Logomarca Indústria 4.0

Porta-ferramentas inteligente controla o processo de corte em tempo real

O iTENDO, de expansão hidráulica, é o primeiro no mundo a supervisionar real time

Por: Assessoria de Imprensa      25/03/2019 

A SCHUNK Intec Brasil, subsidiária brasileira da SCHUNK GmbH & Co. KG, empresa familiar multinacional alemã, líder competente em sistemas de garras e tecnologias de fixação traz para o mercado brasileiro o iTENDO, primeiro porta-ferramenta de expansão hidráulica inteligente do mundo, que monitora o processo de usinagem direto na ferramenta e permite o controle em tempo real dos parâmetros de corte.

Vibrações, marcas de trepidação, falha de ferramenta são assuntos que têm tirado o sono de muitos operadores de máquinas, mas o iTendo, projetado pela SCHUNK, com o apoio da Universidade de Tecnologia de Viena e a startup TOOL IT GmbH, resolverá estes problemas.  “O iTENDO é um marco na tecnologia de porta-ferramentas”, enfatiza o diretor-executivo da SCHUNK, Henrik A. Schunk.

O porta-ferramentas utiliza o potencial total de monitoramento de processo integrado diretamente onde o chip é formado. A SCHUNK chama esta estratégia de “mais próxima da peça”, na qual a inteligência é integrada ao primeiro elemento sem desgaste do equipamento da máquina que está mais próximo da peça a ser trabalhada.

“Pela primeira vez, nós combinamos as propriedades mecânicas excepcionais do nosso principal produto TENDO com as possibilidades do processo de monitoramento digital”, disse o diretor de conselho do Instituto de Tecnologia de Manufatura (IFT), da Universidade de Tecnologia de Viena e fundador da TOOL IT, Friedrich Bleicher.

A ferramenta inteligente é oferecida na primeira etapa em combinação com o porta-ferramentas de expansão hidráulica SCHUNK TENDO, de 2019, permitindo a documentação completa da estabilidade do processo, monitoramento do valor limite de depreciação, detecção de quebra de ferramenta e controle em tempo real da velocidade de rotação e taxa de alimentação.

 “A tecnologia de sistemas incorporados combina o mais alto grau de transparência do processo com o potencial de controle autônomo sem que os usuários tenham que privar-se da qualidade e desempenho comprovados do porta-ferramenta de precisão”, explica Bleicher.


Continua depois da publicidade


Geometria e desempenho permanecem inalterados com sensores de dados

O porta-ferramentas com processo inteligente integrado têm os mesmos contornos de interferência que as montagens convencionais de equipamento do mesmo tipo. O uso de lubrificante de arrefecimento é possível como de costume. Equipado com um sensor, bateria e unidade de transmissão, o sistema inteligente grava o processo diretamente na ferramenta, transmite os dados via wireless para uma unidade de entrada na sala de máquina e, posteriormente, via cabo para uma unidade de avaliação e controle, onde os dados são analisados.

Um algoritmo determina continuamente um parâmetro para a estabilidade do processo. Dependendo da particularidade da aplicação, um serviço web pode ser usado para definir os limites exatos de ambos e reagir de acordo caso eles sejam excedidos. Todos os dados do processo permanecem dentro do loop de controle fechado da máquina, garantindo a máxima segurança dos dados.

Controle permanente do processo e regulação

Durante a usinagem, o porta-ferramentas inteligente analisa permanentemente o processo. Caso se torne instável, pode ser parado em tempo real e sem nenhuma intervenção do operador, reduzido aos parâmetros básicos definidos previamente, ou adaptado enquanto o corte retorna para a faixa estável.

Por um lado, o sistema permite a completa documentação e monitoramento de valor limite bem como um aperfeiçoamento da qualidade da usinagem ajustando automaticamente os dados de corte durante a vibração.

Além disso, o porta-ferramentas inteligente deve permitir, adicionalmente, uma análise da condição da ferramenta bem como um aumento na taxa de remoção de metal. O sistema é extremamente fácil de ser modernizado sem a necessidade de modificação ou substituição dos componentes da máquina. Desde que os algoritmos corram de forma autônoma e o operador defina apenas limites e reações exatas, não é necessária nenhuma avaliação especializada dos dados determinados, em vez disso, o sistema gerencia o processo de forma autônoma e em tempo real baseado nas especificações.

Peças do programa padrão de 2019

Em um primeiro momento, a SCHUNK oferece o porta-ferramentas inteligente em montagens customizadas para projetos. No início de 2019, a padronização está planejada dentro do programa de porta-ferramentas. 

Além da expansão do porta-ferramentas hidráulico TENDO, os próximos porta-ferramentas do programa de ferramental total da SCHUNK serão equipados com sistemas de sensores inteligentes no futuro. 

Gostou? Então compartilhe: