Inovação e Processos

BASF e Ahrma estabelecem parceria para paletes inteligentes

Por: Revista Logística & Supply Chain       09/06/2018

A companhia química BASF criou uma parceria com a startup Ahrma no final do ano, de modo a posicionarem-se no mercado para as soluções logísticas.

Os paletes inteligentes foram desenvolvidas pela Ahrma e têm por base a reutilização de paletes que dispõem de um sistema de tracking.

O palete, reutilizável, é revestido com um sistema de spray poliuretano, um campo em que a BASF está em casa, contendo um sistema de RFID wireless, com uma bateria que pode durar até pelo menos 10 anos, de modo a poder ser rastreada. Ao contrário dos outros paletes, este pretende-se que possa ser rastreada, não só pelo investimento na criação de cada produto, mas também pelas suas outras funcionalidades e informações que fornece em tempo real.

Este pequeno dispositivo ligado à internet transmite para o computador ou smartphone, para além da sua localização, as informações sobre a que temperatura se encontra o palete, o impacto que possa sofrer – pelo que o próprio palete informará no caso de precisar de reparação – ou mesmo o peso que se encontra em cima do palete. Outra característica é a facilidade de limpeza do produto, algo de particular importância em indústrias como a de alimentação, bebidas ou farmacêutica.


Continua depois da publicidade


Tem um tamanho normalizado de modo a que se possa utilizar em fábricas automatizadas e todas as partes do produto que se encontram expostas ao exterior encontram-se protegidas pelo spray de poliuretano, tornando-a mais duradoura, e é aderente, para que os produtos não deslizem em caso de aceleração ou travagem.

Esta parceria, que contou com um investimento de 5 milhões de dólares em ações da Ahrma por parte da BASF, é um grande passo para uma cadeia de abastecimento transparente, eficiente e de confiança. “Acreditamos que haja um grande potencial muito além da indústria química para uma oferta como esta”, conta Raimar Jahn, Presidente da BASF’s Performance Materials Division.


Comentários

 


Notícias Relacionados

Internet das coisas cognitiva dá sentidos quase humanos à indústria - Imagem: Fraunhofer
Inovação e Processos

Internet das coisas cognitiva dá sentidos quase humanos à indústria

Senai abre 100 mil vagas grátis em cursos EAD sobre Indústria 4.0 durante a pandemia - Imagem: SENAI
Mercado

Senai abre 100 mil vagas grátis em cursos EAD sobre Indústria 4.0 durante a pandemia

Dá para estudar de casa com o material didático de cursos de aperfeiçoamento e de requalificação, que preparam o profissional para os desafios da 4ª revolução industrial. Conteúdo estará disponível...

O ROI de projetos de produto a seu favor:

Entenda como economizar dinheiro, tempo e produzir muito mais com uma ferramenta de modelagem 3D para projetos de produto


Publicidade »

Publicidade »