Logomarca Indústria 4.0

Inaugurado primeiro cabo submarino para transmissão de dados entre Brasil e África

Por: em.com.br      11/11/2018 

Acaba de entrar em operação o South Atlantic Cable System (SACS), cabo submarino da multinacional Telecom Angola Cables, o primeiro a transferir dados entre Brasil e África. É hoje a rota mais direta, rápida e segura para o tráfego da internet no hemisfério sul. Agora, os provedores de serviços de dados das duas regiões deixarão de ser dependentes das tradicionais e sobrecarregadas rotas de tráfego do hemisfério norte.

De acordo com o gerente comercial da Angola Cables Brasil, André Martins, o SACS traz ainda ao Brasil uma conectividade inédita à Europa, via África, de forma privada, ou seja, sem precisar passar obrigatoriamente pelos Estados Unidos. Ele ainda destaca que o diferencial é a baixa latência: velocidade cinco vezes maior. A transmissão de Fortaleza para Luanda, por exemplo, antes feita em 350 milissegundos(ms), passa para 63ms.

E não para por aí. O SACS permite novas extensões, conforme disse o CEO da Angola Cables, António Nunes. “Trata-se de um mundo de oportunidades, na medida em que as portas se abrem também ao continente asiático. Estamos criando uma nova rota rumo à Ásia.”

O crescimento exponencial de interconexões provoca um boom de cabos submarinos. Também foi recém-anunciada a conclusão da instalação de outro importante cabo, ligando Fortaleza (Brasil) e Camarões (África), pelo Consórcio South Atlantic Inter Link (Sail). O projeto prevê o uso de tecnologia de transmissão 100G.

Com o veloz avanço no tráfego mundial de internet, a América Latina e a África tornam-se mercados emergentes estratégicos para a indústria global de telecomunicações. Enquanto o SACS foi construído e implantado pela renomada companhia japonesa NEC, o Sail é um investimento da China Unicom e da Camtel, realizado pela Huawei Marine Networks, fornecedora líder global na indústria de cabos submarinos.

Uma questão que fica: a queda dos custos para o tráfego de dados, gerando economia para as operadoras, implicará redução do preço para o cliente? As empresas de cabeamento garantem que esse seria o resultado para o consumidor final.

Gostou? Então compartilhe: