Logomarca Indústria 4.0

Engenheiros da Radix conquistam prêmio ABM Automação e TI 2018

Por: Assessoria de Imprensa      15/10/2018 

A Radix conquistou o prêmio ABM Automação e TI 2018, pelo trabalho “Automação de diagnóstico para manutenção preditiva baseada em análise de fluidos de equipamentos com machine learning”. O projeto foi apresentado no 21º Seminário de Automação e TI da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM), no fim do ano passado, em São Paulo.

O artigo é sobre uma solução desenvolvida por engenheiros da Radix que aumentou a eficiência da análise de fluidos de máquinas Caterpillar manutenidas pela Sotreq - revendedora Caterpillar. A solução utiliza aprendizado de máquina para automatizar a classificação e a geração do texto de diagnóstico para novas amostras. Os resultados do sistema foram considerados bem sucedidos, com métricas de sensibilidade e especificidade acima de 88%.

O texto foi escrito pelos engenheiros da Radix Rafael Miranda, Álvaro Lemos, Rafael Ladeira e Eduardo Suski. De acordo com Suski, que também fez a apresentação do trabalho durante o Seminário, o grupo que desenvolveu o artigo compunha a equipe de engenharia de dados do escritório da Radix de Belo Horizonte. “Como tivemos resultados positivos na fase de implantação da solução de interpretação de análise de óleo dentro da Sotreq, decidimos desenvolver o artigo para divulgação da solução. A área de ciência e engenharia de dados está totalmente orientada com o foco atual da Radix”, afirma o engenheiro.

Gostou? Então compartilhe: