador. Argumenta que o projeto foi pensado de maneira a incentivar o uso de escadas, fomentando a saúde e qualidade de vida de seu público, ação que se fortalece com a instalação de vestiários junto aos bicicletários e opções saudáveis na praça de alimentação. Além disso, a integração com área verde preservada pelo Perini Business Park, visível por todos os corredores e salas do novo parque tecnológico de Joinville, é mais um convite ao bem-estar.

Operações do Ágora Hub

Uma série de empresas iniciam seus trabalhos logo após a inauguração do Ágora Hub, entre elas está o Co.W Coworking Space, as de tecnologia Pollux, Termica Solutions, Axe Tecnologia, 3DTech, GreyLogix, BFS Engenharia, Perfil Energia, AlltechLab e Operand. Também entidades como ABII, Acate, Abimaq, Sepij, Sebrae e Amcham e prestadoras de serviço Grupo Meta, RHBrasil, Martinelli Advogados, Stagio Propriedade Intelectual, Santa Fé Seguros Spin Exponential Business e Escola Conquer. No piso térreo, junto da praça de alimentação, haverá o Lapa Café e a Salsaria.

Calendário de eventos

O acesso à informação e ao conhecimento foi fomentado pela realização de eventos e pela promoção de network. Com o objetivo de fortalecer conexões entre os atores do ecossistema, a estratégia do Ágora Tech Park contempla um calendário de eventos, que já tem atividades programadas. 

- 1º Ágora Talks: no dia 29 de março, aconteceu o 1º Ágora Talks. Organizado pelo Ágora Tech Park em parceria com a Umentor Brasil, o evento reuniu profissionais de renome nacional e internacional, como Gustavo Zevallos, da IXL Center; Douglas Zanatta, da Movit; Fábio Holthausen, da FAPESC; João Kepler, da Bossa Nova Investimentos; Oren Gershtein, da Idealitty Roads; e Josep Piquet, do 22@. Eles ministraram palestras e participaram de momentos de talk &coffee com os participantes.
Mais informações disponíveis em: www.sympla.com.br/agora-talks__474039

- Startup Weekend: nos dias 29, 30 e 31 de março, aconteceu o Startup Weekend, evento que durou 54 horas, ao longo de um fim de semana, quando empreendedores, desenvolvedores, designers e entusiastas compartilharam ideias, formaram equipes e criaram startups.
Mais informações disponíveis em: communities.techstars.com/brazil/joinville/startup-weekend/14106

Colaborativo 

O Ágora Hub foi lançado por meio de um concurso nacional de arquitetura, que definiu a proposta urbanística e o projeto arquitetônico. Concorreram 87 projetos, de 15 Estados brasileiros, e o concurso teve como vencedor o arquiteto Marcus Vinicius Damon, do Estúdio Módulo de Arquitetura, de São Paulo (SP).
Para Marcelo Hack, presidente do Grupo Perini na América Latina, o projeto vencedor reuniu um conjunto de características que harmonizam com o parque e contribuem de forma positiva no dia a dia das pessoas. Ele destaca o fato de o prédio ter sido colocado de forma acertada na esquina do terreno, induzindo o crescimento a partir de seus dois eixos principais e da área térrea. Valoriza também o acesso de pedestres e a ampla vista da natureza preservada. 
Segundo Damon, o prédio foi concebido para ser notado por quem circula pelo parque, para acolher o visitante e proporcionar aos trabalhadores um ambiente moderno e interativo, que é tendência nos espaços voltados à inovação e tecnologia.

Conheça o Perini Business Park

O Perini Business Park é o maior parque empresarial multissetorial da América do Sul. Instalado no Distrito Industrial de Joinville (SC), num terreno de 2,8 milhões m², destina 600 mil m² a Áreas de Preservação Permanente (APP). Tem mais de 300 mil m² de área construída, com mais de 190 empresas instaladas, por onde circulam diariamente cerca de 7,5 mil pessoas. Juntas, estas empresas geram uma riqueza anual de R$ 5,2 bilhões, número que corresponde a aproximadamente 21% do PIB de Joinville e 2% do PIB do Estado de Santa Catarina.

SERVIÇO
O que: Inauguração do Ágora Hub e Ágora Tech Park
Quando: 28/3/2019
Horário: 18h30
Onde: Perini Business Park
Rua Dona Francisca, 8300, Destrito Industrial Norte, Joinville – SC

Gostou? Então compartilhe: