Maxiforja digitaliza ambiente e agiliza produção de ferramentais

Aquisição de plataformas atualizadas reduziu tempo de fabricação de ambiente de três meses para três semanas

Por: IP News      13/01/2019 

Fabricante de componentes e sistemas mecânicos para mercado automotivo, agrícola e industrial, a Maxiforja digitalizou os processos de gerenciamento do ciclo de vida de seus produtos. Através de sua transformação digital, a empresa investiu em licenças de modelamento e programação de usinagem CAD/CAM, trocando a antiga plataforma CAD 2D.

Localizada em Canoas (RS), a empresa conta com 750 colaboradores e exporta para três países (México, Estados Unidos e Suécia). Com o investimento, a empresa conseguiu agilidade no ambiente produtivo e reduziu a produção dos ferramentais de forja de três meses para três semanas. “Hoje totalizamos cerca de 60 licenças de CAD e Teamcenter (da Siemens PLM) para a gestão dos arquivos de engenharia e produção”, diz Jaques Araripe Suris, coordenador de engenharia de produto da Maxiforja.

Com os softwares incorporados na rotina, a Maxiforja detém todo controle de revisões e aprovações com um fluxo de trabalho digitalizado que permite a integração entre as áreas e o uso da mesma base de dados, levando toda a empresa a trabalhar de forma simultânea na mesma versão do projeto.

Atualmente, a Maxiforja utiliza cinco soluções da Siemens PLM:

* FEMAP – Plicado na simulação sistemas mecânicos fornecidos para indústria agrícola, otimizando componentes, reduzindo peso e oferecendo soluções mais competitivas para mercado.
* Plant Simulation – Utilizado pela companhia nos projetos projeto de xpansão e adequação de layout. Algumas células de usinagem e a nova expedição tiveram seus fluxos e equipamentos definidos com base nas simulações realizadas nesta solução. Hoje, a Maxiforja ocupa uma área construída de cerca de 30.500 m².
* Team Center – Até então todos arquivos de projetos CAD/CAM eram armazenados em sistemas comerciais não dedicados. Para otimizar o trabalho de compartilhamento, foram adquiridas 40 licenças do TeamCentar, que são utilizadas para controle de versões, workflows e cronogramas de projetos.
* NX CAD/CAM – Empregado na realização de modelos 3D e processamento dos programas de usinagem.
* Line Designer – Utilizado em projetos relacionados aos projetos de engenharia Civil. Atualmente o Line Designer é utilizado em projetos de toda planta da Maxiforja.


Continua depois da publicidade


Para o futuro a Maxiforja prevê a manutenção dos investimentos em infraestrutura de TI e ampliação dos projetos de manufatura digital. Segundo Tomaz Petracco, gerente de forjaria, o que a empresa fez até agora foi criar condições básicas para a implementação de ferramentas mais sofisticadas, como os processos adaptativos e de decisão autônoma.

“Assim como a manufatura enxuta representou mais que prevenção de desperdícios, a indústria 4.0 irá representa mais do que a conexão de máquina e produtos. Ela nos dará oportunidade de acompanhar os eventos da fábrica e tomar as decisões em tempo real”, explica.

Gostou? Então compartilhe: