Sua empresa

SKA lança solução avançada APS e MES para planejamento, programação e gestão da produção

Por: Gabriela Pederneiras | CIMM       17/12/2018

Uma solução avançada APS e MES para planejamento, programação e gestão da produção é a resposta que a SKA traz para o mercado em 2019, através de uma nova geração de tecnologia para suportar processos cada vez mais complexos e dinâmicos. A solução integra o portfólio Delmia Ortems da Dassault e trabalha de forma integrada com o MES, tecnologia Syneco desenvolvida pela SKA. 

O APS (Advanced Planning & Scheduling) é uma categoria de software própria, como ERP e MES, que abrange planejamento estratégico, tático e operacional. Aqui, o planejamento é baseado no agendamento de capacidade finita diário. A meta é produzir planos viáveis para minimizar estoques excessivos e reduzir radicalmente os prazos de entrega. 

O APS é uma alternativa às planilhas eletrônicas, comumente usadas pelas áreas de PCP, mas que acabam esbarrando em limites de volume e compartilhamento, dificuldade de centralização de dados, restrição do cruzamento de informações, consumo de tempo considerável em sua manutenção e segurança frágil.


Continua depois da publicidade


Já o MES, por outro lado, é para executar, controlar e monitorar a produção em tempo real, através da rastreabilidade das ordens de produção, análise de tempos (planejado x real) e gestão da eficiência global dos recursos produtivos (OEE). Uma solução para coleta, comunicação e compartilhamento dos dados de produção, com foco na redução dos custos e melhoria de desempenho dos recursos disponíveis no chão de fábrica.  

Integrar sistemas MES e APS abre o caminho para a verdadeira "Real-Time Enterprise". Ou seja, a empresa como um todo, em tempo real.  Se o sistema APS oferecer suporte a planejamento multi-site e internet industrial. Toda a cadeia de suprimentos pode ser planejada, executada e monitorada em tempo real- globalmente, sem restrições geográficas. 

Um exemplo: Quando uma operação em Curitiba é iniciada, um responsável em São Paulo pode ver o  progresso de um pedido em tempo real. Além disso, um vendedor pode fazer o login no aplicativo MES/APS online e descobrir quando um pedido será enviado para seu cliente - sem telefonemas, sem e-mails. Vale lembrar que o vendedor não pode planejar, é claro. É aí que entra a restrição baseada em funções, específica do APS.

 

Indústria 4.0 - As tecnologias APS e MES aproximam as indústrias do conceito 4.0, pois trabalham de forma integrada, com comunicação em tempo real e em uma única plataforma de dados. Quando incorporadas aos processos de produção, garantem uma compreensão uniforme dos processos e da interação padronizada de todos os elementos envolvidos no processo. O objetivo de todas as atividades é alcançar um sistema de produção altamente flexível, de baixa hierarquia e, acima de tudo, eficiente, características chave de uma fábrica inteligente.


Comentários

 


Notícias Relacionados

Mercado

Até 2022, com automação industrial, 133 mi de novos postos de emprego serão criados no mundo

Os dados são do The Future of Jobs, levantamento publicado pelo Fórum Econômico Mundial e mostra que a realidade do mercado de trabalho já está modificada pela automação industrial
Siemens lança Solid Edge 2020 em evento nos Estados Unidos - Imagem: Siemens PLM
Lançamentos

Siemens lança Solid Edge 2020 em evento nos Estados Unidos

Evento Realize LIVE, em Detroit (MI), de 10 a 13 de junho, reuniu mais de 550 sessões de clientes, produtos, negócio e indústria, e mais de 3 mil participantes.