Logomarca Indústria 4.0

SKA lança solução avançada APS e MES para planejamento, programação e gestão da produção

Por: Gabriela Pederneiras | CIMM      17/12/2018 

Uma solução avançada APS e MES para planejamento, programação e gestão da produção é a resposta que a SKA traz para o mercado em 2019, através de uma nova geração de tecnologia para suportar processos cada vez mais complexos e dinâmicos. A solução integra o portfólio Delmia Ortems da Dassault e trabalha de forma integrada com o MES, tecnologia Syneco desenvolvida pela SKA. 

O APS (Advanced Planning & Scheduling) é uma categoria de software própria, como ERP e MES, que abrange planejamento estratégico, tático e operacional. Aqui, o planejamento é baseado no agendamento de capacidade finita diário. A meta é produzir planos viáveis para minimizar estoques excessivos e reduzir radicalmente os prazos de entrega. 

O APS é uma alternativa às planilhas eletrônicas, comumente usadas pelas áreas de PCP, mas que acabam esbarrando em limites de volume e compartilhamento, dificuldade de centralização de dados, restrição do cruzamento de informações, consumo de tempo considerável em sua manutenção e segurança frágil.

Já o MES, por outro lado, é para executar, controlar e monitorar a produção em tempo real, através da rastreabilidade das ordens de produção, análise de tempos (planejado x real) e gestão da eficiência global dos recursos produtivos (OEE). Uma solução para coleta, comunicação e compartilhamento dos dados de produção, com foco na redução dos custos e melhoria de desempenho dos recursos disponíveis no chão de fábrica.  

Integrar sistemas MES e APS abre o caminho para a verdadeira "Real-Time Enterprise". Ou seja, a empresa como um todo, em tempo real.  Se o sistema APS oferecer suporte a planejamento multi-site e internet industrial. Toda a cadeia de suprimentos pode ser planejada, executada e monitorada em tempo real- globalmente, sem restrições geográficas. 


Continua depois da publicidade


Um exemplo: Quando uma operação em Curitiba é iniciada, um responsável em São Paulo pode ver o  progresso de um pedido em tempo real. Além disso, um vendedor pode fazer o login no aplicativo MES/APS online e descobrir quando um pedido será enviado para seu cliente - sem telefonemas, sem e-mails. Vale lembrar que o vendedor não pode planejar, é claro. É aí que entra a restrição baseada em funções, específica do APS.

 

Indústria 4.0 - As tecnologias APS e MES aproximam as indústrias do conceito 4.0, pois trabalham de forma integrada, com comunicação em tempo real e em uma única plataforma de dados. Quando incorporadas aos processos de produção, garantem uma compreensão uniforme dos processos e da interação padronizada de todos os elementos envolvidos no processo. O objetivo de todas as atividades é alcançar um sistema de produção altamente flexível, de baixa hierarquia e, acima de tudo, eficiente, características chave de uma fábrica inteligente.

Gostou? Então compartilhe: