Logomarca Indústria 4.0

Schaeffler investe no desenvolvimento de novas tecnologias para a Indústria 4.0

Dentre as inovações oferecidas pela Schaeffler ao mercado estão: o Smart EcoSystem, a Integração de Sistema por Comunicação Nuvem a Nuvem (System Integration via Cloud-to-Cloud Communication) e a Manutenção 4.0

Por: www.segs.com.br      04/10/2018 

A digitalização das máquinas industriais, o monitoramento em tempo real do funcionamento do motor, do desgaste dos rolamentos e da temperatura, bem como a lubrificação automática de componentes são apenas algumas das possibilidades que a Schaeffler – fornecedora global automotiva e industrial – oferece ao mercado no campo da Indústria 4.0, com o desenvolvimento de tecnologias digitais inovadoras para os mais diferentes segmentos industriais.

A digitalização é uma das áreas de atuação definidas pelo Grupo Schaeffler com a estratégia corporativa Mobility for tomorrow, que estabelece a direção a ser seguida por todas as suas unidades no mundo. Com a constatação de que o mundo está cada vez mais conectado, a empresa decidiu investir fortemente na digitalização de seus produtos e serviços, abrangendo desde o desenvolvimento de componentes inteligentes para a indústria até sistemas digitalizados que promovem o monitoramento total das máquinas e a análise remota dos dados captados.

O Smart EcoSystem, a Integração de Sistema por Comunicação Nuvem a Nuvem (System Integration via Cloud-to-Cloud Communication) e a Manutenção 4.0 são algumas das inovações da Schaeffler para a Indústria 4.0. “São tecnologias que oferecem grandes diferenciais, como aumento da disponibilidade e produtividade das máquinas, redução dos custos operacionais e de manutenção, melhoria da estabilidade e qualidade dos processos, e consequentemente também garante maior qualidade ao produto em fabricação”, destaca o Diretor Executivo de Pesquisa & Desenvolvimento da Schaeffler América do Sul, Claudio Castro.

Novas tecnologias:

O Schaeffler Smart EcoSystem oferece uma infraestrutura abrangente de tecnologia informatizada, que abrange desde componentes com sensores, serviços digitais até pacotes de soluções 4.0 específicas para as necessidades de cada cliente. Essa tecnologia inclui vários produtos mecatrônicos, como o VarioSense, o SmartCheck e o Concept8.


Continua depois da publicidade


O VarioSense é um rolamento de esferas padrão equipado com um conjunto de sensores que possibilita a gravação de dados da máquina e dos processos, como temperatura, velocidade, posição angular, rotação, etc., possibilitando a detecção de falhas no funcionamento da máquina.

O SmartCheck realiza o monitoramento de condição dos rolamentos da máquina, por análise de vibração, permitindo a detecção de folgas, desalinhamentos, defeitos em rolamentos e outros problemas, proporcionando uma manutenção programada. O dispositivo é instalado em qualquer máquina rotativa, como bombas, centrífugas, motores elétricos, ventiladores, compressores, redutores, garantindo seu monitoramento permanente. É muito útil em máquinas que, por questão de custo de manutenção e pelo impacto que sua parada causaria na produção, requerem um acompanhamento constante.

O Concept8 é um sistema de lubrificação compacto de graxa e óleo, capaz de fornecer diferentes quantidades de lubrificante em vários pontos dos motores elétricos, bombas, compressores, turbinas eólicas e outros equipamentos da indústria. Ao ser ativado, fornece a quantidade exata de lubrificante que o componente necessita, aumentando a vida útil do equipamento.

Integração de Sistema através de Comunicação Nuvem a Nuvem

Com o sistema de comunicação nuvem a nuvem, a Schaeffler promove a integração de todo seu conhecimento e experiência com clientes e parceiros, através de serviços digitais, fornecendo diagnósticos automatizados da condição das máquinas e gerando mensagens de texto ao cliente, o que possibilita o planejamento do trabalho de manutenção com antecedência, evita falhas mecânicas e paradas de máquinas desnecessárias. Os operadores das máquinas podem, inclusive, acessar as informações pelo seu celular ou outro dispositivo móvel. O sistema de comunicação nuvem a nuvem da Schaeffler já vem sendo utilizado por parceiros e clientes no monitoramento e controle digital das turbinas eólicas, bem como por empresas que promovem serviços industriais de manutenção de máquinas.

Manutenção 4.0

A Schaeffler está implementando um inteligente sistema de manutenção para maquinários no novo centro de armazenagem e distribuição de um dos provedores intralogísticos de mais alta performance no mundo, SSI Schäfer. O objetivo é prevenir perdas de tempo não planejadas, reduzir significativamente os custos de manutenção e aumentar a disponibilidade das máquinas. Para tanto, são utilizados o SmartCheck, que monitora continuamente a condição das máquinas relevantes para a operação dos armazéns, e o sistema de lubrificação Concept8, que realiza a lubrificação contínua e precisa dos maquinários e transportadores da empresa. Os danos incipientes das máquinas podem ser identificados de forma confiável e em tempo oportuno através do diagnóstico integrado de vibração.

Gostou? Então compartilhe: