Logomarca Indústria 4.0

Indústria 4.0: preparação para o futuro

Esta é uma jornada necessária para redução dos custos e aumento de competitividade, a qual todos os gestores da manufatura devem estar atentos

Por: Emerson Narciso (Diretor Industrial da Hercules Motores Elétricos)      30/03/2019 

O conceito puro da Indústria 4.0 ou Quarta Revolução Industrial ainda é bastante distante de muitas empresas no mundo, porém temas como Manufatura Aditiva, Inteligência Artificial, Internet das Coisas, Sistemas Ciber-físicos e outras tecnologias relacionadas ao assunto estão no centro das discussões quando se trata do futuro da manufatura, seja quando analisamos os recursos técnicos (máquinas e equipamentos), quanto os humanos.

Em um país como o Brasil, que perdeu posições no cenário global em produtividade e competitividade nos últimos anos em função das crises político-econômicas e da escassez de investimentos no setor, a Quarta Revolução Industrial representa uma importante oportunidade de retomada do crescimento com a redução dos custos industriais.

Sempre com essa visão de futuro, trabalhamos na Hercules Motores Elétricos para otimizar a utilização dos nossos recursos visando o aumento da competitividade e produtividade. Isso implica em dar continuidade na implantação do Lean Manufacturing e de software de gestão das informações na fábrica.

Para implementar o conceito da Indústria 4.0 precisamos assegurar que os fluxos estejam bem definidos e que tenham sido reduzidas as fontes de desperdício. Por isso estamos focados no processo de melhoria contínua baseados nos conceitos do Lean Manufacturing.

Outro ponto importante é a análise em tempo real das informações na fábrica. A informação é um bem que tem alto valor. Na Hécules dispomos de programas que nos ajudam a verificar em tempo real as informações para tomada de decisão na fábrica, tais como, eficiência, controle de paradas, qualidade dos lotes produzidos, entre outras. Nos estudos para definição técnica dos novos investimentos já estamos considerando que as máquinas venham preparadas para estas novas tecnologias.

Alinhado aos nossos valores, a evolução contínua dos nossos profissionais é um pilar importante para esse movimento rumo à Quarta Revolução Industrial, por isso temos colaboradores que estudam detalhadamente estes conceitos para inserir em nossa fábrica.


Continua depois da publicidade


Estamos também avaliando com frequência novas políticas públicas que venham a fomentar a implantação de novas tecnologias através de programas de investimento e financiamento exclusivos para esse fim.

Esta é com certeza uma jornada sem volta, de extrema necessidade para redução dos custos industriais e aumento de competitividade, a qual todos os gestores da manufatura deverão estar atentos para não ficar de fora desta nova onda mundial.

 

(*) Emerson Narciso é diretor Industrial da Hercules Motores Elétricos

Gostou? Então compartilhe: