Lançamentos

CPqD fecha acordo com SENAI da Bahia para fomentar mercado de internet das coisas

Por: ti inside       11/10/2018

O CPqD acaba de firmar um acordo de cooperação tecnológica com a unidade SENAI da Bahia, por intermédio do seu Campus Integrado de Manufatura e Tecnologia (Cimatec). O acordo tem como foco o mercado de Internet das Coisas (IoT) e a plataforma aberta dojot. O principal objetivo da parceria, anunciada durante o dojot IoT Day – que aconteceu nesta quarta-feira, 3 -,  é a evolução dos recursos e funcionalidades da dojot e, ainda, a disseminação do seu uso dentro do ecossistema de IoT.

"O SENAI Cimatec possui uma experiência forte em infraestrutura física para Internet das Coisas, voltada principalmente para as áreas de manufatura avançada e cidades inteligentes", afirma o professor Manoel Mendonça, que lidera o grupo de trabalho da entidade que está começando a utilizar a dojot.

"Com essa plataforma aberta, a intenção é representar virtualmente as redes de sensores e outros elementos da infraestrutura física que já temos disponíveis para IoT, de modo a facilitar a criação de novos elementos", acrescenta.

Segundo o professor, a plataforma dojot atende dois requisitos importantes no universo das aplicações inteligentes, baseadas no conceito de IoT. A garantia de interoperabilidade, uma vez que as soluções em geral envolvem soluções diferentes de fornecedores distintos e a segurança das redes IoT contra invasores, quesito em que o SENAI Cimatec pode dar sua colaboração para a evolução da dojot.


Comentários

 


Notícias Relacionados

Como profissionais podem aprender mais sobre indústria 4.0? - Imagem: EHackett
Eventos

Como profissionais podem aprender mais sobre indústria 4.0?

Mitsubishi Electric apresenta, de forma gratuita, os primeiros passos para entender e adotar essa tendência global
O que é a comunicação M2M? (Machine to Machine) - Imagem: Reprodução
Inovação e Processos

O que é a comunicação M2M? (Machine to Machine)

Entenda o que é e como funciona a tecnologia M2M (Machine-to-machine, ou máquina à Máquina, em Português), aonde ela se insere na nossa vida e o que podemos esperar dela para o futuro.


Publicidade »

Publicidade »

Mais notícias

 

Newsletter

Assine e receba novidades sobre Indústria 4.0:

 

Publicidade »

Publicidade »