Logomarca Indústria 4.0

Demonstrador de manufatura avançada é aprovado por visitantes da Feimec 2018

Com mais de 20 tecnologias integradoras, projeto conquista o público da feira

Por: Assessoria de imprensa      01/05/2018 

Desde a sua estreia na edição inaugural da FEIMEC, em 2016, o Demonstrador de Manufatura Avançada coordenado pela Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), agora em sua terceira edição, vem ganhando fãs.

A prova disso é que, só nos três primeiros dias da FEIMEC 2018, o projeto já alcançou o nível de visitação da segunda edição (EXPOMAFE 2017). Além disso, segundo os técnicos que estão participando de todo o trabalho durante a feira, a aprovação dos visitantes é de 100%. “Espetacular, é o que estão dizendo os visitantes ao presenciar o processo do Demonstrador”, comemora Francisco Antonio Abatepaul, técnico do SENAI.

O motivo é que o projeto está ainda mais moderno e conta agora com clusters de empresas, universidades e institutos de pesquisa, que proporcionam ao público uma forma mais detalhada dos conceitos e tecnologias envolvidos na Indústria 4.0. Esses parceiros oferecem uma visão de recursos como Realidade Aumentada, Comunicação Máquina a Máquina, Internet das Coisas, Inteligência Artificial e Realidade Virtual.

Outra novidade que pode ser conferida no espaço é que a célula fabril está produzindo um porta-gadgets composto por três módulos. O principal (módulo fixo) é uma luminária de LED acrílica, em que os convidados podem incluir um texto personalizado. São agregados dois outros módulos, ligados por imãs, entre quatro opções disponíveis: porta-celular, relógio, porta-clipes ou porta-caneta, sendo estes módulos também passíveis de customização nas cores azul e/ou vermelha.

O Demonstrador de Manufatura Avançada da FEIMEC 2018 é composto pela linha de produção propriamente dita, um cockpit com os sistemas de controle e gestão do processo produtivo e os clusters para apresentação das tecnologias empregadas.


Continua depois da publicidade


Osvaldo Lahos Maia, gerente de Inovação e Tecnologia do SENAI garante que todo o processo inovador do Demonstrador de Manufatura Avançada da FEIMEC 2018 encanta os visitantes. Para ele, a razão disso é que se trata de um laboratório aberto, com mais de 20 tecnologias integradoras e mais de 20 parceiros industriais. “Não é à toa que hoje aqui é encontrado o que há de mais moderno no mundo em termos de tecnologia para a manufatura avançada”.

Quem quiser conferir o funcionamento do Demonstrador de Manufatura Avançada e centenas de inovações nos estandes relacionadas à Indústria 4.0 tem até o dia 28 para visitar a FEIMEC 2018, no São Paulo Expo.

Liderado pela ABIMAQ, o Demonstrador de Manufatura Avançada foi desenvolvido junto com empresas e realização técnica do Senai. O projeto conta com patrocínio do BNDES e das empresas Balluff, Beckhoff, Bosch Rexhoth, Dassault Systémes, Furukawa, Informa Exhibitions, KUKA, Metal Work, PPI-Multitask, Prensas Schuler, Romi, Schneider, Sick, SKA e Totvs.

 

FEIMEC 2018

Iniciativa da ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos e da Informa Exhibitions, com apoio de 69 entidades setoriais, a FEIMEC oferece um ambiente ideal para a realização de networking e negócios, com a presença confirmada de empresas âncoras do setor entre seus 460 expositores, que representam mais de 900 grandes marcas nacionais e internacionais.

 ABIMAQ - A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos representa cerca de 7.500 empresas dos mais diferentes segmentos fabricantes de bens de capital mecânicos, cujo desempenho tem impacto direto sobre os demais setores produtivos nacionais e está estruturada nacionalmente com a sede em São Paulo, nove regionais e um Escritório Político em Brasília. Muito além da representação institucional do setor, a ABIMAQ tem a sua gestão profissionalizada e as suas atividades voltadas para a geração de oportunidades comerciais para as suas associadas, realizando ações junto às instâncias políticas e econômicas, estimulando o comércio e a cooperação internacionais e contribuindo para aprimorar seu desempenho em termos de tecnologia, capacitação de recursos humanos e modernização gerencial.

A Informa Exhibitions cria comunidades e conecta pessoas e marcas em todo o mundo e, aliando as entregas de suas feiras com uma nova estratégia digital, gera oportunidades e relacionamentos 365 dias por ano. Com escritórios em São Paulo (sede) e Curitiba e cerca de 200 profissionais, a empresa conta em seu portfólio com marcas como Agrishow, Fispal Tecnologia, Fispal Food Service, ForMóbile, Futurecom, ABF Franchising Expo, Serigrafia SIGN FutureTEXTIL, Feimec, Expomafe, Plástico Brasil, High Design Home & Office Expo, entre outros, totalizando 21 eventos setoriais. No mundo, atua em 150 escritórios em 57 países e é líder em inteligência de negócios, publicações acadêmicas, conhecimento e eventos, com capital aberto e papéis negociados na bolsa de Londres.

 

Gostou? Então compartilhe: