Inovação e Processos

BASF e Ahrma estabelecem parceria para paletes inteligentes

Por: Revista Logística & Supply Chain       09/06/2018

A companhia química BASF criou uma parceria com a startup Ahrma no final do ano, de modo a posicionarem-se no mercado para as soluções logísticas.

Os paletes inteligentes foram desenvolvidas pela Ahrma e têm por base a reutilização de paletes que dispõem de um sistema de tracking.

O palete, reutilizável, é revestido com um sistema de spray poliuretano, um campo em que a BASF está em casa, contendo um sistema de RFID wireless, com uma bateria que pode durar até pelo menos 10 anos, de modo a poder ser rastreada. Ao contrário dos outros paletes, este pretende-se que possa ser rastreada, não só pelo investimento na criação de cada produto, mas também pelas suas outras funcionalidades e informações que fornece em tempo real.

Este pequeno dispositivo ligado à internet transmite para o computador ou smartphone, para além da sua localização, as informações sobre a que temperatura se encontra o palete, o impacto que possa sofrer – pelo que o próprio palete informará no caso de precisar de reparação – ou mesmo o peso que se encontra em cima do palete. Outra característica é a facilidade de limpeza do produto, algo de particular importância em indústrias como a de alimentação, bebidas ou farmacêutica.

Tem um tamanho normalizado de modo a que se possa utilizar em fábricas automatizadas e todas as partes do produto que se encontram expostas ao exterior encontram-se protegidas pelo spray de poliuretano, tornando-a mais duradoura, e é aderente, para que os produtos não deslizem em caso de aceleração ou travagem.

Esta parceria, que contou com um investimento de 5 milhões de dólares em ações da Ahrma por parte da BASF, é um grande passo para uma cadeia de abastecimento transparente, eficiente e de confiança. “Acreditamos que haja um grande potencial muito além da indústria química para uma oferta como esta”, conta Raimar Jahn, Presidente da BASF’s Performance Materials Division.

 


Notícias Relacionados

Empresas da construção civil se unem para modernizar o setor - Imagem: Pixabay
Lançamentos

Empresas da construção civil se unem para modernizar o setor

Iniciativa EnRedes reúne 32 organizações, entre Gafisa, Cyrela, MRV, Saint Gobain e Microsoft, para promover a adoção de novas tecnologias digitais
Planta Piloto da Confecção 4.0 é um dos destaques da Olimpíada do Conhecimento 2018 - Imagem: SENAI CETIQT
Eventos

Planta Piloto da Confecção 4.0 é um dos destaques da Olimpíada do Conhecimento 2018

Evento que acontece em Brasília, de 5 a 8 de julho, apresentará tecnologias da Indústria 4.0